Questões de Concurso
Para analista de educação
Foram encontradas 225 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O’CONNOR (2017).
No Manual de Programação Neurolinguística, O’Connor (2017) refere-se a dois tipos principais de aprendizagem: a aprendizagem simples e a aprendizagem generativa.
A figura apresentada representa
Considerando que a Andragogia se refere ao ensino de adultos e, como tal, tem suas peculiaridades, Carvalho et al. (2010) defendem que
A Taxonomia de Bloom é um instrumento de planejamento didático-pedagógico cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo.
A estrutura mais conhecida dessa taxonomia é composta por seis objetivos cognitivos que representam resultados de aprendizagem esperados, sendo cumulativos e organizados em termos de complexidades dos processos mentais.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da habilidade com o seu respectivo objetivo, conforme descrito por Ferraz e Belhot (2010).
COLUNA I
1. Conhecimento
2. Compreensão
3. Aplicação
4. Análise
5. Síntese
6. Avaliação
COLUNA II
( ) Habilidade de subdividir o conteúdo em partes menores com a finalidade de entender a estrutura final.
( ) Habilidade de compreender e dar significado ao conteúdo.
( ) Habilidade de julgar o valor do material (proposta, pesquisa, projeto) para um propósito específico.
( ) Habilidade de usar informações, métodos e conteúdos aprendidos em novas situações concretas.
( ) Habilidade de lembrar informações e conteúdos previamente abordados.
( ) Habilidade de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um novo todo.
Assinale a sequência correta.
No atual mundo do trabalho e das organizações, cada vez mais as ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são percebidas como um sistema integrado por três elementos, a saber: avaliação de necessidades; planejamento do treinamento e sua execução; avaliação do treinamento, este último sendo o principal responsável pelo provimento de informações que garantem o aperfeiçoamento constante do sistema de T&D.
Borges-Andrade (2002), apoiando-se na proposta de Hamblin (1978), afirma que uma avaliação de treinamento e desenvolvimento deveria seguir cinco níveis, sendo eles:
WICK; POLLOCK; JEFFERSON (2011).
Nessa figura, são apresentadas as seis disciplinas que transformam educação em resultado para a organização. Especificamente na segunda disciplina, “Desenhar uma experiência completa”, Wick, Pollock e Jefferson (2011) dão ênfase ao processo de aprendizagem.
Sobre a D2, assinale a alternativa que não apoia a perspectiva dos autores.
Visando superar os fatores limitadores para a efetiva implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde iniciou, em 2017, o processo denominado de “A retomada da PNEPS”, com a intenção de recolocar o tema da Educação Permanente em Saúde na agenda das políticas públicas do país.
A partir dessa iniciativa, Silva e Scherer (2020) realizaram um estudo que deu voz a atores que promovem a PNEPS, no intuito de compreender os fatores intervenientes em sua implementação, o qual concluiu que:
Partindo da perspectiva de que a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno, e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio, o psicólogo norte-americano D. P. Ausubel formulou propostas psicoeducativas inovadoras para a aprendizagem escolar e o ensino que apresentam muitas vantagens em relação à aprendizagem memorística.
Nesse contexto, sobre as vantagens do conhecimento que se adquire por aprendizagem significativa, compiladas por Pelizzari et al. (2001-2002), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Esse conhecimento é retido e lembrado por mais tempo.
( ) Esse conhecimento é flexível, já que pode ser ensinado de modo independente da estrutura cognitiva do aluno.
( ) Esse conhecimento aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil.
( ) Esse conhecimento é apreendido rapidamente, pois é transmitido ao aluno em sua forma já acabada, prescindindo da etapa de descoberta.
( ) Esse conhecimento estimula o aluno a experimentar novas aprendizagens apoiadas na aprendizagem anterior (reaprendizagem).
Assinale a sequência correta.
Ao discorrer sobre as metodologias ativas e seu potencial de promoção da autonomia dos estudantes, Berbel (2011) destaca seis delas.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as metodologias ativas e sua caracterização.
Segundo Éboli (2014), os Sistemas de Educação Corporativa têm desempenhado um papel estratégico na construção da competitividade empresarial ao atrelar o desenvolvimento das competências humanas às competências empresariais. Nesse contexto, a implantação de uma Educação Corporativa (EC) requer uma transição de paradigma em relação ao tradicional Centro de Treinamento & Desenvolvimento (T&D).
Essa transição paradigmática do T&D para a EC envolve
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor, por meio da articulação entre ensino e serviço. A condução locorregional da PNEPS é efetivada por um Colegiado de Gestão configurado como Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS.
Sobre os Colegiados de Gestão e os Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Colegiados de Gestão devem formular políticas de formação e desenvolvimento de formadores e de formuladores de políticas, fortalecendo a capacidade docente e a capacidade de gestão do SUS.
II. Os Colegiados de Gestão devem padronizar, para todo o território nacional, os conteúdos teórico-práticos de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, de modo a fortalecer o controle e a qualidade pedagógica do processo formativo. III. Cabe aos Colegiados de Gestão estabelecer a pactuação e a negociação permanentes entre os atores das ações e serviços do SUS, docentes e estudantes da área da saúde.
IV. Os hospitais de ensino e serviços de saúde poderão compor, em conjunto com outras instituições, os Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS.
V. O Colegiado de Gestão de cada Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS se responsabilizará pela geração dos recursos financeiros que viabilizarão a formação e o desenvolvimento de trabalhadores de sua locorregional.
De acordo com o disposto na Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004, estão corretas as afirmativas
Quando se trata de qualidade e segurança do paciente nos serviços de saúde, toda a equipe multiprofissional deve desempenhar a máxima atenção assistencial.
Sendo assim, analise os conceitos a seguir, referentes à segurança do paciente.
I. O near miss trata-se de um incidente que atingiu um paciente e causou danos.
II. Um evento adverso é um incidente que não atingiu o paciente.
III. Um evento sentinela é caracterizado por aquele em que só um caso é suficiente para indicar um problema.
IV. Os triggers são sinais e sintomas ou situações que supostamente são indicativos da existência de um evento adverso.
Estão corretos os conceitos
A ética pode ser conceituada como “o conjunto de regras de comportamento e formas de vida que busca permitir às pessoas a realização do valor fundamental da existência, o bem” (Felizardo, 2012).
Nas instituições de prestação de serviço em saúde, existem conflitos relacionados ao descumprimento de regras estabelecidas e, sobretudo, à ignorância dos preceitos de ética e cidadania no ambiente de trabalho, decorrendo em denúncias e processos.
Nesse contexto, assinale a alternativa que exemplifica uma má conduta proposital do trabalhador de saúde, acarretando danos diretos e iminentes ao paciente.
Disponível em: https://www.jornaldopovo.net/charges/2021-01-18. Acesso em: 10 maio 2024.
Índices de vacinação entre adultos é menor que o recomendado pelos órgãos de saúde
Segundo informações do Portal Butantan, as coberturas vacinais contra a gripe e a Covid-19 se encontram abaixo do índice de 90%, preconizado pelas entidades de saúde. O Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Juarez Cunha, contextualizou que existem poucas pesquisas que mostram o panorama geral, mas estimou que o percentual de idosos com esquema vacinal completo é de 20 a 25%, no máximo.
Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/noticias/saude/pesquisa-revela-68-dos-brasileiros-nao-sabem-que-o-virus-da-gripe-pode-agravar-doencas-em-idosos-1.1480513. 02/04/2024. Acesso em: 10 maio 2024.
Considerando a leitura dos textos, assinale a alternativa que esclarece porque há grande atenção voltada para o esquema vacinal da população idosa do país.
Brasil já vive 7º pior ano em número de casos de dengue desde 2000
O Brasil alcançou o registro de 1.038.475 casos prováveis de dengue na 6ª feira, 1º de março de 2024. O número total de mortos é de 258. Com isso, 2024 já tem o 7º maior número de infecções da doença desde 2000. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, até dezembro, os casos quadripliquem e o país termine o ano com o maior número de casos em 25 anos. São 4,2 milhões de registros previstos.
Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-saude/saude/brasil-ja-vive-7o-pior-ano-em-numero-de-casos-de-dengue-desde-2000. Acesso em: 10 maio 2024.
Disponível em: https://www.poder360.com.br/infograficos/brasil-ja-vive-7o-pior-ano-em-numero-de-casos-de-dengue-desde-2000/. Acesso em: 10 maio 2024.
A partir das leituras dos textos, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese correta sobre as possíveis causas do aumento considerável de casos de dengue:
MP apura denúncias de ‘fura-filas’ da vacina contra covid-19
Relatos compartilhados nas redes mostram prefeitos, fotógrafo, filho de deputado e até chefe de setor de informática recebendo a vacina.
O Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde, definiu como grupos prioritários os idosos e deficientes residentes em institutos de longa permanência, profissionais de saúde e indígenas aldeados. [...] Especialistas defendem que a vacinação contra a covid-19 deve ser uma estratégia coletiva, não individual, com o objetivo de proteger as pessoas que pertencem aos grupos de risco e as que estão mais expostas ao vírus.
Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/mp-apura-denuncias-de-fura-filas-da-vacina-contra-covid-19. 21 jan. 2021. Acesso em: 13 maio 2024.
Tendo em vista a emergência da vacinação em um contexto pandêmico, trata-se de uma causa coletiva, que requer atitude ilibada.
São princípios fundamentais para um agente público, sobretudo aquele que mantém relação com os serviços de saúde:
Na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, é um princípio fundamental o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde. As diretrizes devem contemplar todos os trabalhadores, priorizando, entretanto, pessoas e grupos em situação de maior vulnerabilidade, como aqueles inseridos em atividades ou em relações informais e precárias de trabalho ou até de maior risco para a saúde.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um pressuposto básico para a promoção de urbanidade no trabalho, no que tange à vigilância em saúde do trabalhador.
Com base nas informações coletadas nesse levantamento, foram identificados quatro tipos de propostas de interação escola-família.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o tipo de interação com seu respectivo objetivo, conforme descrito pelas autoras no texto “Interação escola-família: subsídios para práticas escolares”.
COLUNA I
1. Educar as famílias
2. Abrir a escola para a participação familiar
3. Interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais
4. Incluir o aluno e seu contexto
COLUNA II
( ) Garantir aos alunos o direito a educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e de discriminação.
( ) Conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
( ) Fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.
( ) Reduzir os episódios de indisciplina dos alunos.
( ) Conscientizar os familiares da importância de seu envolvimento para o sucesso escolar do aluno.
Assinale a sequência correta.
Depreende-se dessa afirmativa que o autor está falando da Pedagogia
Sobre as etapas de integração entre as tecnologias digitais e as práticas pedagógicas, analise a figura a seguir.
Fonte: Bacich; Moran, 2017.
Com base na imagem apresentada, a situação prática na qual o professor passa a inserir vídeos ou pequenas simulações em suas apresentações, tornando-as mais interessantes aos estudantes e aproximando-os dos conceitos com os quais devem interagir, refere-se à etapa da:
Conforme as orientações do Referencial Curricular, analise as ações a seguir, que gestores, supervisores e professores podem implementar para amenizar os impactos dessa transição, e assinale com V as ações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Treinar os alunos do 5º ano em relação aos novos comportamentos de estudo e de disciplina que serão exigidos a partir do 6º ano.
( ) Promover visita do pedagogo ou professores do 6º ano às escolas de anos iniciais para falar com os alunos do 5º ano sobre a nova organização.
( ) Encaminhar relatório dos alunos do 5º ano junto com a documentação para matrícula.
( ) Diminuir progressivamente as atividades e os espaços que envolvam a ludicidade no 5º ano visando a preparar os estudantes para a prevalência de conteúdos a partir do 6º ano.
( ) Realizar oficinas com os professores que assumem o 6º ano para auxiliar na compreensão das necessidades do aluno.
( ) Realizar reuniões de pais para solicitar que diminuam o acompanhamento dos estudos dos filhos que estão no 5º e 6º anos ano de modo a aumentar sua autonomia sobre o que e como estudar.
Assinale a sequência correta.