Questões de Concurso
Para técnico desportivo
Foram encontradas 608 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - O acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo previsto no PNH.
II - O Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde: gerência de “porta aberta”; ouvidorias; grupos focais e pesquisas de satisfação são dispositivos previsto no PNH.
III - Visita Aberta e Direito à acompanhante é um dispositivo previsto no PNH.
IV - Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva são dispositivos previsto no PNH.
I - São formatos de sistemas de competição o campeonato, a copa e o torneio.
II - No sistema de Chave olímpica pode ser realizado em fase única de mata-mata do início ao fim.
III - O rodizio relâmpago é usado quando se trata de um festival, torneio início ou torneio de preparação, em que há um número relativamente grande de participantes e pouco tempo disponível. O processo exige uma redução do tempo normal de jogo, adaptado ao total de tempo disponível.
IV - No sistema de eliminatória dupla os competidores que perderam uma única vez tem chance de ser campeões, ou seja, só está eliminado quem perde três vezes.
I - Devido à organização de movimentos operários na busca de melhores condições de trabalho, salariais e diminuição da jornada, leis foram criadas diminuindo a jornada semanal, instituindo fins de semana livres e férias. Surge então a ideia de ocupação do tempo livre de trabalho. O tempo de lazer, ou o tempo livre de trabalho
II - Atualmente, o lazer apresenta-se como um elemento central da cultura vivida por milhões de trabalhadores, possui relações sutis e profundas com todos os grandes problemas oriundos do trabalho, da família e da política, que sob sua influência, passam a ser tratados em novos termos.
III - O lazer deve ser um momento, em que o indivíduo se empenha em algo que escolhe, lhe dá prazer e que o modifica como pessoa.
IV - O lazer pode ser entendido como sendo as atividades em áreas de interesse diferenciadas que compõem um todo interligado.
I - No sistema de marcação por zona 2x1x2 é utilizada quando a equipe defensora enfrenta outra equipe com características de boas infiltrações no garrafão.
II - No sistema de marcação 3x2 consiste na sua utilização quando a equipe defensora é eficiente nos rebotes defensivos.
III - No sistema de marcação 2x3 é recomendada quando a equipe defensiva não possui um rebote tão eficiente.
IV - A marcação por zona 1x3x1 será utilizada quando se enfrenta uma equipe adversária que atua com dois bons pivôs altos e bons tecnicamente, e que realizam triangulações.
I - O Atleta deve impulsionar-se em um só pé.
II - O Atleta falha se após o salto, a barra não permanecer nos suportes devido a ação do Atleta enquanto salta.
III - O Atleta falha se ele tocar o solo, incluindo a área de queda além da borda mais próxima do plano dos postes, dentro ou fora deles com qualquer parte do seu corpo, sem ter ultrapassado a barra primeiro.
IV - Caso o atleta saltar, encostar no sarrafo e este perceber que o sarrafo está caindo, o atleta arruma o sarrafo no seu devido lugar antes de cair na área de queda e, na opinião do árbitro, nenhuma vantagem foi obtida, o salto será considerado válido.
I - O método situacional é uma metodologia ativa e contemporânea.
II - Na metodologia situacional o aluno/atleta aprende levando em consideração seus interesses, experiências anteriores, sua inteligência e sua criatividade.
III - No modelo situacional esta metodologia enfatizará a solução das situações problemas do esporte em questão, por meio da compreensão tática do jogo
IV - No método situacional os gestos técnicos são realizados repetidamente até que o aluno/atleta tenha o pleno domínio da ação para que possa de forma inteligente inserir esta técnica adquirida no jogo.
I - Na alavanca de segunda classe o ponto de potência fica entre o ponto de apoio e ponto de resistência.
II - Na alavanca de primeira classe o ponto de apoio fica entre o ponto de potência e o ponto de resistência.
III - Na alavanca de segunda classe o ponto de resistência fica entre o ponto de apoio e ponto de potência.
IV - Na alavanca de terceira classe o ponto de potência de apoio e resistência ficam sobrepostos.
I - O músculo em uma ação agonista ele é o agente responsável na produção do movimento.
II - O músculo atuando como estabilizador mantém a congruência articular ao longo de todo o curso do movimento e controlam as relações articulares.
III - O músculo em uma ação antagonista ele atua em conjunto, com o agonista para realizar a mesma ação motora e contribuir com o movimento que está sendo realizado.
IV - O Músculo em uma ação sinergista ele atua em ação oposta do músculo responsável pelo movimento na ação motora.
I - 1 grau de liberdade ocorre em um plano e 1 eixo, tendo como exemplo a articulação do cotovelo.
II - 2 graus de liberdade ocorrem nas articulação que permitem movimentos de 2 planos e 2 eixos, como a articulação do punho.
III - 3 graus de liberdade ocorre nas articulações que permitem movimentos de 3 planos e 3 eixos, como a articulação do ombro.
IV - 4 graus de liberdade ocorre nas articulação que permitem movimentos em todos os planos e eixos, como a articulação do quadril.
I - As variáveis de treinamento volume, duração e número (quantidade) de estímulos por sessão de treinamento dependem do tempo, da duração e da distância percorrida em quilômetros ou metros. Estas estão definidas como sendo variáveis qualitativos do treinamento.
II - A variável densidade, ou seja, a frequência com que um atleta executa uma série de estímulos por unidade de tempo, é a relação temporal entre a fase de carga e a recuperação. Esta é entendida como sendo uma variável qualitativa do treinamento.
III - As variáveis intensidade de um estímulo isolado depende da carga, da velocidade de execução e da variação do intervalo de recuperação entre os estímulos, estas são definidas como sendo variáveis qualitativas do treinamento.
IV - A variável frequência do treinamento, número (quantidade) de unidades de treinamento por dia ou por semana são variáveis qualitativas do treinamento.
I - O princípio da sobrecarga o consiste em sobrecarregar o organismo do atleta, de maneira adequada, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. A sobrecarga deve ser individualizada e aplicada de forma progressiva ao longo do processo de treinamento.
II - O princípio da individualidade biológica segundo Tubino (1984), define-se como sendo o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais. Cada ser humano possui uma estrutura e uma formação física e psíquica próprias e, por isso, individualizar os estímulos de treinamento apresentaria melhores resultados, uma vez que seriam obedecidas as características e as necessidades individuais dos praticantes de esporte.
III - O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.
IV - O princípio da reversibilidade segundo Barbanti (2010) assegura que um determinado treinamento para uma capacidade física pode acarretar interferência negativa em outra capacidade física, nisto temos como exemplo o aumento da força pode prejudicar a flexibilidade.
I - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por todas as causas.
II - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: mortalidade por doenças cardiovasculares e incidência de hipertensão.
III - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: melhora a saúde mental, redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
IV - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: a saúde cognitiva e o sono.
I - Segundo a OMS em adultos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por todas as causas, mortalidade por doenças cardiovasculares, incidência de hipertensão, incidência de alguns tipos de cânceres, incidência do diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono.
II - Segundo a OMS adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
III - Segundo a OMS adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade.
IV - Segundo a OMS adultos devem realizar atividades de fortalecimento muscular de moderada intensidade ou maior que envolvam os principais grupos musculares dois ou mais dias por semana, pois estes proporcionam benefícios adicionais à saúde.

Retirado de GUEDES, D. P, GUEDES, J. E. R. P. 2066
I - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para melhorar ou manter a densidade mineral óssea. Uma boa densidade mineral óssea pode contribuir para o não desenvolvimento de osteoporose.
II - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para evitar a sarcopenia. A sarcopenia é caracterizada pela diminuição de massa muscular.
III - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para uma melhor integridade muscloesquelética e propiciando uma probabilidade menor de risco de lesão muscular e dores.
IV - O treinamento físico da força e de resistência muscular, segundo alguns estudos, podem contribuir para melhor desenvolvimento de algumas atividades de vida diária e melhora da autopercepção da qualidade de vida em idosos.
I - Dentre os hábitos saudáveis, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo deve ser estimulado pois muitos estudos científicos demonstram vários efeitos benéficos da prática de atividades físicas sobre a pressão arterial.
II - Com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.
III - O hipertenso ao se exercitar de forma regular pode contribuir para o aumento da gordura corporal e a gordura no abdômen, ajudando a ganhar massa muscular, o que pode ser benéfico para o hipertenso.
IV - O hipertenso ao se exercitar pode aumentar o colesterol e os triglicérides, melhorando o perfil lipídico.
I - O sedentarismo é uma das causas da doença, o que significa dizer que quando você pratica exercícios de forma regular, está atacando uma das causas do diabetes.
II - Em diabéticos é fundamental que façam sempre um teste de glicose antes de começar a se exercitar, bem como um teste depois de terminada a sessão. Caso o exercício se prolongue por mais de 40 minutos, a pessoa deve realizar um teste também no decorrer da sessão de treinamento.
III - É recomendado ao diabético que pratica exercícios ter sempre à disposição alguma fonte de carboidrato de absorção rápida caso tenha hipoglicemia (redução exagerada de glicose no sangue, com valor inferior a 99 mg/dL).
IV - É recomendado ao diabético realizar um teste glicêmico antes de se exercitar, o teste realizado antes da sessão de exercícios será sempre um guia para o diabético. O ideal e recomendável é que a glicose esteja entre 100 e 200 mg/dL.
I - O TGFU foi proposto por seus idealizadores que acreditavam que as aulas/treinamentos na iniciação esportiva se estruturavam a partir de atividades analíticas, desvinculadas do contexto do jogo e que visavam o ensino de habilidades técnicas.
II - Na metodologia de ensino dos esportes pautados no TGFU as crianças aprendem a solucionar os problemas táticos durante a vivência do jogo.
III - A metodologia do TGFU encara o jogo como um contexto que oferece a possibilidade de aprendizagem a partir da integração de elementos sociais, culturais, físicos e emocionais.
IV - No TGFU a aprendizagem dos esportes deve ocorrer dentro e a partir do contexto do jogo.