Questões de Concurso
Para fmsfi - pr
Foram encontradas 128 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A) Mobilização, exercícios passivos, ativos, ativo-resistidos com uso de thera-band, pesos, alongamento com uso de faixas e ou toalhas.
B) Treino de sentar/levantar, marcha estacionária, deambulação, subida de degraus.
Com base nas afirmações acima:
I - É um equipamento centralizador de linhas e ramais, também conhecido por Central Telefônica.
II - Seus ramais são utilizados em empresas, residências e diversos empreendimentos, permite a comunicação interna (através de ramais) e facilita a comunicação externa (linhas telefônicas fixas).
III – Torna a comunicação mais segura e eficiente, já que proporciona sigilo total entre as ligações.
Descrição 1
Os objetivos da FNP, são promover o desenvolvimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.
Descrição 2
Áreas cerebrais que sofreram lesões ou apresentam qualquer distúrbio no seu desenvolvimento podem ser supridas funcionalmente por áreas cerebrais não comprometidas, dá-se a esse processo o nome de neuroplasticidade. A técnica utiliza métodos do “não-uso aprendido”, ou seja, a restrição do membro não afetado e o treinamento do uso do membro comprometido, levando a um uso forçado do membro comprometido.
Descrição 3
É uma abordagem destinada a reforçar os padrões de movimento normais e eliminação de movimentos anormais. É um tratamento também utilizado como preparação por direcionar-se a pré-requisitos para a função.
Assinale a alternativa que apresenta o nome dos métodos/abordagens na ordem apresentada.
I) A criança necessita ter uma razão ou motivo para se comunicar;
II) A criança necessita possuir integridade anatômica da face para se comunicar;
III) A criança necessita ter capacidades cognitivas;
IV) A criança necessita ter algo para comunicar;
V) Há necessidade de ter pessoas com quem se comunicar.
Assinale a alternativa que corresponde às afirmações corretas:
Leia o texto a seguir:
“[...] o profissional deve conhecer, se apropriar, e, sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não-governamentais, fundações, autarquias etc.), garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.” (Sousa, Charles Toniolo. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção professional. In: Revista Emancipação, Ponta Grossa, 8(1): 119-132, 2008. Disponível em http://www.uepg. br/emancipacao)
A referida citação faz menção ao conceito de qual competência do Assistente Social?
Ao analisar a política social sob a ótica da contribuição da tradição marxista, devemos compreender que:
I – O pensamento baseado na tradição marxista quer conhecer as políticas sociais em suas múltiplas dimensões e determinações. Não se contenta, portanto, com os esquemas abstratos de explicação, nem com as simples e evidentes representações do senso comum. Ele se esforça para desvendar o significado real das políticas sociais que se esconde sob o mundo fenomênico da aparência.
II – Trata-se de utilizar o método dialético materialista, que permite compreender e revelar que as formas reificadas se diluem, perdem sua rigidez e naturalidade para se mostrar como fenômenos complexos, contraditórios e mediados, como produtos da práxis social da humanidade.
III – É necessário compreender que existe algo suscetível de ser conhecido como estrutura do fenômeno, como essência do fenômeno, e que existe uma verdade oculta nas manifestações primeiras dos fenômenos.
Está correto o que se afirma em:
“O processo de trabalho do serviço social organiza-se estruturalmente a partir de atividades sociais que permeiam e circunscrevem os objetos de atuação, o processo de produção social da profissão (decorrente de um saber específico) e dos produtos configurados por esse processo de trabalho (corpóreos e incorpóreos) em atendimento a demandas postas socialmente, seja por reconhecimento ou por produção das necessidades humanas” (Gentilli, Raquel de Matos Lopes. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no serviço social. 2. ed. São Paulo: Veras, 2006).
Sobre a profissão de Serviço Social, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Com base nos fundamentos teóricos sobre a instrumentalidade do Serviço Social, dispostos na obra “Instrumentalidade do Serviço Social” (Guerra, Yolanda Guerra. Instrumentalidade do Serviço Social. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2014), analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.
( ) Ao ser identificado ao conjunto de instrumentos e técnicas interventivas, o tema da instrumentalidade perde seu potencial de mediação à realização do projeto profissional. Essa limitação acarreta um reducionismo que empobrece o tratamento dado àquele.
( ) A instrumentalidade é a instrumentalização da profissão. Trata-se do debate sobre os instrumentos e técnicas do Assistente Social.
( ) Os instrumentos são elementos postos na relação entre o assistente social e os usuários, na perspectiva de efetivar respostas planejadas e projetadas pelo profissional. Os instrumentos se revestem de uma intencionalidade profissional.
( ) Os instrumentos serão acionados, mobilizados, utilizados, criados em consonância com as finalidades da intervenção profissional, contribuindo para a passagem da teoria à prática, do ideal ao real.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.066, de 13 de julho de 1990, define o adolescente como pessoa entre doze e dezoito e anos de idade, em condição peculiar de desenvolvimento. A referida legislação, em seu artigo 112, delimita as medidas socioeducativas que são aplicadas aos adolescentes que cometerem um ato infracional.
Sobre as medidas socioeducativas, analise as afirmativas abaixo:
I – A advertência, também chamada de medida socioeducativa de liberdade assistida, tem o objetivo de promover socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário de auxílio e assistência social.
II- A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.
III – O artigo 116, que trata da medida socioeducativa sobre a “obrigação de reparar o dano” foi suprimido.
Está correto o que se afirma em:
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009), apresenta a organização dos serviços por níveis de complexidade do SUAS, sendo eles: Serviços de Proteção Social Básica, Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Diante dessa organização, analise os serviços apresentados abaixo e identifique em qual nível de complexidade cada um se enquadra:
I – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
II - Casa de Passagem.
III - Serviço Especializado em Abordagem Social.
IV - Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
Respectivamente, os serviços são vinculados a qual proteção social?
“É no trânsito dos anos oitenta aos noventa do século XX que o projeto ético-político do Serviço Social no Brasil se configurou em sua estrutura básica. (…) Pode-se afirmar que este projeto ético-político, fundamentado teórica e metodologicamente, conquistou hegemonia no Serviço Social, no Brasil, na década de noventa do século XX.”
(Netto, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez. 1999).
Sobre o projeto ético-político do Serviço Social, analise as afirmativas abaixo:
I – O projeto ético-político do Serviço Social tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
II - O projeto ético-político do Serviço Social se vincula a um projeto societário que propõe a manutenção da atual ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero.
III - O projeto ético-político do Serviço Social tem, como dimensão política, o posicionamento a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras.
IV - O projeto ético-político do Serviço Social prioriza uma nova relação com os usuários dos serviços oferecidos pelos assistentes sociais, por meio do compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
Está correto o que se afirma em:
Leia o texto a seguir:
“Art 2º- Parágrafo único: O material técnico sigiloso caracteriza-se por conter informações sigilosas, cuja divulgação comprometa a imagem, a dignidade, a segurança, a proteção de interesses econômicos, sociais, de saúde, de trabalho, de intimidade e outros, das pessoas envolvidas, cujas informações respectivas estejam contidas em relatórios de atendimentos, entrevistas, estudos sociais e pareceres que possam, também, colocar os usuários em situação de risco ou provocar outros danos.”
(Resolução CFESS nº 556/2009, de 15 de setembro de 2009)
Com base na Resolução supracitada, analise as afirmativas abaixo:
I - O assistente social garantirá o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão de seu trabalho, indicando nos documentos sigilosos respectivos a menção: “sigiloso”.
II - Entende-se por material técnico o conjunto de instrumentos produzidos para o exercício profissional nos espaços sócio-ocupacionais, de caráter não sigiloso, que viabiliza a continuidade do Serviço Social e a defesa dos interesses dos usuários, como: relatórios de gestão, relatórios técnicos, pesquisas, projetos, planos, programas sociais, fichas cadastrais, roteiros de entrevistas, estudos sociais e outros procedimentos operativos.
III - Em caso de demissão ou exoneração, o assistente social deverá repassar todo o material técnico, sigiloso ou não, ao assistente social que vier a substituí-lo. Na impossibilidade de fazê-lo, o material deverá ser lacrado na presença de um representante ou fiscal do CRESS, para somente vir a ser utilizado pelo assistente social substituto, quando será rompido o lacre, também na presença de um representante do CRESS.
IV – Caso o CRESS não possa comparecer no momento de deslacrar o material, o assistente social que vier a assumir o cargo poderá fazê-lo, desde que remeta, logo em seguida, um relatório circunstanciado do ato do rompimento do lacre, declarando que passará a se responsabilizar pela guarda e sigilo do material.
Assinale a alternativa correta:
A Resolução 493, de 21 de agosto de 2006, publicada pelo Conselho Federal do Serviço Social, dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social. Com base na referida Resolução, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir:
( ) O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas ou abertas, desde que seja garantido o sigilo.
( ) O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto às condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.
( ) O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.
( ) O arquivo do material técnico, utilizado pelo assistente social, poderá estar em outro espaço físico, desde que se mantenha seu caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.
( ) O local de atendimento destinado ao assistente social deve, obrigatoriamente, ser dotado de espaço suficiente para abordagens coletivas, além de possuir iluminação adequada ao trabalho noturno.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.