Questões de Concurso
Para engenheiro de tráfego
Foram encontradas 612 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume V do CONTRAN (2014) destaca que, para a escolha dos recursos computacionais na programação semafórica, é necessário reconhecer as vantagens e desvantagens quando da operação de sistemas centralizados em tempo fixo e atuados. Em termos de vantagem, para o modo de operação do tipo fixo, assinale a alternativa incorreta.
Segundo consta no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume V do CONTRAN, (2014), os controladores semafóricos podem ser operados de modo descentralizado e centralizado. O segundo admite, além do nível básico, outros níveis de funcionamento de modo a agilizar a operação do sistema de interseções semaforizadas.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) que estão relacionadas aos controladores centralizados.
( ) Monitoração do estado de funcionamento dos controladores e semáforos (grupos focais).
( ) Implementação remota de alguns elementos da programação dos planos semafóricos.
( ) Coleta de dados do tráfego.
( ) Monitoração das condições de circulação.
( ) Seleção e implementação de planos semafóricos em função da demanda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os dispositivos de canalização e segurança são posicionados junto a pista de rolamento, para a canalização de veículos durante a execução de obras, serviços de conservação e situações de emergência. Para sua montagem é necessário respeitar o espaçamento máximo recomendável entre dispositivos de direcionamento - barreiras, cones e cilindros canalizadores. Assinale a alternativa correta que indica o espaçamento máximo permitido.
Um dos principais problemas do trânsito na cidade está relacionado a diminuição do tempo gasto no deslocamento dos veículos. Para corrigir ou minimizar esse problema são realizadas ações pontuais, do tipo - retirar estacionamento da via, proibir conversões e retornos, alterar a geometria da via, alterar o sentido de circulação, restringir a circulação de veículos específicos etc. Assinale a alternativa correta que apresenta o nome empregado para essa condição em que esse problema deixa de existir depois das ações pontuais.
A Lei Nº 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Em seu Art. 5º são descritos os princípios que fundamentam a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Analise as afirmativas abaixo.
I. Acessibilidade pendular.
II. Desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais.
III. Equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.
IV. Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano.
V. Segurança nos deslocamentos das pessoas.
VI. Gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Assinale a alternativa correta.
O sinal R-1 (PARE) deve ser utilizado quando se deseja reforçar ou alterar a regra geral de direito de passagem prevista no art. 29, inciso III, do CTB. Seu uso deve:_____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume V, para se implantar um sistema de semaforização é necessário agregar outras sinalizações. Nesse contexto, leia os trechos abaixo.
“A sinalização semafórica deve vir acompanhada por _____, conforme especificado no Volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Sinalização Horizontal), em todas as aproximações da interseção ou da faixa de pedestres implantada em segmento viário localizado em meio de quadra”.
“Quando necessário, em função das condições de _____, deve ser utilizada a placa A-14 - Semáforo à frente, conforme especificado no Volume II do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Sinalização Vertical de Advertência)”.
“Quando a sinalização semafórica incluir grupos focais específicos para pedestres, deve vir acompanhada de _____, conforme especificado no Volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Sinalização Horizontal)”.
“Em via interceptada por ciclovia ou ciclofaixa, onde estão implantados semáforos para ciclistas, deve ser implantada _____, conforme especificado no Volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Sinalização Horizontal)”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas dos textos.
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume V do CONTRAN (2014) apresenta soluções para problemas do tipo: “fila excessiva de veículos para transpor uma interseção devido a muitos movimentos conflitantes”. Assinale a alternativa correta que permite solucionar esse tipo de conflito.
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume V do CONTRAN (2014) os grupos focais são empregados na sinalização semafórica de regulamentação e advertência. Abaixo são citados alguns tipos. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Para o estudo das interseções é necessário levantar informações específicas que permitem analisar a situação e tomar a decisão correta. Analise as afirmativas sobre o que é ou não relevante para a construção da análise das interseções.
I. Determinação preliminar dos períodos de pico de tráfego, através do exame de contagens de tráfego eventualmente existentes ou de observação específica do local, complementada com consultas a autoridades locais em condições de prestar informações confiáveis. Nessa pesquisa se procurará identificar os dias de semana, períodos e horários em que ocorrem os picos de tráfego.
II. Identificação das características dos veículos de menores dimensões.
III. Identificação de elementos existentes que permitam determinar fatores de sazonalidade para ajustamento dos resultados das contagens ao período do ano de maior fluxo de tráfego, tais como: – postos de contagens permanentes ou que levantem informações de diversas épocas do ano; – contagens existentes em períodos específicos do ano, conhecidos como de maior volume de tráfego no local; – outros indicadores da flutuação sazonal do tráfego.
IV. Identificação de elementos existentes que permitam determinar os fatores de expansão necessários à determinação do Volume Médio Diário (VMD) das diversas correntes da interseção.
V. Levantamento de valores de taxas de crescimento a aplicar aos volumes determinados nas contagens, obtidos de estudos socioeconômicos ou estudos de tráfego existentes.
Assinale a alternativa correta.
Os profissionais das Engenharias de Tráfego, e de campo, realizam atividades voltadas a ampliar as condições de fluidez e de segurança no trânsito. Sobre o que é da competência desses profissionais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Elaboração e atualização do mapa cadastral.
II. Desenvolvimento e implantação de corredores especiais de trânsito nas vias já existentes.
III. Identificação, estudo e análise de novos polos geradores de trânsito.
IV. Estudos e análises da utilização das faixas de domínio do sistema viário.
V. Atualização e manutenção do cadastro de projetos do sistema viário.
VI. Estudos e projetos necessários a adequações e melhorias no sistema viário.
Assinale a alternativa correta.
Segundo o Manual de Estudos de Tráfego, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a velocidade assume várias formas de acordo com o tipo de tempo. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Velocidade Média de Percurso: é a velocidade em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo apenas os tempos em que os veículos estão em movimento.
( ) Velocidade de Fluxo Livre: é a velocidade média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito.
( ) Velocidade Diretriz ou Velocidade de Projeto: é a velocidade selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos.
( ) Velocidade de Operação: é a mais alta velocidade com que o veículo pode percorrer uma dada via atendendo às limitações impostas pelo tráfego, sob condições favoráveis de tempo; podendo exceder a velocidade de projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Manual de Estudos de tráfego, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), indica que, na elaboração de estudos de tráfego, diversas definições e conceitos são empregados com o intuito de facilitar o entendimento e que permitem uniformizar os procedimentos. Quanto a essas definições, assinale a alternativa incorreta.
A Resolução nº 711/2017 que estabelece o conteúdo mínimo do Manual Básico de Segurança no Trânsito em seu Art. 1º - Parágrafo único, indica que a apresentação do Manual de Segurança deverá seguir uma determinada ordem quando de sua elaboração. Desse modo, assinale a alternativa correta.
Cada acidente é diferente. O socorro depende das características do acidente e do local de sua ocorrência. A sequência das ações a serem realizadas sempre será a mesma, segundo a Cartilha que trata das Noções de Primeiros Socorros no Trânsito da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) – 2005. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
O CTB, em seu Art. 7º, indica as entidades e órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo quanto a alguns órgãos correspondentes.
I. Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo.
II. Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores.
III. Órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Assinale a alternativa correta.
Conforme o Art. 17 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) tem a competência de realizar uma série de atividades. Quanto a essas atividades de competência da JARI, assinale a alternativa incorreta.
Os artigos e incisos que tratam da sinalização de trânsito no Capítulo VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinam condutas e meios de assegurar a qualidade do campo visual para que não ocorram falhas na compreensão das informações. Em relação ao conteúdo descrito nesse capítulo, assinale a alternativa incorreta
Sobre o clima no estado do Acre, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A circulação atmosférica que atua no território acreano define duas estações climáticas: uma chuvosa e outra seca.
( ) A estação chuvosa ocorre entre fevereiro e julho, ocasião em que se verificam médias superiores a 300 mm/mês (milímetros por mês), sendo que maio é o mês mais chuvoso.
( ) A estação seca ocorre entre agosto e janeiro, apresentando médias pluviométricas inferiores a 5 mm/mês, sendo que novembro é o mês menos chuvoso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considere os domínios morfoclimáticos (biomas) abaixo.
I. Amazônico.
II. Caatingas.
II. Cerrado.
IV. Pradarias.
Com base nos domínios citados, assinale a alternativa correta.