Questões de Concurso
Para prefeitura de novo cabrais - rs
Foram encontradas 364 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De acordo com o artigo “Direitos humanos, neoconservadorismo e neofascismo no Brasil contemporâneo”, de Barroco (2022), assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei nº 8.069/1990 (ECA), analise as assertivas abaixo:
I. O jovem tem direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
II. A garantia de prioridade compreende a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
III. A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.
Quais estão corretas?
Sobre o método marxiano de investigação e o enfoque misto, assinale a alternativa correta.
De acordo com o “Curso para Agentes de Multiplicação (Caderno 3 - Ética e Direitos Humanos)”, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas.
( ) A defesa dos direitos humanos supõe a construção de possibilidades concretas para sua realização. As desigualdades da sociabilidade burguesa exigem dos grupos e segmentos profissionais comprometidos com os direitos humanos estratégias concretas e cotidianas que contribuam para o aprofundamento da democracia.
( ) A teoria social de Marx enfatiza a concepção de que o direito à propriedade privada (posse exclusiva) constitui a base dos direitos humanos, tendo em vista que a propriedade, apesar de suas contradições inerentes à sociabilidade capitalista, é a base ontológica da produção da riqueza social.
( ) Do ponto de vista da totalidade na análise da vida social: a luta pelos chamados Direitos Humanos só adquire seu pleno e mais progressista sentido se tiver como fim último a extinção dos próprios Direitos Humanos. Portanto, não se estiver voltada para o aperfeiçoamento da cidadania e da democracia, mas para a superação radical da ordem social capitalista, da qual as dimensões jurídicas e política – onde se encontram a cidadania e a democracia – são parte intimamente integrante.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: