Questões de Concurso
Para câmara de ibirité - mg
Foram encontradas 95 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um material jornalístico caracteriza-se, em tese, por sua atualidade, universidade, periodicidade (durabilidade limitada) e difusão.
Assinale a alternativa que não representa a distinção entre notícia e informação jornalística.
“Primeiramente, se considerarmos que as redes que estamos analisando são redes sociais, portanto, constituídas de atores sociais, com interesses, percepções, sentimentos e perspectivas, percebemos que há uma conexão entre aquilo que alguém decide publicar na Internet e a visão de como seus amigos ou sua audiência na rede perceberá tal informação”.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
De acordo com a pesquisadora, sobre os processos comunicacionais no âmbito digital, é incorreto afirmar:
De acordo com Nilson Lage, em A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística (2006), as pautas jornalísticas (cobertura de fatos) têm diversas origens e tipo de seleção.
A esse respeito, assinale com F as afirmativas falsas e com V as verdadeiras.
( ) A cobertura de eventos programados, que podem ser desde julgamentos de acusados, votações em assembleias, até inauguração de obras é exemplo de pauta de reportagem.
( ) As pautas lacônicas evitam as distorções, pois são muito detalhadas, e suas linhas editoriais rígidas auxiliam o repórter, contribuindo para a redução do tempo de apuração.
( ) Referem-se geralmente à pauta de reportagem: explorar as implicações ou desdobramentos de um fato, levantar antecedentes, investigar e interpretar.
( ) As pautas de notícias devem conter, entre outras informações: qual é o evento, hora e local, exigências para cobertura e indicação de recursos e equipamentos.
Assinale a alternativa correta.
“Há uma mudança significativa no papel do receptor da mensagem vista na forma clássica da comunicação. Há mais condições de este receptor tentar entender a informação por vários ângulos, principalmente com as novas perspectivas de interatividade. Sem falar na possibilidade de, não satisfeito com o que a matéria oferece, o receptor pode optar por buscar mais informações em outros websites.”
FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.
Sobre o jornalismo digital, assinale a alternativa incorreta.
Do ponto de vista dos objetivos, as entrevistas podem ser de vários tipos.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o tipo de entrevista ao seu respectivo conceito / característica, conforme descrito por Nilson Lage (2022) em seu livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística.
COLUNA I
1. Ritual
2. Temática
3. Testemunho
4. Em profundidade
COLUNA II
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição (da voz, da figura) do entrevistado do que no que ele tem a dizer, por exemplo, entrevistas de jogadores ou técnicos, após a vitória ou a derrota, ou de visitantes ilustres, logo após sua chegada.
( ) Consiste, geralmente, na exposição de versões ou interpretações de acontecimentos e pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista ou reiterar uma linha editorial com o argumento de autoridade (a validação pelo entrevistado).
( ) Caracteriza-se pelo fato de a entrevista não possuir como foco um tema particular ou um acontecimento específico, mas a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, geralmente relacionada com outros aspectos de sua vida.
( ) Caracteriza-se pela reconstituição do evento do ponto de vista particular do entrevistado, que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações. Em geral, esse tipo de depoimento não se limita a episódios em que o entrevistado se envolveu diretamente, mas inclui informações a que teve acesso e impressões subjetivas.
Assinale a sequência correta.
Segundo Nilson Lage (2002) em A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, as fontes, sejam elas pessoais, institucionais, oficiais ou documentais, podem ser mais ou menos confiáveis.
Sobre as fontes oficiais, assinale a alternativa correta.
Sobre a Cultura da Convergência apontada por Jenkins (2008), assinale a alternativa incorreta.
“As redes de transmissão aberta e seus produtores veem essas estratégias como um modo de intensificar o engajamento do público e de aprofundar o investimento dos fãs em seu sucesso. Isso acelera a propagação e aumenta o alcance das mensagens. Os criadores têm de pensar sobre a criação de pontos de múltiplos acessos a conteúdos e textos que são tanto ‘apropriáveis’ como ‘citáveis’, que são técnica e esteticamente fáceis para compartilhamento por parte do público.”
JENKINS, Henry et al. Cultura da Conexão – criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
No trecho do texto, o autor faz referência às narrativas transmídia.
Sobre as narrativas transmídia, assinale a alternativa incorreta.
“A aparente liberdade de navegação, podendo o leitor-ouvinte-espectador da internet optar pelo caminho que deseja para entrar na matéria e criar novas dimensões. [...] Há uma mudança significativa no papel do receptor da mensagem vista na forma clássica da comunicação. Há mais condições de este receptor tentar entender a informação por vários ângulos, principalmente com as novas perspectivas de interatividade.”
FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 143.
De acordo com o que foi trazido pela autora, essa navegação recebe o nome de
Leia o trecho a seguir.
“Quando se trata das relações dos jornalistas e das empresas de comunicação com o poder, um outro horizonte se abre para aqueles interessados na discussão ética. Pois, assim como as redações não existem à margem das empresas, mas no interior delas, também as empresas não pairam soltas no espaço, mas têm o seu lugar dentro da sociedade – e essa sociedade é marcada (definida) pelas relações de poder e de dominação”.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo Companhia das Letras. 2000. p. 33.
A partir desse trecho, analise as afirmativas a seguir sobre ética e jornalismo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os veículos de imprensa como revistas, emissoras de rádio e televisão, assim como os sites, devem existir porque os cidadãos têm o direito à informação – garantido em toda democracia.
( ) Enfrentar a discussão ética é aceitar o pressuposto de que é possível, ainda que numa perspectiva mais ou menos utópica, buscar mecanismos que protejam valores coletivamente eleitos contra um regime do não valor moral.
( ) Os desvios éticos da imprensa brasileira se resumem, portanto, às falhas dos jornalistas – que, evidentemente, devem ser analisadas em público, para o bem da melhoria da qualidade de informação; eles se estendem às empresas e à sociedade.
( ) Em última análise, as empresas são donas das frequências exploradas. Câmeras, antenas, parques eletrônicos instalados para a confecção das imagens eletrônicas são de propriedade privada, assim como a frequência pela qual são transmitidas as ondas eletromagnéticas.
( ) Quando o poder público age no sentido de subtrair do cidadão a informação que lhe é devida, esse poder está corroendo as bases do exercício do jornalismo ético, que é o bom jornalismo, e corrompendo a sociedade.
Assinale a sequência correta.
O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a autorização prévia para a produção, veiculação e divulgação de obras biográficas,
PORQUE
os cidadãos possuem o direito de receber livremente dados sobre assuntos de interesse da coletividade e sobre as pessoas cujas ações, público-estatais ou público-sociais interferem em sua esfera do acervo do direito de saber e de aprender sobre temas relacionados às suas legítimas cogitações.
Analisando-se as afirmativas anteriores, conclui-se que
Em relação aos contratos civis e empresariais, assinale a alternativa correta.
Determinada lei municipal fixa o subsídio dos vereadores de forma vinculada ao subsídio dos deputados estaduais.
À luz da Constituição Federal, tal norma deve ser considerada
Nos termos da Constituição Federal, o servidor público estável poderá perder o cargo
Em relação às comissões da Câmara Municipal de Ibirité, analise as afirmativas a seguir.
I. São permanentes as comissões que subsistem através das legislaturas, subdividindo-se em permanentes técnicas e permanentes especiais.
II. São temporárias as comissões que se extinguem com o término da legislatura ou, antes dele, se atingido o fim para o qual foram criadas.
III. Quaisquer comissões permanentes já criadas poderão ser desmembradas para a formação de outras, sempre pelo processo de Resolução.
IV. A renúncia de membro da Comissão é ato perfeito e acabado com a apresentação ao presidente da Câmara de comunicação que o formalize.
Nesse contexto, pode-se afirmar:
Conforme a Lei Orgânica do Município de Ibirité, perderá o mandato o vereador
É constitucional a lei municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a explorar, diretamente ou mediante concessão ou permissão, os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens,
PORQUE
compete aos municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local.
Analisando-se as afirmativas anteriores, conclui-se que
Lei municipal que obrigue a manutenção de exemplar de determinado livro de cunho religioso em unidades escolares e bibliotecas públicas municipais deve ser considerada
É vedado à Administração estabelecer requisitos diferenciados de admissão em cargos públicos que tenham por motivos: o sexo, a idade, a cor ou o estado civil.
Tal vedação é considerada pelo Supremo Tribunal Federal
Suponha-se que a Comissão de Educação e Meio Ambiente da Câmara Municipal foi instada a proferir parecer quanto aos aspectos jurídicos de certo projeto de lei ordinária. O artigo 1º do hipotético projeto de lei, referente à concessão de bolsas de estudo para alunos da rede privada de ensino superior, possui a seguinte redação: “Perderá o benefício da bolsa de estudo o aluno que mover ação judicial contra o Município ou cujos pais ou irmãos a proponham.”
À luz dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que o artigo 1º do hipotético projeto de lei