Questões de Concurso Para prefeitura de virgem da lapa - mg

Foram encontradas 158 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2493320 Engenharia Ambiental e Sanitária
As licenças ambientais são atos administrativos pelos quais o órgão ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de controle e monitoramento ambientais que devem ser cumpridas pelo empreendedor — o responsável pelo projeto/empreendimento/atividade/obra licenciados. Pode ser realizado pelo órgão federal, estadual ou municipal.


Considerando a Deliberação Normativa COPAM n.º 217, de 6 de dezembro de 2017, Deliberação Normativa COPAM n.º 213, de 22 de fevereiro de 2017, e a Lei Complementar n.º 140, de 8 de dezembro de 2011, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2493319 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Degradação ambiental é um termo que descreve a diminuição ou a perda de qualidade dos recursos naturais e dos elementos presentes na natureza. A degradação ambiental acontece quando os aspectos originais do meio são transformados negativamente pela ação externa, notadamente a ação humana, o que provoca a sua deterioração e eventual descaracterização.

São consequências de degradação ambiental:
Alternativas
Q2493318 Engenharia Ambiental e Sanitária
De uma forma geral, a qualidade do ar é produto da interação de um complexo conjunto de fatores dentre os quais destacam-se a magnitude das emissões, a topografia e as condições meteorológicas da região, favoráveis ou não à dispersão dos poluentes.

A poluição atmosférica pode causar um enorme impacto em dois grandes âmbitos: a saúde humana e o meio ambiente. É uma medida que pode ajudar a controlar a poluição do ar:
Alternativas
Q2493317 Segurança e Saúde no Trabalho
No Brasil, para classificar os resíduos, adota-se a NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que os divide da seguinte forma: classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).

Os resíduos de classe I (perigosos) são aqueles que apresentam algum tipo de ______________, que podem ser identificados por meio de características como a inflamabilidade, toxicidade, corrosividade, dentre outras.

Classe II A (não inertes): de uma forma geral, são resíduos que não possuem os aspectos de periculosidade, podendo apresentar características de________________, biodegradabilidade e solubilidade em água.

Classe II B (inertes): não se enquadram nem na classe I (perigosos), nem na classe II A (não inertes). São aqueles que, uma vez submetidos a testes de solubilização, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações _____________aos padrões de potabilidade da água.


As palavras que completam corretamente as lacunas do texto, na ordem, são
Alternativas
Q2493316 Engenharia Ambiental e Sanitária
No geral, as barragens são grandes estruturas para dispor materiais que podem ser tanto os de mineração, quanto de outras indústrias como água para produção energética. Cada estrutura dessa possui características especificas para serem seguras e obterem êxito em seus objetivos. Existem três principais tipos de barramento: jusante, montante e linha de centro. Sobre os barramentos, associe a coluna da direita à coluna da esquerda, identificando o correto tipo de barramento para cada característica:

1 - Barragem Montante
2 - Barragem a Jusante
3 - Barragem Linha de Centro

( ) Esse tipo de barragem tem os seus rejeitos depositados nela mesmo, formando uma “praia” de resíduos da mineração. Com o passar do tempo esses resíduos é adensada, para fazer novos alteamentos na barragem.
( ) Esse tipo de barragem é considerado o mais caro, no entanto o mais seguro. É um tipo de barragem que ocupa muito espaço, já na sua construção. Desta maneira, usa rejeitos consolidados para os alteamentos.
( ) Esse tipo de barragem possui um sistema intermediário em termos de custo. E é intermediaria quanto à segurança. As barragens que são desse tipo têm tanto os degraus quanto o caimento para fora.  


A ordem CORRETA da associação estabelecida, considerando as afirmativas de cima para baixo, é
Alternativas
Q2493315 Engenharia Ambiental e Sanitária
As energias renováveis são fontes de energia que se regeneram naturalmente com o tempo e não se esgotam. Elas são a parte mais importante da transição para um sistema de energia que abandona os combustíveis fósseis, combatendo, assim, o aquecimento global. Além disso, são energias limpas que protegem a saúde humana e o meio ambiente. As fontes não renováveis de energia são aquelas que apresentam reservas naturais finitas.

São consideradas fontes não renováveis de energia:
Alternativas
Q2493314 Legislação Estadual
Para incentivar o uso de forma racional e garantir água para as atuais e futuras gerações, Minas Gerais instituiu a Cobrança pelo uso de Recursos Hídricos, instrumento econômico de gestão das águas previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Política Estadual de Recursos Hídricos, regulamentada pelo Decreto n.º 48.160, de 24 de março de 2021. A respeito desse decreto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2493313 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma das etapas do tratamento de água, as partículas finas em suspensão são aglomeradas e aumentadas de volume por meio da adição de sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio. Essa operação é denominada
Alternativas
Q2493312 Engenharia Ambiental e Sanitária
As medidas a adotar em relação aos impactos ambientais negativos de um empreendimento costumam ser classificadas em uma das seguintes categorias: medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias.

É um exemplo de medida mitigadora:
Alternativas
Q2493311 Química
No quadro global presente e futuro de emergência climática, a adoção de práticas e políticas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das instituições governamentais é um passo fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas."

Diversos são os gases que podem causar o efeito estufa, porém, entre os principais há:
Alternativas
Q2474681 Conhecimentos Gerais
A política nacional foi bastante oscilante, tomando uma série de medidas de caráter liberal que facilitaram a entrada de produtos estrangeiros, esvaziando as divisas e gerando crise, o que obrigou o governo a promover medidas de ajuste em sua política econômica, como a restrição de produtos de bens de consumo estrangeiros. Neste período, ano de 1948, com a criação da Organização dos Estados Americanos (OEA), ocorreu o alinhamento dos países da América Latina, e o governo brasileiro vivia um contexto em que as forças políticas globais começaram a polarizar. Qual período histórico brasileiro está sendo retratado no texto?
Alternativas
Q2474680 Conhecimentos Gerais
Uma das contribuições mais importantes aos nossos hábitos alimentares, durante todo o período de colonização, foi aquela que veio da África. Se os comerciantes de escravos traziam os ingredientes (especiarias), os escravos traziam na memória os usos e os gostos de sua terra. Era aí que estava o segredo. Sobre esse tema, leia o texto que segue:

Alguns _______________ conseguiam criar algum animal ou cultivar uma horta, talvez por isso o tempero e o uso de uma grande variedade de pimentas deram um sabor especial aos seus pratos, como a _____________, que também se originou nas senzalas. Enquanto as melhores _______________ iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as _____________: pés e orelhas de porco, linguiça, carne-seca, que eram misturados com feijão e cozidos num grande caldeirão.

As palavras que completam coerentemente as lacunas do texto são, respectivamente,
Alternativas
Q2474679 Conhecimentos Gerais
As cidades, especialmente as grandes e médias, concentram vários problemas ambientais: poluição do ar pelos veículos, principalmente, ou pelas fábricas; poluição sonora; poluição visual; poluição das águas dos rios, córregos e lagos que cortam a área urbana ou localizados no seu entorno; excesso de lixo. De modo geral, as médias e grandes cidades são mais quentes e mais chuvosas que as áreas rurais vizinhas. A hipótese a formular para explicar o fenômeno a que o texto se refere é:
Alternativas
Q2474678 Conhecimentos Gerais
Minas Gerais localiza-se na região Sudeste, é um estado que compõe a federação brasileira e ocupa o quarto lugar em extensão territorial, possuindo 586. 528 km2 . Esse imenso território, que equivale ao da França, abrange uma grande riqueza natural. Marque a alternativa que corresponde aos aspectos naturais de Minas Gerais.
Alternativas
Q2474677 Conhecimentos Gerais
No século dezoito, foram criadas as Intendências das Minas, que tinham várias funções: estimular a produção, distribuir terras para exploração dos metais, fiscalizar o trabalho dos mineradores, evitar o contrabando e cobrar impostos. Considerando o período da mineração em Minas Gerais, analise as sentenças a seguir:

I- Casas de fundição eram locais onde acordos entre as fazendas eram registrados perante o rei de Portugal.
II- Contrator era a pessoa responsável pela exploração dos diamantes e entrega de parte deles à fazenda real.
III- Capitação foi um imposto oficial criado pelo governo português para impedir a sonegação e o contrabando.
IV- Escravo de mina era nativo do Brasil, nascido na mineração, especialmente as de Ouro Preto e Diamantina.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q2474676 Conhecimentos Gerais
A figura a seguir apresenta um país que foi o primeiro da América Latina a conquistar a independência, e hoje é a nação mais pobre do continente. Como reflexo da violência, a sociedade sofre desde o assassinato do presidente em exercício em 2021. Esse episódio agravou a insegurança e desestabilizou o país social e politicamente, a violência das gangues, os sequestros e a turbulência são obstáculos à reconstrução e ao desenvolvimento.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://mapamundial.co/m/mapadeHaiti. Acesso em: 8 abr. 2024.

O país a que o texto e a figura se referem é:
Alternativas
Q2474675 Conhecimentos Gerais
As pessoas que se mudam de um lugar para outro são os migrantes. No Brasil, o primeiro grande deslocamento populacional interno foi motivado pela descoberta de ouro na região de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Dirigiram-se para essas regiões muitos paulistas e nordestinos. Desde então, diversos movimentos populacionais ocorreram no Brasil, promovendo o fortalecimento de algumas regiões, o decréscimo de outras e o surgimento de novas áreas atrativas. Levando em conta o processo de migração interno brasileiro, estabeleça correlação entre a segunda coluna e a primeira.

1- Migração no século XX.
2- Migração em 1990.
3- Migração no século XIX.
4- Migração de retorno.

( ) A região Centro Sul passa a se constituir em uma área importante de atração, principalmente nordestina, no auge de economia cafeeira.
( ) Ocorre o deslocamento aos grandes centros, explicado pelas dificuldades que as famílias da área rural tinham em conseguir terras suficientes e a subsistência.
( ) Ocorre o deslocamento de pessoas das grandes para as médias cidades devido a desconcentração da atividade econômica observada no país.
( ) Trata-se do deslocamento de pessoas para seu município, estado ou região de origem, ocorreu ultimamente na região metropolitana de São Paulo.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a segunda coluna, de cima para baixo.
Alternativas
Q2474674 Conhecimentos Gerais
Com o passar dos anos, o ser humano foi aprimorando as teorias, bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Hoje em dia, seria impossível pensar em um mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer. Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes não renováveis (energia suja) ou fontes renováveis (energia limpa). Sobre as fontes de energia é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2474673 Conhecimentos Gerais
O que se costuma chamar de arte popular consiste em vários tipos de manifestações artísticas como pinturas, esculturas, objetos feitos, muitas vezes, de forma coletiva, em diversas comunidades do Brasil. Analise as afirmativas a seguir, sobre a cultura brasileira, e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Estudiosos encontram dificuldade em delimitar o que é a arte popular, pois não existe um só tipo feito pelo povo, não é possível dividir arte erudita e popular.
( ) As obras denominadas arte sacra brasileira são feitas por anônimos, de forma individual, familiar ou em grupo, um conhecimento passado de geração em geração.
( ) O povoado Ilha do Ferro em Alagoas, às margens do Rio São Francisco, transformou-se nos últimos anos em um dos mais expressivos polos de produção de arte popular do Brasil.
( ) Seu Fernando representa, para a Ilha do Ferro, o que o mestre Vitalino representa para o Rio de Janeiro, são mestres responsáveis por transformar lugares em centros comerciais e criativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474672 Conhecimentos Gerais
No Brasil Colonial, algumas capitanias, cuja forma de administração ocorreu pela distribuição de terras, destacaram-se na produção de açúcar. A sua administração não era fácil, em razão dos problemas de comunicação e de transporte. Sobre a forma de administração das capitanias hereditárias, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: B
6: A
7: D
8: C
9: E
10: D
11: C
12: A
13: E
14: B
15: E
16: A
17: D
18: E
19: B
20: D