Questões de Concurso
Para farmacêutico analista clínico (bioquímico)
Foram encontradas 1.997 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Fonte: images.google.com.br.
De acordo com a RDC ANVISA n.º 306/04 e a Resolução CONAMA n.º 358/2005, os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) são àqueles gerados pelos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, desde instituições como hospitais, laboratórios analíticos, farmácias, drogarias a necrotérios, funerárias, serviços de medicina legal e estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde.
A Resolução CONAMA n.º 283/01 dispõe especificamente sobre o tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde. Impõe responsabilidade aos estabelecimentos de saúde em operação e àqueles a serem implantados, para implementarem o PGRSS. Define os procedimentos gerais para o manejo dos resíduos a serem adotados na ocasião da elaboração do plano, o que, desde então, não havia sido contemplado em nenhuma resolução ou norma federal.
Fonte: BRASIL, Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Brasília. 2006. Disponível em: http://gg.gg/1brhse. Acesso em: 19 ago. 2024.
Diante do exposto, para melhor compreensão e segregação dos RSS, estes são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. A seguir, segue uma descrição suscinta de cada um dos grupos nos quais os RSS são classificados conforme a Resolução CONAMA n.º 283/01. Leia-as atentamente.
I- Materiais perfurocortantes ou escarificantes, objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
II- Engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
III- Não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
A classificação de cada um dos tipos de RSS descritos em I, II e III enquadra-se, corretamente, nos respectivos Grupos de Resíduos Sólidos de Saúde:
O eritrograma é a parte do exame hematológico que avalia a série vermelha do tecido sanguíneo, especificamente, o número de glóbulos vermelhos, a dosagem de hemoglobina, hematócrito e os índices hematimétricos. O eritrograma permite o diagnóstico e o acompanhamento das anemias e hemoglobinopatias. Após análise do resultado do eritrograma, pode-se inferir que:
I- Os índices hematimétricos evidenciaram poiquilocitose com hemácias hipocrômicas.
II- Os índices hematimétricos evidenciaram uma anisocitose com hemácias microcíticas.
III- O RDW-CV evidenciou a existência de diferença no tamanho das células vermelhas.
IV- O HCM evidenciou uma microcitose, uma diminuição do tamanho dos eritrócitos.
V- O VCM e HCM evidenciaram respectivamente uma microcitose e uma hipocromia.
Está CORRETO o que se afirma em:
Considerando os dados clínico-laboratoriais do caso clínico apresentado, pode-se afirmar que:
I- o paciente apresenta leucopenia com presença de células imaturas.
II- o paciente apresenta leucocitose com neutrofilia e desvio à esquerda.
III- o paciente apresenta anisopoiquilocitose evidenciada no eritrograma.
IV- o paciente apresenta discreta trombocitopenia sem alterações qualitativas.
V- o paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de infecção bacteriana.
Está CORRETO o que se afirma em
Fonte: BAKRIS, George L. Medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial. Manual MSD. set 2023. Disponível em: http://gg.gg/1brcv6. Acesso em: 19 ago. 2024.
Considerando as informações do enunciado, duas importantes classes de medicamentos descritas a seguir são utilizadas para o controle da pressão arterial: 1) os medicamentos diuréticos tiazídicos e 2) os bloqueadores dos receptores da angiotensina II. Os nomes dos representantes dessas classes de medicamentos, utilizados em larga escala para iniciar um tratamento anti-hipertensivo, são, correta e respectivamente,