Questões de Concurso
Para assistente de alunos
Foram encontradas 3.510 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Lucas é um aluno que necessita do apoio de cadeira de rodas. Em sua escola, as salas de aula ficam no segundo andar do prédio. Para o acesso ao segundo andar, foi construída uma rampa, contudo ela foi planejada fora do ângulo de inclinação determinado pelas normas da ABNT, o que leva Lucas a fazer grande esforço para subir a rampa e para descê-la. Diante dessa situação, Lucas sempre precisa contar com a ajuda dos colegas para empurrar sua cadeira acima e freá-la quando vai descer a rampa, o que acaba por gerar constrangimentos para Lucas.
Em relação a essa situação vivida por Lucas:
I. a escola deveria ter adaptado a estrutura física e o mobiliário para incluir Lucas.
II. a família de Lucas deveria tê-lo matriculado em uma escola inclusiva.
III. a estrutura física da escola gera barreiras à circulação com segurança de Lucas.
IV. a escola de Lucas deveria, por lei, disponibilizar um auxiliar para ajudá-lo a subir a rampa.
V. o secretário municipal de educação deveria punir a escola pela construção da rampa.
VI. a escola deveria ter construído as salas de aula no primeiro andar.
São CORRETAS as apenas as afirmativas:
Flora está deixando a escola. Flora é aluna transgênero. Seu nome civil é Willian, seu nome social Flora. A escola já havia até mesmo adotado seu nome social nos documentos internos, como nos diários dos professores, mas não foi o suficiente. Por isso, Flora está deixando a escola. Lidar com o preconceito diário é doloroso; lutar contra a piadinha e o comentário depreciativos é doloroso; lidar com a falta de apoio da comunidade escolar é doloroso; assim como é doloroso ser invisibilizada nos primeiros minutos em que pisa a escola todos os dias. Ninguém vê Flora. Ninguém escuta Flora. Por isso, Flora está deixando a escola. Para ela, a escola tornou-se um não lugar. Agora, Flora está fora da escola.
(MOTTA, Gláucio Rodrigues. Flora está deixando a escola. Mimeo: Vila Velha, ES, 2022.)
A partir do texto sobre Flora e a escola, NÃO é coerente afirmar que:
Atualmente, muitos alunos demonstram grande desinteresse pelos estudos. Pensam que já sabem o bastante e, por isso, se recusam a estudar.
As alternativas a seguir apontam ações, dos profissionais da escola, que favorecem o envolvimento do aluno com os estudos, EXCETO:
Na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, consta o seguinte artigo:
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos, EXCETO:
Os adolescentes querem ter autonomia para escolher seus programas e viver aventuras, estando certos de que sabem o que é melhor para eles e de que nada de ruim pode lhes acontecer. Diante dessa onipotência juvenil, muitas vezes, tornam-se explosivos frente a uma simples pergunta, provocando conflitos e resistências.
Assinale a alternativa que completa a frase adequadamente.
Visando o desenvolvimento da autonomia do adolescente, o adulto responsável precisa .....................................
Consta na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o seguinte parágrafo:
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Em concordância com o parágrafo citado da Lei é CORRETO afirmar que é direito dos pais ou responsáveis
No Brasil, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, garante à criança e ao adolescente o direito a educação. Analise as afirmativas sobre alguns objetivos da referida Lei acerca da educação.
I. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) visa preparar jovens para o exercício da cidadania.
II. A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, tem por objetivo qualificar o jovem para o trabalho.
III. A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, garante à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos da escola.
Pela análise estão CORRETAS as afirmativas
Uma das opções preferidas de lazer dos adolescentes é a prática de esportes.
Todas as afirmativas acerca da atividade esportiva como lazer para o adolescente estão corretas, EXCETO:
Roberto é assistente escolar e, ao aplicar uma prova numa turma de adolescentes, encontrou um deles colando. Fazendo uso de sua autoridade, Roberto tomou a prova do aluno que, revoltado, iniciou uma discussão agredindo o assistente escolar que, por sua vez, também se impacientou e agrediu o aluno. A discussão somente teve fim na sala da diretoria.
Diante da situação apresentada, a atitude CORRETA do assistente escolar seria
A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.
I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.
II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.
III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.
A disciplina e a ética são essenciais para a vida em sociedade. Analise as afirmativas sobre disciplina e ética e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Disciplina é o conjunto de regras éticas utilizadas para atingir um objetivo ou resultado com menos recurso e em menos tempo.
( ) Ética é o critério qualitativo do comportamento humano que envolve e preserva o respeito ao bem-estar biopsicossocial.
( ) Disciplina é o controle autoritário do comportamento humano imposto de maneira arbitrária sem espaço para reflexão ou contestação.
( ) Ética é a consciência individual que busca a satisfação pessoal independentemente do contexto e das regras sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Uma crise de paradigma envolve, segundo Thomas Kunh (1962), a crise de concepção, de visão de mundo, de maneira a possibilitar a ocorrência de mudanças das mais radicais, que oportunizam as chamadas revoluções científicas. Diante do exposto, certamente a Educação Inclusiva