Questões de Concurso Para câmara de jucurutu - rn

Foram encontradas 71 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2746144 Direito Administrativo

O Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal. Assinale a sequência que corresponde às características das respectivas categorias de entidades da Administração Indireta abaixo:


( ) A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

( ) A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

( ) Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

( ) A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.


I- Autarquias.

II- Empresas Públicas.

III- Sociedade de Economia Mista.

IV- Fundações Públicas.


A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é

Alternativas
Q2746143 Direito Administrativo

Assinale a alternativa acerca da organização político-administrativa CORRETA brasileira.

Alternativas
Q2746141 Administração Financeira e Orçamentária

Créditos adicionais são valores que se adicionam ou acrescem ao orçamento, quer como reforço de dotações existentes, quer como dotações destinadas a cobertura de encargos provenientes da criação de novos serviços, ou, ainda, para atender a despesas imprevisíveis e urgentes. Sobre os créditos orçamentários e adicionais, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ainda que decorrentes de despesas eventuais ou essenciais, os créditos especiais são autorizados com dotação orçamentária específica e, portanto, previstos na Lei do Orçamento.

( ) A abertura de créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.

( ) Caracterizados pela imprevisibilidade e urgência da despesa, os créditos extraordinários são destinados a atender despesas decorrentes de guerra ou calamidade pública.

( ) Créditos suplementares são autorizações para reforço de dotações orçamentárias que, por qualquer motivo, tornaram-se insuficientes. Acrescem-se aos valores das dotações constantes da Lei Orçamentária.


A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é

Alternativas
Q2746137 Administração Financeira e Orçamentária

O orçamento, embora seja anual, não pode ser concebido ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois sofre influências condicionantes daquele que o precede, assim como constitui uma base informativa para os futuros exercícios; daí a necessidade de compreensão do Ciclo Orçamentário. Assinale a sequência CORRETA das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário:

Alternativas
Q2746135 Contabilidade Pública

Sobre o regime contábil adotado no Brasil, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.

( ) Sob o enfoque orçamentário, entende-se que o regime contábil é o misto, pois a receita orçamentária é reconhecida pelo regime de caixa e a despesa orçamentária é reconhecida pelo regime de competência.

( ) Sob o enfoque patrimonial, entende-se que a receita orçamentária e a despesa orçamentária são reconhecidas pelo regime de caixa.

( ) No Brasil, a contabilidade aplicada ao setor público obedece aos princípios fundamentais de contabilidade.

( ) A contabilidade aplicada ao setor público, ao proceder o registro da receita orçamentária sob o enfoque patrimonial o faz através do reconhecimento da receita sob o regime de competência.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2746133 Contabilidade Pública

Considerando-se o tema Patrimônio Público, é relevante ressaltar as Variações Patrimoniais, que se referem à alteração de valor, de qualquer elemento do patrimônio público, seja por alienação, aquisição, dívida contraída, dentre outros. Assim, marque a única alternativa que apresenta uma Variação Patrimonial Aumentativa.

Alternativas
Q2746131 Administração Financeira e Orçamentária

O Estado tem como principal função a promoção e a regulação da justiça social, da igualdade entre regiões e da viabilidade econômica, social, política, ambiental, cultural e territorial. Nesse sentido, as esferas governamentais utilizam o orçamento como ferramenta do alinhamento entre os Municípios, os estados e a União na gestão pública. Sobre o processo de planejamento orçamentário, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O orçamento público tem como objetivo principal o alinhamento entre as necessidades sociais e as ações de curto, médio e longo prazos do Estado.

( ) O orçamento público é elaborado em duas etapas distintas: elaboração do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual.

( ) O processo de planejamento municipal inicia-se, para os municípios com mais de 50 mil habitantes, com o Plano Diretor.

( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias deve conter as metas e as prioridades para o exercício financeiro subsequente, as orientações à elaboração da Lei Orçamentária Anual, as disposições sobre alteração na legislação tributária e o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras de fomento.


A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é

Alternativas
Q2746129 Administração Financeira e Orçamentária

Os princípios orçamentários são regras que visam assegurar o cumprimento dos fins a que se propõe a Lei Orçamentária Anual. Diante do disposto legal, assinale a sequência que corresponde, respectivamente, às características e CORRETA seus princípios do orçamento público abaixo.


( ) O orçamento é integrado por dois componentes: receitas e despesas. Significa dizer que a Lei Orçamentária inclui a previsão de todas as receitas e a fixação de todas as despesas pelos seus valores globais, vedadas quaisquer deduções.

( ) Estabelece que todas as receitas e despesas devem estar contidas em uma só lei orçamentária, independente da descentralização institucional e financeira das atividades governamentais realizadas pela criação de entidades autárquicas ou por outros organismos.

( ) A Lei Orçamentária deve tratar somente de assuntos ligados à estimativa das receitas e da fixação das despesas.

( ) A iniciativa para propor a lei do Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual é do Poder Executivo, segundo a Constituição Federal.


I- Princípio da Unidade.

II- Princípio da Universalidade.

III- Princípio da Reserva Legal (da Competência).

IV- Princípio da Exclusividade.

Alternativas
Q2746127 Administração Financeira e Orçamentária

O orçamento público tem origem política, como ferramenta de controle parlamentar sobre o Rei. Contemporaneamente, o orçamento, ou Lei de Meios, é o ato legislativo mais importante ordinariamente votado nos Parlamentos democráticos. Sobre o orçamento público, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Pelo prisma econômico, o orçamento materializa decisões que ensejam ao Estado o comando da conjuntura, a redistribuição de renda e a execução de política cíclica, bem como aumentos pontuais da inflação.

( ) No orçamento realiza-se o princípio da distribuição equitativa do gasto público, em suma, determina-se como se despenderão os recursos que ao Povo se requisitaram suprir ao Erário para a promoção do Bem Comum.

( ) O orçamento requer para a sua aprovação a composição de interesses sociais, frequentemente conflitantes, legitimamente representados, bem como revê anualmente a condução da coisa pública, a aplicação dos fundos públicos consoante adequação de carga tributária ao seu financiamento.

( ) O gasto orientado a fomentar a demanda por produção, o volume de recursos destinados ao atendimento dos direitos sociais e o nível de investimento ou endividamento público, uma tributação acompanhada de contenção austera de despesas, tudo isso são alternativas financeiras que o orçamento refletirá em suas rubricas.

( ) O orçamento supõe o planejamento, que tem um aspecto retrospectivo de exame do desempenho passado da economia (seus indicadores e capacidade de produção de receita ao Estado) e outro prospectivo de avaliação das necessidades a serem atendidas pelos serviços públicos no exercício futuro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2746125 Administração Financeira e Orçamentária

A Lei Complementar nº 101/2000 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Assinale a alternativa CORRETA sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal:

Alternativas
Q2746124 Contabilidade Geral

O pleno entendimento da situação contábil e financeira de qualquer empresa passa pela análise acurada de determinados documentos que contêm as informações necessárias à formulação de indicadores que subsidiem as decisões gerenciais a serem adotadas. Esses documentos são as demonstrações contábeis, ou seja, as que trazem em si as mais diversas informações econômico-financeiras. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Balancete/balanço patrimonial. É a demonstração contábil do tipo balancete, conforme a legislação vigente, reflete a posição financeira em determinado momento e precisa ser elaborada e publicada periodicamente, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado.

( ) Demonstração do resultado do semestre/exercício. As instituições precisam informar as alterações de caixa nos período considerados, classificando cada fluxo de caixa de acordo com sua proveniência, em atividades operacionais, investimentos e financiamentos.

( ) Demonstração de fluxos de caixa. É um documento que tem por finalidade a publicação e apresentação das receitas e despesas das instituições financeiras no atual semestre e no anterior, produzindo assim um resultado de lucro ou prejuízo, tal qual ocorre com as demonstrações de resultado de exercícios das sociedades anônimas.

( ) Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Nesse documento, são apresentadas as variações positivas e negativas sofridas por contas, como as reservas de capital, os lucros a realizar, os lucros/prejuízos acumulados e as ações em tesouraria, por exemplo.


A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é

Alternativas
Q2746123 Contabilidade Pública

A contabilidade aplicada ao setor público está direcionada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, através de metodologia especialmente concebida para tal, que se utiliza de contas escrituradas segundo normas específicas que constituem o Sistema Contábil Público. Esse sistema é organizado em subsistemas de informações, que oferecem produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários. Assim, assinale a alternativa CORRETA dos itens que fazem parte do Subsistema de Informações Orçamentárias:


I- Alterações nos elementos patrimoniais.

II- Orçamento.

III- Alterações orçamentárias.

IV- Programação e execução orçamentária.

V- Resultado orçamentário.


Está CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2746122 Contabilidade Pública

Marque a proposição CORRETA acerca dos conceitos relacionados ao tema Contabilidade Pública.

Alternativas
Q2746121 Direito Administrativo

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação das entidades que compõem a administração indireta ou descentralizada.


I- Empresas públicas.

II- Entidades paraestatais.

III- Presidência da República.

IV- Fundações.

V- Autarquias.


Está CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2746119 Administração Pública

Marque a alternativa CORRETA sobre os conceitos relacionados à Administração Pública.

Alternativas
Q2746113 Raciocínio Lógico

Em uma pesquisa realizada com professores de uma determinada universidade pública foi verificado que, dos três pilares (ensino, pesquisa e extensão), que compõem a universidade, todos os professores atuavam em pelo menos um dos pilares. Além disso, foi possível observar que


5 professores atuavam apenas no ensino 17 professores atuavam apenas na extensão 53 professores atuavam na pesquisa 30 professores atuavam com ensino e pesquisa 28 professores atuavam com ensino e extensão 26 professores atuavam com pesquisa e extensão 18 atuavam nos três pilares


Dos professores pesquisados, é CORRETO afirmar que o número daqueles que atuam apenas com pesquisa é

Alternativas
Q2746103 Raciocínio Lógico

Qual é o 3° termo da sequência abaixo?

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2746099 Português

Texto para responder as questões 13 a 15.


Texto III – Para que ninguém a quisesse...


Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos altos.

Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite, tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.


https://www.pensador.com/autor/marina-colasanti/ Acesso em 09/03/18

Do último parágrafo do texto III, pode-se afirmar que proporciona um(a)


( ) sequência de ações que atribuem à narrativa uma continuidade e progressão textual, que lhe conferem sentido e coerência.

( ) desfecho que expressa a anulação da mulher, desrespeitada nos seus mínimos direitos.

( ) reflexão sobre os relacionamentos humanos e, principalmente, sobre o eu de cada um, para que não seja invadido.


O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

Alternativas
Q2746097 Português

Texto para responder as questões 13 a 15.


Texto III – Para que ninguém a quisesse...


Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos altos.

Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite, tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.


https://www.pensador.com/autor/marina-colasanti/ Acesso em 09/03/18

Do texto III, pode-se depreender o(a)


I- aspecto da cultura machista, que vê a mulher, apenas, como “objeto de cama e mesa”.

II- parâmetros determinados pelo homem, em relação à mulher-objeto.

III- desfecho do texto, que realça o resultado do comportamento da mulher, marcado por um discurso silencioso e comovido.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Q2746095 Português

Texto para responder as questões 13 a 15.


Texto III – Para que ninguém a quisesse...


Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos altos.

Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite, tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.


https://www.pensador.com/autor/marina-colasanti/ Acesso em 09/03/18

O primeiro e segundo parágrafos do texto III apresentam uma intenção comunicativa que revela um(a)


( ) discurso autoritário, que não permite ponderações ou mediações, sem qualquer possibilidade de interferência do receptor.

( ) linguagem que se fecha, por meio da flexão verbal imperativa, cujo locutor se considera dono da verdade.

( ) discussão na relação entre os interlocutores, em que uma voz tenderá a derrotar a outra.


O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: E
6: E
7: C
8: E
9: A
10: E
11: C
12: A
13: A
14: E
15: B
16: E
17: D
18: B
19: A
20: B