Questões de Concurso
Comentadas para professor - artes
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“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”
Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”
Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.
A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
Sobre patrimônios culturais é correto afirmar:
Associe as dimensões apontadas pela BNCC à sua conceituação:
DIMENSÕES
1 - Criação 2 - Crítica 3 - Estesia 4 - Expressão 5 - Fruição 6 - Reflexão
CONCEITOS
( ) Trata das possibilidades de exteriorizarização e manifestação das criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, seja individual ou coletivamente. ( ) Articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais. ( ) Implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais advindas de épocas, lugares e grupos sociais diversos. ( ) Aborda a aprendizagem do que está em pauta durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, inquietações e negociações. Dessa forma, os sujeitos criam, produzem e constroem. ( ) Refere-se à sensibilidade experienciada pelos sujeitos em suas relações com o espaço, o tempo, o som, a ação, os diferentes materiais disponibilizados, bem como com o próprio corpo. ( ) Contempla a prática de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador ou leitor.
A sequência correta dessa associação é:
I - Releituras de obras de arte usando recursos do Windows 10; uso de plataformas como a Ludo Educativo, com atividades variadas; exploração de jogos educativos sobre história da arte; apreciação de vídeos educativos acerca de movimentos artísticos, bem como visitas virtuais a galerias e museus são exemplos significativos de propostas para a aula de Arte, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
PORQUE
II - São objetos de aprendizagem, ou seja, recursos utilizados para apoio didático; permitem articulação com as diferentes linguagens e suas práticas, além da reflexão e do uso das novas tecnologias de comunicação e informação.
Sobre as asserções é correto afirmar que