Questões de Concurso Comentadas para professor - ciências naturais

Foram encontradas 636 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2288125 Física
Uma estrada de 400km de extensão nos leva de uma cidade A para uma cidade B. Uma família saiu de carro da cidade A exatamente às 10h da manhã. Pelo caminho, a família parou duas vezes: 15 minutos para abastecer e, depois, 45 minutos para fazer um lanche. Finalmente, às 18h, a família chegou à cidade B. Determinar a velocidade escalar média: 
Alternativas
Q2288123 Biologia

Sobre Evolução, analisar os itens abaixo:  


I. A evolução não ocorre com um único indivíduo, mas sim com as populações ao longo das gerações.

II. A seleção natural não favorece a sobrevivência e a reprodução dos indivíduos de uma população que têm características que os tornam mais bem adaptados ao ambiente. Ao longo do tempo, a frequência de indivíduos que apresentam as características favoráveis tende a aumentar na população.

III. O naturalista inglês Charles Darwin publicou a importante obra chamada “A origem das espécies”, que propõe uma explicação para a evolução dos seres vivos.

IV. Os cientistas utilizam evidências evolutivas além de análises e comparações da composição do material genético das espécies para montar árvores filogenéticas.  


Estão CORRETOS: 


Alternativas
Q2288121 Biologia
A vida não se distribui uniformemente através da profundidade e da amplitude dos oceanos do mundo, que cobrem aproximadamente 71% da superfície da Terra. Sobre as zonas oceânicas do planeta Terra, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(1) Zona nerítica.
(2) Zona oceânica.
(3) Zona intertidal. 
( ) A superfície do mar que sobe e desce com as ondas.
( ) Águas situadas além da plataforma.
( ) Água sobre as plataformas continentais. 
Alternativas
Q2288119 Biologia
Definimos competição como uma interação negativa entre duas espécies que dependem do mesmo recurso limitante para sobreviver, crescer e reproduzir-se. A competição pode ajudar a determinar onde uma espécie pode viver na natureza e quão abundante uma população pode tornar-se. É possível que ocorra entre muitos grupos de organismos, incluindo predadores, herbívoros e parasitas. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
( ) Recurso é qualquer item que um organismo consuma ou utilize e cause um aumento na taxa de crescimento de uma população quando se torna mais disponível.
( ) Os competidores podem afetar o suprimento e a demanda de recursos que têm origem no ecossistema. Quando herbívoros competidores ou predadores competidores consomem outra espécie no sistema, eles reduzem aquele suprimento consumido.
( ) De acordo com a lei do mínimo de Liebig, cada população aumenta sem que o suprimento do recurso mais limitante impeça o seu crescimento adicional.
( ) Quando consideramos as forças evolutivas que afetam as adaptações dos parasitas e dos hospedeiros, geralmente encontramos que, à medida que uma espécie na interação se adapta, a outra responde se adaptando também. 
Alternativas
Q2288118 Biologia
O Reino Plantae é representado por mais de 300 mil espécies, cuja trajetória evolutiva foi marcada pela grande capacidade adaptativa na conquista gradual e extensa do meio terrestre. Um aluno do curso de Ciências Biológicas fez a coleta dos seguintes exemplares: musgo, cipreste e mangueira. Estes vegetais pertencem, respectivamente, a quais grupos vegetais? 
Alternativas
Q2288117 Pedagogia

Considerando-se as propostas das unidades temáticas do componente curricular de ciências na BNCC, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 


(1) Vida e evolução. 

(2) Terra e Universo. 


( ) Aborda-se a importância da preservação da biodiversidade e como ela se distribui nos principais ecossistemas brasileiros.

( ) Busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes - suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.

( ) Propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos, suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social.

( ) Amplia-se as experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes. 

Alternativas
Q2279203 Direito Constitucional
São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal. Considerando-se as disposições constitucionais, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2279198 Noções de Informática
Os computadores operam com impulsos elétricos positivos ou negativos que são caracterizados pelos números 1 e 0, respectivamente. A cada impulso elétrico atribuímos o nome de bit (binary digit). Um conjunto de 8 bits reunidos em uma única unidade forma um: 
Alternativas
Q2279197 Noções de Informática
As segmentações oferecem botões nos quais o usuário pode clicar para filtrar tabelas ou Tabelas Dinâmicas. Além da filtragem ágil, as segmentações também mostram o estado de filtragem atual, o que simplifica a compreensão do que exatamente é exibido no momento. Com relação aos componentes da Segmentação de Dados do Microsoft Excel, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Um cabeçalho de segmentação de dados indica a categoria dos itens na segmentação de dados.
( ) Um botão Limpar Filtro remove o filtro selecionando todos os itens na segmentação de dados.
( ) Controles para mover bordas e redimensionar permitem alterar o tamanho e o local da segmentação de dados.
Alternativas
Q2279196 Noções de Informática
Com relação às principais funcionalidades existentes no Microsoft Word, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Utilizando o Microsoft Word é possível criar e imprimir uma página ou mais com etiquetas idênticas.
( ) O Microsoft Word permite a edição de arquivos PDF.
( ) O Microsoft Word permite adicionar elementos gráficos às etiquetas.
Alternativas
Q2279195 Geografia
O Brasil poderá ter o maior programa de energia limpa e renovável do planeta, uma vez que o Brasil tem ambiente para isso, dimensão territorial, preço de terra e insolação em regiões importantes. No Brasil, há um tipo de produção de energia renovável que vem se popularizando nos últimos anos, que é a:
Alternativas
Q2279194 Pedagogia
Por conta da pandemia de Covid-19, os números de evasão escolar cresceram no Brasil, o que significa que diversos jovens deixaram de frequentar a escola apesar de sua obrigatoriedade. No País, a educação básica obrigatória e gratuita envolve: 
Alternativas
Q2279193 Gestão de Pessoas
Os princípios que orientam procedimentos para reduzir movimentos do profissional e aumentar a produtividade, que normalmente são empregados em trabalhos contínuos, manuais e em pequenas montagens, são chamados de:
Alternativas
Q2279192 Gestão de Pessoas
Sobre as condutas socialmente adequadas no ambiente de trabalho, é INCORRETO:
Alternativas
Q2279191 Português
Você é um número


    Se você não tomar cuidado, vira número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce, classificam-no com um número. O registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número e chapa de carro. No Imposto de Renda, o contribuinte é identificado com um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento — tudo é número.

    Se abre crediário, para eles você é um número. Se tem propriedade, também. Se é sócio de um clube, tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras, tem o número da cadeira.

    Se é contribuinte de qualquer obra de beneficência, também é solicitado por um número. Se faz viagem de passeio ou de negócio, também recebe um número. Para tomar um avião, dão-lhe um número. Se possui ações, também recebe um. É claro que você é um número de recenseamento. Se é católico, recebe número de batismo. No registro civil ou religioso, você é numerado. Se possui personalidade jurídica, tem. E quando morre, no jazigo, tem um número. E a certidão de óbito também.

    Nós não somos ninguém? Protesto. Aliás, é inútil o protesto. E vai ver meu protesto também é número.

    Uma amiga minha contou que no Alto Sertão de Pernambuco uma mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a criança não pôde ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança morreu por causa de um número. Nós somos culpados.

    Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com placa metálica, se não me engano.

    Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si-mesmo é apenas o si-mesmo.

    Vamos ser gente, por favor. Nossa sociedade está nos deixando secos como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número íntimo é 9. Só. 8. Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos e oitenta e sete. Estou me classificando como um número? Não, a intimidade não deixa. Veja, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei. O que faz com que precisemos de muito carinho, de nome próprio, de genuinidade. Vamos amar que amor não tem número. Ou tem?


(LISPECTOR, Clarice — adaptado.)
Está CORRETO o emprego de ambos os elementos sublinhados na alternativa:
Alternativas
Q2279185 Português
Você é um número


    Se você não tomar cuidado, vira número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce, classificam-no com um número. O registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número e chapa de carro. No Imposto de Renda, o contribuinte é identificado com um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento — tudo é número.

    Se abre crediário, para eles você é um número. Se tem propriedade, também. Se é sócio de um clube, tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras, tem o número da cadeira.

    Se é contribuinte de qualquer obra de beneficência, também é solicitado por um número. Se faz viagem de passeio ou de negócio, também recebe um número. Para tomar um avião, dão-lhe um número. Se possui ações, também recebe um. É claro que você é um número de recenseamento. Se é católico, recebe número de batismo. No registro civil ou religioso, você é numerado. Se possui personalidade jurídica, tem. E quando morre, no jazigo, tem um número. E a certidão de óbito também.

    Nós não somos ninguém? Protesto. Aliás, é inútil o protesto. E vai ver meu protesto também é número.

    Uma amiga minha contou que no Alto Sertão de Pernambuco uma mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a criança não pôde ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança morreu por causa de um número. Nós somos culpados.

    Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com placa metálica, se não me engano.

    Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si-mesmo é apenas o si-mesmo.

    Vamos ser gente, por favor. Nossa sociedade está nos deixando secos como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número íntimo é 9. Só. 8. Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos e oitenta e sete. Estou me classificando como um número? Não, a intimidade não deixa. Veja, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei. O que faz com que precisemos de muito carinho, de nome próprio, de genuinidade. Vamos amar que amor não tem número. Ou tem?


(LISPECTOR, Clarice — adaptado.)
Analisar a oração a seguir e, em seguida, assinalar a alternativa que apresenta a indicação CORRETA das classes a que pertencem as palavras sublinhadas, na ordem em que aparecem:

A criança morreu por causa de um número.
Alternativas
Q2279183 Português
Você é um número


    Se você não tomar cuidado, vira número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce, classificam-no com um número. O registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número e chapa de carro. No Imposto de Renda, o contribuinte é identificado com um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento — tudo é número.

    Se abre crediário, para eles você é um número. Se tem propriedade, também. Se é sócio de um clube, tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras, tem o número da cadeira.

    Se é contribuinte de qualquer obra de beneficência, também é solicitado por um número. Se faz viagem de passeio ou de negócio, também recebe um número. Para tomar um avião, dão-lhe um número. Se possui ações, também recebe um. É claro que você é um número de recenseamento. Se é católico, recebe número de batismo. No registro civil ou religioso, você é numerado. Se possui personalidade jurídica, tem. E quando morre, no jazigo, tem um número. E a certidão de óbito também.

    Nós não somos ninguém? Protesto. Aliás, é inútil o protesto. E vai ver meu protesto também é número.

    Uma amiga minha contou que no Alto Sertão de Pernambuco uma mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a criança não pôde ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança morreu por causa de um número. Nós somos culpados.

    Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com placa metálica, se não me engano.

    Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si-mesmo é apenas o si-mesmo.

    Vamos ser gente, por favor. Nossa sociedade está nos deixando secos como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número íntimo é 9. Só. 8. Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos e oitenta e sete. Estou me classificando como um número? Não, a intimidade não deixa. Veja, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei. O que faz com que precisemos de muito carinho, de nome próprio, de genuinidade. Vamos amar que amor não tem número. Ou tem?


(LISPECTOR, Clarice — adaptado.)
As menores unidades da fala são chamadas de fonemas. Na escrita, são representados por sinais gráficos, de modo que, em uma palavra, nem sempre há correspondência exata entre o número de letras e o de fonemas. Em nasce, por exemplo, o número de fonemas é inferior ao de letras em razão do dígrafo “sc”. Sendo assim, assinalar a alternativa em que todas as palavras apresentam MENOS fonemas do que letras:
Alternativas
Q2197353 Pedagogia
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
Alternativas
Q2197352 Pedagogia
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2197350 Sociologia
    Para Sidney Chalhoub, professor da UNICAMP e de Harvard, “a meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática. Não existe nada que justifique essa meritocracia darwinista, que é a lei da sobrevivência do mais forte e que promove constantemente a exclusão de setores da sociedade brasileira.”
(disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/06/07/meritocracia-e-um-mitoque-alimenta-desigualdades-diz-sidney-chalhoub ; acesso 14/03/23)
Sobre a questão da meritocracia e as minorias sociais é CORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: E
6: C
7: E
8: A
9: B
10: D
11: C
12: C
13: A
14: C
15: C
16: E
17: B
18: E
19: B
20: B