Questões de Concurso Comentadas para técnico de laboratório - botânica

Foram encontradas 35 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2318331 Biologia

Em aulas práticas de botânica, pode-se planejar utilização de partes de vegetais para ilustrar os conteúdos teóricos repassados aos estudantes. No caso do tema frutos, uma alternativa é realizar exposição de diferentes tipos, identificando e sinalizando nestes, como uma legenda, as principais partes de interesse para observação. Considerando os conceitos necessários, de acordo com Linhares e colaboradores (2019), para a formação dos frutos, após a fecundação, o óvulo origina a semente, e o ovário se hipertrofia, formando o fruto. Em geral, o fruto possui pericarpo e semente. O pericarpo, por sua vez, é composto de epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Para sinalizar a localização de cada parte do pericarpo no fruto exposto na aula prática, o(a) técnico(a) do laboratório deve conseguir associar as partes com sua correta definição. 


Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F; PACCA, H. Biologia. Volume Único. 2 ed. São Paulo: Editora Ática, 2019 (com adaptações). 


Marque a alternativa que apresenta a associação correta, que preenche os parênteses na ordem:


1- Epicarpo 

2- Mesocarpo     

3- Endocarpo         


(    ) forma-se do tecido médio do ovário; em geral é a parte comestível do fruto.           

(    ) é resultante da epiderme interna do ovário.             

(    ) é resultante da epiderme externa do ovário. 

Alternativas
Q2318330 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando a percepção, classificação e análise de risco como características relevantes descritas em biossegurança, conforme Almeida e colaboradores (2013), a partir da NR32 que apresenta “risco definido como a probabilidade de que se realize o potencial de acidentes, incidentes e/ou exposições”. Dessa forma, para análise de riscos, esses autores apresentam etapas de preparação do plano de ação para controle de risco, que compreendem os níveis de risco como: trivial, tolerável, moderado, substancial e intolerável. Assim, analise as afirmações das alternativas que seguem e marque aquela que apresenta a relação correta do nível de risco com a respectiva ação necessária: 
Alternativas
Q2318329 Meio Ambiente

Para auxiliar nas atividades de ensino da Universidade, o(a) técnico(a) de laboratório de botânica recebeu a tarefa de preparar bandejas para as bancadas de aula prática, contendo partes de plantas, incluindo exclusivamente fragmentos de exemplares representantes do grupo das Gimnospermas.  

Qual lista de espécies de plantas a ser considerada para coleta de fragmentos deve ser utilizada pelo(a) técnico(a) nas bandejas? 

Alternativas
Q2318327 Biologia

Em fisiologia vegetal, de acordo com Amabis e Martho (2018), o desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados por fitormônios, ou hormônios vegetais. Estes são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta, de onde migram para os locais onde exercem seus efeitos. 

Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos de Biologia Moderna. Volume Único. 5. ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda., 2018 (com adaptações).


Considerando os principais hormônios vegetais, marque a alternativa que apresenta a relação correta entre o nome e a função deste para as plantas:  

Alternativas
Q2318326 Biologia
Foi solicitado pelo docente de Botânica de determinada Universidade que o(a) técnico(a) do laboratório daquele departamento preparasse com a antecedência necessária exemplares para utilização na demonstração da aula prática específica de reprodução assexuada das plantas, a partir dos mecanismos de propagação vegetativa, permitindo que os acadêmicos tenham acesso na aula a, pelo menos, três mecanismos reprodutivos diferentes de propagação. Sendo assim, analisando as alternativas a seguir, marque aquela que apresenta uma opção que NÃO pode ser utilizada pelo(a) técnico(a), por não se tratar de um mecanismo de propagação vegetativa. 
Alternativas
Q2318325 Meio Ambiente

Os laboratórios de instituições de ensino como universidades são locais potencialmente produtores de resíduos classificados como RSS (Resíduos de Serviço de Saúde) e a gestão adequada destes é regulamentada pela resolução CONAMA nº 358, de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta a relação de afirmações corretas, relacionadas à resolução CONAMA em questão: 


I. Os resíduos de serviços de saúde devem ser acondicionados atendendo às exigências legais referentes ao meio ambiente, à saúde e à limpeza urbana, e às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

II. É facultativa a segregação dos resíduos na fonte e no momento da geração, de acordo com suas características, para fins de redução do volume dos resíduos a serem tratados e dispostos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente.

III. Os veículos utilizados para coleta e transporte interno dos resíduos de serviços de saúde devem atender às exigências legais e às normas da ABNT.

IV. Cabe aos órgãos ambientais competentes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a fixação de critérios para determinar quais serviços serão objetos de licenciamento ambiental, do qual deverá constar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). 

Alternativas
Q2318324 Meio Ambiente

De acordo com Silva e colaboradores (2017), que apresentam a nova versão do Jabot, o sistema de gerenciamento de coleções botânicas desenvolvido no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para atender às novas demandas, foram criadas ao sistema funcionalidades para o gerenciamento das coleções, sendo esta versão composta por 8 módulos. 


(Com adaptações de SILVA, L. A. E. et al. Jabot – Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas: a experiência de uma década de desenvolvimento e avanços. Rodriguésia, v. 68, n. 2, p. 391-410, 2017.) 


Marque, entre as alternativas a seguir, aquela que associa corretamente, preenchendo os parênteses e associando os nomes de alguns módulos dessa versão do sistema Jabot às suas respectivas definições:


I. Módulo Curadoria e Administração.

II. Módulo Lista de Espécies.

III. Módulo Espécies (Taxonomia).

IV. Módulo Coleção Viva.


(    ) As funcionalidades presentes nesse módulo têm como objetivo gerenciar os táxons, possibilitando que sejam incluídos e revisados somente por supervisores, com a finalidade de manter e aprimorar a qualidade dos nomes adotados no sistema.

(    ) Dentre as funcionalidades existentes nesse módulo, destaca-se o controle de intercâmbio de amostras entre os herbários associados, principalmente com relação às guias de remessa de empréstimos e doações.

(    ) O sistema possui funcionalidades relacionadas a esse módulo, que possibilitam o controle de placas de identificação e o controle de eventos realizados no manejo dos espécimes, tais como: poda, tratamento, adubação, além de disponibilizar também as imagens dos exemplares em cultivo registradas e armazenadas no servidor de imagens.

(   ) Nesse módulo, os pesquisadores podem associar os táxons de uma lista geral, indicando aqueles que ocorrem na região de estudo, um estado, por exemplo; acrescentar detalhes de ocorrência, como a unidade de conservação, ecossistemas, municípios onde ocorrem; entre outras informações. 

Alternativas
Q2318323 Meio Ambiente

Referente ao processo de herborização, conforme Freitas e colaboradores (2021), este consiste em uma série de procedimentos técnicos e metodológicos, que precedem a incorporação do material vegetal na coleção, sendo que, especificamente para herbários, essa preparação corresponde principalmente ao processo de confecção de exsicatas. Porém, considerando grupos ou partes de plantas específicas, quando não é possível a preparação de exsicatas, esses materiais constituem coleções associadas às exsicatas e são igualmente tombadas no acervo.  


Fonte: FREITAS, J. G. et al. (Orgs). Coleta de Material Botânico. Guia Prático. Campina Grande, PB: INSA - Instituto Nacional do Seminárido, 2021 (com adaptações). 


Sobre esses exemplares e os procedimentos de preparação, marque a alternativa que apresenta a sequência correta, a partir da análise das afirmações, considerando V se for verdadeira e F se for falsa:


I. Exemplares de briófitas e líquens, geralmente são armazenados em envelopes ou caixas, pois normalmente são secos ao ar livre para manutenção da forma tridimensional.

II. Algumas algas, angiospermas de tamanhos muito pequenos (ex. Lemna sp.), estruturas mais frágeis e delicadas como flores, podem ser conservadas em meio líquido.

III. Amostras cujas dimensões não sejam ajustáveis às exsicatas (frutos muito grandes, tubérculos ou rizomas), podem ser conservadas em sacos plásticos. 

Alternativas
Q2318322 Biologia

O procedimento experimental realizado por Mendel utilizando ervilhas consistia em cruzar duas linhagens puras de plantas para um mesmo caracter. Como na ervilha a autofecundação é o processo normal de reprodução, para realizar a fecundação cruzada entre duas variedades puras, Mendel precisava evitar artificialmente a autofecundação. Para isso, ele cortava estruturas relacionadas à reprodução, de algumas flores pertencentes às variedades que desejava cruzar, antes que estas estruturas amadurecessem. Depois, ele realizava manualmente a polinização das flores sem tais estruturas, com o pólen produzido por outra flor conservada intacta.  

LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. Volume Único. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.


Qual o nome dessas estruturas das flores, relacionadas à reprodução, que eram removidas nos experimentos de Mendel? 

Alternativas
Q2318320 Meio Ambiente

Para a coleta de amostra em campo, segundo Rotta et al. (2008), tornam-se importantes os detalhes e as características de cada planta e seu processo de coleta. Dessa forma, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as informações a seguir e marque a alternativa que apresenta a sequência correta na ordem: 


I. O material muito volumoso ou de grandes dimensões deve ser desbastado ou diminuído para melhor visualização das características da espécie. (  )

II. Caso não seja possível prensar as plantas no dia da coleta, deve-se mantê-las em sacos plásticos fechados, sob temperatura ambiente, método que conserva a forma e consistência das folhas por até 5 dias. (  )

III. Plantas suculentas ou epífitas com folhas carnosas como, por exemplo, plantas das famílias Orchidaceae, Bromeliaceae, Cactaceae, Crassulaceae e Clusiaceae, entre outras, devem ser aspergidas com álcool 70% (diluído do álcool 96%) e mantidas em saco plástico fechado. (  ) 

Alternativas
Q2318316 Meio Ambiente

O processamento do material vegetal coletado, segundo Freitas et al. (2021), deve seguir alguns cuidados que garantam boa qualidade da matéria-prima, necessária para atividades da bioprospecção ou fitoterapia. 


Dessa forma, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2318315 Meio Ambiente

Sobre o gerenciamento dos grupos de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), segundo a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as afirmações a seguir:  


I. As culturas e os estoques de microrganismos, bem como os meios de cultura e os instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas contendo microrganismos das classes de risco 3 e 4 podem ser tratados fora da unidade geradora, desde que este tratamento ocorra nas dependências do serviço de saúde. 

II. Só podem ser destinados para compostagem forrações de animais de biotérios que não tenham risco biológico associado, os resíduos de flores, podas de árvores, jardinagem, sobras de alimentos e de seu pré-preparo, restos alimentares de refeitórios e restos alimentares de pacientes em isolamento. 

III. Os RSS do Grupo B destinados à recuperação ou reutilização devem ser acondicionados em recipientes individualizados, observados os requisitos de segurança e compatibilidade. 


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q2318313 Meio Ambiente

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as informações a seguir: 


I. Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) do Grupo A que não precisam ser obrigatoriamente tratados e os RSS, após o tratamento, são considerados rejeitos e devem ser acondicionados em saco preto. 

II. Os sacos para acondicionamento de RSS do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) de sua capacidade ou então a cada 48 (quarenta e oito) horas, independentemente do volume, visando ao conforto ambiental e à segurança dos usuários e profissionais.

III. A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, B e E, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso. 

IV. O coletor utilizado para transporte interno deve ser constituído de material liso, rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados.

V. Os RSS do Grupo D devem ser acondicionados de acordo com as orientações dos órgãos locais responsáveis pelo serviço de limpeza urbana. 


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q2318312 Biologia

Sobre a coleta de material botânico, segundo FREITAS et al. (2021), analise as afirmações com Verdadeiro (V) ou Falso (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência correta na ordem: 


I. Para espécies herbáceas e subarbustos deverão ser coletados somente suas raízes e bulbos. (  )

II. Amostras de bambus devem conter, pelo menos, dois nós com o respectivo entrenó, duas folhas maduras e ramos jovens, bem como as brácteas florais, inflorescências e/ou infrutescências. (  )

III. Plantas com lâminas foliares grandes como Araceae (antúrio, maniçoba), Orchidaceae (Cyrtopodium sp.) e algumas Fabaceae, como o guapuruvu (Schizolobium parahyba Vell. Blacke) deverão ser amostradas coletando-se ao menos uma folha madura, particionada em secções compatíveis com o tamanho da exsicata.(  )

IV. Plantas com hábitos lianescentes ou trepadores (cipós), com estruturas caulinares frágeis ou maleáveis, geralmente ultrapassam as dimensões da exsicata. Tais amostras deverão ser tomadas extraindo-se os ramos contendo estruturas reprodutivas e de sustentação (gavinhas ou apressórios). (  ) 

Alternativas
Q2318311 Meio Ambiente

Operação Diamante de Hommel fiscaliza transporte de produtos perigosos. 


A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina participou nesta quinta-feira (12) da “Operação Diamante de Hommel 2”. O objetivo da ação, que também ocorreu nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, é fiscalizar o transporte rodoviário de produtos perigosos.” 


Disponível em: https://ocp.news/seguranca/operacao-diamante-de-hommel-fiscaliza-transporte-de-produtosperigosos. Acesso em: 24 out. 2023 (com modificações).


O diamante colorido, também chamado de diamante de Hommel ou diagrama de Hommel, foi proposto pela NFPA (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos Estados Unidos) para representar de forma clara e direta os riscos envolvidos no manejo de insumos químicos e é usado para rotular produtos químicos de laboratório. Segundo o livro Boas Práticas de Laboratório (Almeida et al., 2013), em relação ao diamante colorido, assinale a alternativa correta quanto ao que representa cada cor: 

Alternativas
Q2318309 Biologia

Analise a figura abaixo, retirada do livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014, com adaptações), que representa tipos de flores mostrando diferenças na posição do ovário. 


Imagem associada para resolução da questão


As partes numeradas de 1 a 4 referem-se, respectivamente, a quais estruturas? 

Alternativas
Q2318308 Biologia

Analise a imagem abaixo, retirada do livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014, com adaptações), que apresenta a morfologia de um fruto de nectarina (Prunus persica nectarina) (Figura A) e o diagrama de uma drupa (Figura B). 


Imagem associada para resolução da questão


As partes numeradas de 1 a 4 referem-se respectivamente a quais estruturas? 

Alternativas
Q2318307 Biologia

Primeiramente, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), segundo o livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014). 


( ) Nas plantas vasculares o sistema vascular consiste em dois tecidos de condução, o xilema e o floema.

( ) O xilema e o floema são denominados tecidos complexos e são constituídos por dois ou mais tipos de células.

( ) Além de ser o principal tecido de condução de água nas plantas vasculares, o xilema também está envolvido na condução de sais minerais, na sustentação e no armazenamento de substâncias.

( ) O floema é principal tecido de condução de substâncias orgânicas nas plantas vasculares e as principais células condutoras do floema são os elementos crivados.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, na ordem: 

Alternativas
Q2318306 Biologia
As angiospermas são extremamente diversas e representam a maior parte das plantas que conhecemos hoje. Segundo o livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014), assinale a alternativa correta em relação às principais diferenças atribuídas às monocotiledôneas e eudicotiledôneas. 
Alternativas
Q2318305 Biologia

Intitulada “Rivotril natural”, a kava kava atende pelo nome científico de Piper methysticum, conforme explicou o farmacêutico Lucas Cintra, doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo. De acordo com o especialista, a planta dispõe de um grupo de substâncias chamadas kavalactonas. Esses componentes oferecem o efeito de ansiolítico.


Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/cha-de-planta-calmante-e-conhecido-comorivotril-natural-saiba-qual. Acesso em: 24 out. 2023 (com adaptações).


No nome científico Piper methysticum, a primeira e a segunda palavras do binômio designam, respectivamente: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: C
6: D
7: B
8: D
9: B
10: B
11: D
12: A
13: C
14: D
15: A
16: B
17: C
18: A
19: C
20: D