Questões de Concurso Comentadas para auxiliar de saúde bucal

Foram encontradas 1.915 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3074814 Odontologia
Existem diversos tipos de materiais de impressão que visam reproduzir as estruturas da cavidade oral, da forma mais precisa possível. A escolha desse material varia, dentre outros fatores, de acordo com o objetivo do tratamento que será realizado. Assim, quando o cirurgião-dentista se refere à cópia em negativo das estruturas da cavidade oral, isso corresponderá à/ao
Alternativas
Q3074810 Odontologia
Atualmente, apesar do aparecimento das seringas descartáveis, continua ainda sendo mais utilizada a carpule de metal que é mais fácil de se adaptar ao anestésico de cartucho. Ela possui um corpo com extremos abertos, um mecanismo de êmbolo que empurra a tampa de borracha no cartucho e força o líquido pela agulha para introduzir nos tecidos do paciente. Sobre o auxílio ao Cirurgião Dentista durante a preparação de uma anestesia, materiais e técnicas utilizadas, é possível assegurar que
Alternativas
Q3074809 Odontologia
É necessário que o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) tenha conhecimento e compreensão dos instrumentos cirúrgicos, a fim de preparar e realizar a esterilização, bem como a manipulação de um campo cirúrgico e ordenação dos instrumentos. Os instrumentos cirúrgicos são projetados para separar o dente do alvéolo, retrair o tecido circundante, soltar e erguer o dente dentro do alvéolo ou extrair o dente do alvéolo.
Sobre os instrumentos cirúrgicos orais que são mais comumente usados, podemos aferir que
Alternativas
Q3074807 Odontologia
As doenças periodontais são fatores que podem causar a perda dentária principalmente em adultos. É caracterizada como um processo infeccioso que envolve uma resposta inflamatória e acometem as estruturas do periodonto. O diagnóstico precoce e tratamento adequados da doença periodontal, na maioria das vezes, permitem a manutenção do dente. Um filme delgado de proteína com formação rápida sobre os dentes, e que pode ser removido pelo polimento coronário com um agente abrasivo como a pasta “profilática” é chamado(a) de
Alternativas
Q3074806 Odontologia
Em uma consulta de minuciosa avaliação odontológica, muitas vezes avaliações periodontais especializadas são necessárias para diagnosticar a doença periodontal e determinar o tratamento apropriado. Um exame periodontal inclui avaliações da história médica e odontológica, avaliação radiográfica, avaliações dos dentes, dos tecidos bucais e das estruturas de suporte e confecção de um periodontograma.
São sinais precoces da doença periodontal, EXCETO a(o): 
Alternativas
Q3074800 Odontologia
Desde a década de 1950 o flúor vem sendo usado como a principal arma de combate contra a cárie dental, retardando o processo de desmineralização e melhorando a remineralização na superfície do dente; este processo pode ser considerado o modo mais importante de controlar o processo da carioso. No entanto, a superexposição crônica ao flúor, mesmo em pequenas concentrações, pode resultar em fluorose em crianças menores de 6 anos de idade durante o desenvolvimento dentário. 
A fluorose dentária é manifestada como
Alternativas
Q3074797 Odontologia
O Código de Ética Odontológica tem por objetivo regulamentar os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que realizem atividades na área da odontologia, seja em âmbito público e/ou privado. O Art. 51 relata as penas previstas quando da violação dos preceitos do Código.
Assim, é uma penalidade prevista a
Alternativas
Q3074796 Odontologia
Segundo a Lei nº 11.889/2008, é atividade permitida para um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)
Alternativas
Q3074791 Odontologia
Uma Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve conhecer as principais doenças bucais, pois ao compreendê-las, a ASB pode comunicar informações pertinentes aos pacientes, ajudando a conscientizá-los sobre os riscos, prevenção e tratamento das condições e, dessa forma, pode desempenhar um papel vital na educação dos pacientes sobre higiene bucal adequada e prevenção de doenças.
Sobre as principais doenças bucais é correto afirmar que 
Alternativas
Q3074790 Odontologia
Identificar e preparar corretamente os instrumentais odontológicos antes dos procedimentos economiza tempo, melhora a comunicação e a ergonomia dentro da sala de atendimento. Sendo assim, sobre os instrumentais odontológicos podemos afirmar que o instrumento odontológico usado para remover cáries e preparar cavidades para restaurações é o(a)
Alternativas
Q3074789 Odontologia
A dentição permanente possui 32 dentes, sendo que cada dente possui 5 superfícies divididas em vestibular, lingual, oclusal, mesial e distal. Assim, para facilitar a identificação de uma área específica de um dente, são traçadas linhas imaginárias, dividindo cada superfície em três terços. Portanto, ao se referir a um dente em terços oclusal, médio e cervical, foi adotada a divisão 
Alternativas
Q3074788 Odontologia
A notação dentária tem como finalidade realizar o registro dos elementos dentários de uma forma simples. Ela segue o plano horizontal que divide os elementos em superiores e inferiores, além do plano médio ou sagital que se refere à posição direita ou esquerda. Considerando a notação dentária, os elementos: incisivo central superior direito, canino inferior direito, incisivo lateral inferior esquerdo, primeiro molar superior direito, terceiro molar inferior esquerdo e segundo pré-molar superior esquerdo; estão corretamente e respectivamente numerados na opção:
Alternativas
Q3074785 Odontologia
O primeiro conjunto de dentes que se desenvolvem em seres humanos começam a erupcionar por volta dos seis meses de idade e são eventualmente substituídos pelos dentes permanentes durante a infância e adolescência. Esses dentes desempenham um papel crucial na mastigação, fala e na manutenção do espaço adequado para os dentes permanentes que estão por vir.
O nome dado ao primeiro conjunto de dentes um ser humano é 
Alternativas
Q3070421 Português
A gulosa disfarçada


   Um homem casara com excelente mulher, dona de casa arranjadeira e honrada, mas muito gulosa. Para disfarçar seu apetite fingia-se sem vontade de alimentar-se sempre que o marido a convidava nas refeições. Apesar desse regime, engordava cada vez mais e o esposo admirava alguém poder viver com tão pouca comida. Uma manhã resolveu certificar-se se a mulher comia em sua ausência. Disse que ia para o trabalho e escondeu-se num lugar onde podia acompanhar os passos da esposa.

   No almoço, viu-a fazer umas tapiocas de goma, bem grossas, molhadas no leite de coco, e comê-las todas, deliciada. Na merenda, mastigou um sem-número de alfenins finos, branquinhos e gostosos. Na hora do jantar matou um capão, ensopou-o em molho espesso, saboreando-o. À ceia, devorou um prato de macaxeiras, enxutinhas, acompanhando-as com manteiga.

   Ao anoitecer, o marido apareceu, fingindo-se fatigado. Chovera o dia inteiro e o homem estava como se estivesse passado, como realmente passara, o dia à sombra. A mulher perguntou:

   – Homem, como é que trabalhando na chuva você não se molhou?

   O marido respondeu:

   – Se a chuva fosse grossa como as tapiocas que você almoçou, eu teria vindo ensopado como o capão que você jantou. Mas a chuva era fina como os alfenins que você merendou e eu fiquei enxuto como as macaxeiras que você ceou.

   A mulher compreendeu que fora descoberta em seu disfarce e não mais escondeu o seu apetite ao marido.


(CASCUDO, Luís da Câmara. A gulosa disfarçada. In: Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1986.)
Em “– Homem, como é que trabalhando na chuva você não se molhou?” (4º§), o ponto de interrogação indica:
Alternativas
Q3070186 Odontologia
A educação em saúde bucal deve basear-se em fatores como:

I- A associação do conhecimento científico com a sabedoria popular e os valores sociais.
II- A identificação dos principais problemas bucais e as prioridades da comunidade.
III- A garantia de recursos materiais e humanos para a implementação, desenvolvimento e manutenção das ações planejadas.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3070185 Odontologia
O bochecho de clorexidina é eficiente para o controle químico da placa bacteriana, devendo ser usado: 
Alternativas
Q3070183 Odontologia
Sobre a aplicação tópica de flúor em pacientes com alta suscetibilidade à cárie, analise e julgue as sentenças a seguir:

I- Inicialmente, realiza-se uma série de quatro aplicações tópicas de flúor em intervalos de 2 a 4 semanas, enquanto são realizados o controle de placa bacteriana e a orientação da dieta.
II- Após a série inicial, devem ser feitas aplicações únicas em intervalos de 3, 6 ou 12 meses.
III- As aplicações de flúor nas lesões de manchas brancas e no esmalte desmineralizado são eficazes apenas para crianças até os 12 anos.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3070182 Odontologia
A ficha clínica é um documento muito importante dentro de um consultório odontológico, pois contém tanto o estado atual de saúde bucal do paciente, como seu histórico de procedimentos realizados anteriormente. Podem estar anexos a ela exames radiológicos e laboratoriais, devidamente identificados.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, as fichas clínicas devem ser guardadas por, no mínimo, dez anos após o último atendimento do paciente. Desse modo, esta afirmação: 
Alternativas
Q3070179 Odontologia
Sobre as recomendações específicas que devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3070178 Odontologia
Sobre a montagem do ambiente de trabalho clínico, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: B
5: A
6: D
7: B
8: E
9: C
10: C
11: D
12: D
13: C
14: A
15: A
16: B
17: C
18: D
19: C
20: D