Questões de Concurso Para fiscal estadual agropecuário - engenharia de pesca

Foram encontradas 201 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2009 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ADAGRI-CE
Q1182171 Engenharia de Pesca
O Código Internacional de Conduta para a Pesca Responsável (CICPR), aprovado pela FAO, traz elementos orientadores para a prática da pesca e da aquicultura de forma sustentável. O instrumento normativo desse código foi ratificado pelo Brasil. Acerca desses princípios e das medidas adotadas para a prática da pesca e da aquicultura responsável e sustentável, julgue o seguinte item.
As medidas de regulamentação da pesca no Brasil, no que se refere aos seus objetivos, podem ser assim agrupadas: as que tratam da proteção de parte selecionada de um estoque e as que tratam de limitação dos tamanhos de captura.
Alternativas
Q1067140 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), criado em 1963, com o objetivo de estabelecer normas internacionais na área de alimentos, é chamado de
Alternativas
Q1067139 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser indicados no receituário agronômico e no rótulo do produto. Assinale a alternativa que apresenta os cuidados corretos a serem tomados quanto à aquisição e uso dos EPIs.
Alternativas
Q1067138 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O controle de pragas, com a utilização dos conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas, empregando práticas como rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura, é conhecido como
Alternativas
Q1067137 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para dar certo, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) precisa contar com a associação de quais tipos de controle?
Alternativas
Q1067136 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Decreto Federal nº 5759, de 17 de abril de 2006, promulga o texto revisto da Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetas (CINP), aprovado na 29ª Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO – , em 17 de novembro de 1997. Nesse Decreto, conforme o Artigo II, que trata da terminologia utilizada, como é definida a “Área de Baixa Prevalência de Pragas”?
Alternativas
Q1067135 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Quarentena Vegetal previne a introdução e disseminação de pragas ausentes no Brasil, por meio do controle de vegetais, seus produtos, subprodutos, organismos para controle biológico e outros artigos regulamentados importados. Para maior segurança, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cadastra e credencia estações quarentenárias pós-entrada, bem como o conjunto de laboratórios de diagnósticos fitossanitários, que, de acordo com a legislação específica, realizam quais exames?
Alternativas
Q1067134 Legislação Estadual
A Portaria nº 2635/2014 – ADEPARÁ – dispõe sobre a prevenção, o controle da disseminação da praga Helicoverpa armígera no âmbito do Estado do Pará e dá outras providências. O Art. 2º estabelece as seguintes medidas da Defesa Sanitária Vegetal, EXCETO
Alternativas
Q1067133 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O que é sintomatologia de doenças de plantas?
Alternativas
Q1067132 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As Pragas Quarentenárias e as Pragas Não Quarentenárias Regulamentadas (PNQRs) podem ser comparadas com base em elementos de seus critérios de definição. Quanto ao critério de definição de uma Praga Quarentenária e uma PNQR, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1067131 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle. Esse conceito refere-se à
Alternativas
Q1067130 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É considerada uma Praga Quarentenária
Alternativas
Q1067129 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Systems Approach pode ser dividido em cinco fases. Quais são essas fases?
Alternativas
Q1067128 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de agricultura orgânica.
Alternativas
Q1067127 Legislação Federal
São requisitos estipulados pelo Art. 44 do Decreto Federal nº 4.074/2002, para as embalagens dos agrotóxicos e afins, EXCETO
Alternativas
Q1067126 Legislação Federal
O Art. 84 do Decreto Federal nº 4.074/2002 estabelece que, nos casos especificados, as responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, em função do descumprimento do disposto na legislação pertinente a agrotóxicos, seus componentes e afins recairão sobre
Alternativas
Q1067125 Legislação Federal
O Decreto Federal nº 4.074/2002, que regulamenta a Lei Federal nº 7.802/1989, estabelece diferentes competências para determinados Ministérios da República. Das competências a seguir, qual é atribuída ao Ministério da Saúde pelo citado Decreto?
Alternativas
Q1067124 Legislação Federal

De acordo com as conceituações oferecidas pelo Art. 1º do Decreto Federal nº 4.074/2002, que regulamenta a Lei Federal nº 7.802/1989, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Matéria-prima.

2. Aditivo.

3. Produto formulado.

4. Componente.

5. Ingrediente ativo ou princípio ativo.


a. Substância ou produto adicionado a agrotóxicos, componentes e afins, para melhorar sua ação, função, durabilidade, estabilidade e detecção ou para facilitar o processo de produção.

b. Substância, produto ou organismo utilizado na obtenção de um ingrediente ativo, ou de um produto que o contenha, por processo químico, físico ou biológico.

c. Agente químico, físico ou biológico que confere eficácia aos agrotóxicos e afins.

d. Princípio ativo, produto técnico, suas matérias-primas, ingredientes inertes e aditivos usados na fabricação de agrotóxicos e afins.

e. Agrotóxico ou afim obtido a partir de produto técnico ou de pré-mistura, por intermédio de processo físico, ou diretamente de matérias-primas por meio de processos físicos, químicos ou biológicos.

Alternativas
Q1067123 Meio Ambiente
Segundo o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes, na coleta dos incrementos nos lotes de grãos, para controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal, devem ser utilizados equipamentos, tais como caladores e/ou sondas ou similares. Deve-se, também, coletar os incrementos aleatoriamente e em diversos pontos do lote, de tal forma que suas condições sejam representativas e as respectivas quantidades de amostras simples estejam de acordo com o disposto em qual das seguintes tabelas?
Alternativas
Q1067122 Legislação Federal
O Art. 1º da Lei Federal nº 9.972/2000, que institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências, estabelece que, em todo o território nacional, a classificação é obrigatória para os produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico quando destinados diretamente à alimentação humana, nas operações de compra e venda do Poder Público; e
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: C
5: B
6: A
7: E
8: D
9: B
10: C
11: B
12: D
13: D
14: B
15: C
16: A
17: A
18: E
19: C
20: A