Questões de Concurso
Para educador artístico
Foram encontradas 40 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A _________ é um espaço construído, físico e simbolicamente, constituído por três elementos básicos: o conteúdo, a ideia e a forma e que somados geram a percepção, a experiência estética.
Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
O _________ pesquisa estratégias de interação entre o visitante e obra e usa métodos educacionais para que ele abandone a condição de escuta passiva e passe para engajamento ativo na visita e seja parte integrante do processo democrático e educacional o qual está sendo construído numa visita juntamente com o educador.
Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna:
_________ inaugurou o uso de objetos industrializados, produzidos em série, no lugar da obra feita pelas mãos do artista. Criava, assim, a noção de ready-made, que teve grande impacto na arte.
Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
Junto à grande produção de folhetos de cordel, uma manifestação literária popular produzida no Nordeste, floresceu a arte da xilogravura para as capas dos livretos.
_________ é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado aos mestres da cultura popular pernambucana, reconhecidos como Patrimônio Imaterial, e é uma das maiores expressões da gravura popular brasileira, hoje internacionalmente conhecido e admirado. Os artistas populares compõem um conjunto variado e diversificado de manifestações fincadas na alma brasileira. Assinale a alternativa que completa a lacuna acima com o nome do artista a que o texto se refere:
Antes de 1950 o Brasil tinha uma arte moderna com critérios bem definidos quanto à sua análise. Na visão modernista, as obras eram analisadas através da compreensão de suas qualidades estéticas que dependiam de ações da percepção. O ensino da arte dentro de uma concepção contemporânea começou a ser construída no início da década de 1960, a partir da reflexão de estudiosos americanos, canadenses e europeus sobre as funções da arte na educação e sobre seus métodos de ensino. Analise as assertivas acerca da arte contemporânea e seu ensino.
I- Na visão contemporânea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estéticas e também o conhecimento do seu contexto. Assim, uma obra de arte contemporânea, é mais um objeto simbólico do que puramente estético, sendo que a interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural.
II- O ensino de arte contemporânea deve considerar a visão da arte em uma perspectiva artística, não bastando a valorização da bagagem cultural do educando, centralizando a ênfase na técnica e não e no interesse por diferentes culturas, a proposta de desenvolver a capacidade de leitura técnica e atenta de obras de arte e do mundo no qual está inserida, a ampliação do conceito de criatividade deve se orientar pela mecânica e técnica.
III- O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devendo procurar desenvolver habilidades para perceber as obras de arte para fazer sentido delas. Não ver a maneira como os estudantes a interpretam e aguçar os sentidos para ampliar a forma como eles as percebem.
IV- A sociedade de hoje requer um ser “perceptível” e não “reflexivo”, e a arte contemporânea favorece isso, pois pede uma percepção passiva, não utilizando diversos meios de pensamento, se ater ao contexto e percebendo a única interpretação, promovendo o tipo de entendimento exigido por uma sociedade simplificada, na qual grupos podem coexistir com diferentes histórias valores e pontos de vista.
Está(ão) CORRETO(S):
Analise as assertivas acerca de espaços expositivos.
I- A apresentação de obras de artes visuais e a constituição de espaços expositivos adequados para a fruição da arte é tarefa que envolve uma organização externa, dependendo prioritariamente da divulgação.
II- A diversificação dos espaços expositivos influenciou no processo de legitimação das obras de Siron Franco e João Câmara.
III- A linguagem cinematográfica e seus modos de exibição instalam-se em galerias e museus, determinando formas particulares apartando-se o cinema das artes visuais marcado pelo “efeito cinema” em espaços expositivos.
IV- A exibição de uma obra de arte pode sugerir o gosto do curador, o tema da exposição, ou ainda a impressão que os objetos expostos e o espaço venham a suscitar no expectador.
Está(ão) CORRETO(S):
Sendo a tecnologia uma constante na história da arte, procura-se perceber em que medida a tecnologia digital interfere nos processos artísticos quanto a novas formulações a respeito do posicionamento do observador e do autor.
Analise as assertivas a seguir, acerca das noções de criação, autoria e sua crise a partir das intersecções entre arte e tecnologia.
I- A consolidação das noções tradicionais de autoria estão nos conduzindo para uma estagnação cultural que mantém uma sociedade individual ligada por redes eletrônicas, com cidadãos acoplados ativamente na internet na manutenção das linguagens dos sinais de uma comunidade, onde a segregação dos meios, a multimídia, é o catalisador para evolução social, uma “arquitetura do futuro” - ou a linguagem da nova era.
II- Na década de 1910 os artistas do vídeo começaram a construir os sintetizadores de vídeo baseados no mesmo princípio. O artista já não era um gênio romântico gerando um novo mundo puramente fora de sua imaginação, ele se tornou um técnico girando um botão aqui, pressionando um botão acolá-um acessório da máquina.
III- É da convergência de três momentos, intervenientes interativamente, que o artista constrói os seus objetos: (1) o mundo da realidade visível (donde o artista parte e retira os elementos); (2) o mundo da plástica (a matéria e o modo como é produzida a obra); (3) e o mundo dos pensamentos e dos sentidos (onde o artista se move).
IV- O conceito da arte durante o século XX tem-se diferido paulatinamente do existente até então. O que começou com imagens em forma de narrativas, mais ou menos miméticas, nas cavernas, evoluiu para a existências de arte elaboradas, conceituais. Tecnologias computacionais em parceria com técnicas gráficas tornaram esse desenvolvimento possível.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinale a assertiva que apresenta o entendimento de projeto cultural de acordo com a legislação específica voltada à Cultura do município de Araraquara - Lei 9.926, de 19/03/2020;
Esta obra se chama “Azulejões (2000), é composta por 27 telas de 100 x 100 cm cada.
Os azulejos são uma marca visual forte no trabalho de um(a) dos(as) mais famosos(as) artistas brasileiros(as) contemporâneos(as) que começou a usar essa imagem em seu trabalho a partir de uma viagem que fez a Ouro Preto e entrou em contato com a arte barroca do período colonial e a azulejaria portuguesa.
Assinale a quem o texto se refere:
A imagem ocupa um espaço considerável no cotidiano contemporâneo. Livros, revistas, outdoors, internet, cinema, vídeo, tevê, para citar apenas as fontes mais comuns, produzem imagens incessantemente, quase sempre à exaustão e diante de olhares de passagem. Analise as assertivas a seguir, de acordo com a leitura de imagem e a cultura visual.
I- A cultura visual diz respeito às “experiências reflexivas críticas” ou alfabetismo visual crítico, que permite aos aprendizes analisar, interpretar, avaliar e criar a partir da relação entre os saberes que circulam pelos textos orais, auditivos, visuais escritos, corporais e especialmente, às imagens que saturam as representações tecnologizadas nas sociedades contemporâneas.
II- Os estudos da cultura visual compreendem todas as representações visuais desde a cultura popular até a erudita, como o artesanato, a cerâmica, o desenho, a tapeçaria, a cesta, a pintura, a escultura, a gravura, a arquitetura, a fotografia, o design, as instalações, imagens por computador (artes gráficas), reprografia, a colagem, os quadrinhos, o cinema, desenho animado, vídeo, videoclipe, a publicidade, a televisão, performance, eletrografia, a dança, a moda, holografia.
III- Inicialmente, a leitura de imagens se baseou na teoria da gestalt e na psicologia da percepção, para as quais a imagem é compreendida como um signo que incorpora códigos diversos, os quais independem de serem conhecidos e compreendidos tendo em vista a leitura da imagem.
IV- A proposta da leitura de imagens de tendência formalista fundamenta-se em uma “racionalidade” perceptiva e comunicativa que justifica o uso e desenvolvimento da linguagem visual para facilitar a comunicação.
Está(ão) CORRETO(S):
Analise as assertivas sobre interatividade.
I- Hoje, com as técnicas digitais, computacionais e eletrônicas, vivenciamos a cultura da interatividade e da multimídia, que inaugura novos espaços e objetos.
II- A obra de arte é uma ocasião para uma experiência sensível baseada na troca [...] hoje o que estabelece a experiência artística é a copresença dos espectadores diante da obra, quer seja efetiva ou simbólica.”
III- A conexão entre a obra e os espectadores é a de relação do feedback, fazendo com que o público seja cada vez menos levado em conta.
IV- Os modos de participação e abertura da obra de arte mediada por interfaces analógicas se intensificam e se expandem, e vão além da abertura interpretativa ou participativa: estendem-se aos processos de interatividade.
Está(ão) CORRETO(S):
“Essa busca por novos caminhos ganhou força com a Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. No evento foram apresentados concertos e conferências, além de exposições de artistas plásticos.” (PROENÇA, 2005, p. 198)
Assinale a alternativa que traz as principais características do movimento modernista brasileiro a partir de 1922:
Analise as assertivas abaixo de acordo com as Diretrizes do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Cultura que compõem o Plano Municipal de Políticas Públicas para a Cultura (LEI MUNICIPAL Nº 9.228, DE 28 DE MARÇO DE 2018) e assinale a que apresenta diretriz relacionada à economia criativa e solidária e sustentabilidade.
Analise as assertivas a seguir, de acordo com o termo “mediação cultural” e suas aplicações.
I- É utilizado em contextos únicos e específicos, evidenciando uma aplicação uniforme nas práticas culturais.
II- Se pode falar tanto em mediação cultural em contextos difusos, como em museus, bibliotecas, teatros e outros equipamentos culturais, considerando-se, ainda, em relação a estes uma gama diversificada de manifestações diferenciadas em cada um desses equipamentos.
III- Tem a necessidade de ser tratada como noção situacional, ou seja, categoria pensada em relação a contextos e processos precisos.
IV- Existe uma obviedade decorrente das características abrangentes e homogêneas a todo contexto e de todas as práticas, homogeneizando e reunindo todas as práticas culturais em uma só realização e um só escopo.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinale a assertiva que apresenta exemplos de movimentos da Arte Contemporânea.
Assinale a assertiva que apresenta alteração da Lei 8.313, de 23 de dezembro de 1991, através da Lei nº 14.568, de 4 de maio de 2023, que apresenta a lista dos objetivos que os projetos culturais em cujo favor serão captados e canalizados os recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) deverão atender pelo menos um.
Assinale qual filósofo defende a ideia de que a cultura de massa é imposta pelos meios de comunicação de massa à população, que apenas absorve aquilo.
Analise as assertivas a seguir, de acordo com a Lei municipal de Araraquara Nº 10.110 que dispõe, no âmbito do município de Araraquara, sobre a organização das estruturas administrativa e hierárquica do Poder Executivo Municipal apresentando competências da Secretaria Municipal de Cultura.
I- Administrar os equipamentos culturais e do patrimônio histórico e artístico do Município.
II- Promover a coleta, guarda, gestão, conservação e preservação de documentos e demais peças que compõem a memória e o acervo artístico, histórico, arqueológico e cultural do Município, bem como promover o acesso da população aos acervos, arquivos, museus e bibliotecas do Município.
III- Realizar a cobertura jornalística das audiências concedidas pelo Prefeito Municipal com a imprensa nacional, regional e internacional.
IV- Promover a administração de pessoal, em consonância com a política de recursos humanos da ação de governo do Município, desde a seleção e admissão de pessoal, assim como todo ato e fato atinentes à vida funcional do servidor.
O(s) item(ns) que apresenta(m) competência(s) exclusivamente da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara é(são):
O modernismo na música brasileira já estava presente no Brasil antes mesmo da Semana de Arte Moderna de 1922 ocorrer, com influências vindas, sobretudo da França, de compositores como Claude Debussy (1862-1918) e Erik Satie (1866-1925).
No Teatro Municipal de São Paulo, o grande público percebeu que as mudanças de costumes propostas por aquele grupo de artistas iam além da literatura e das artes plásticas: a música clássica também beberia da vasta inspiração vinda da cultura e do folclore brasileiro.
O modernismo, em todos os campos, propunha o diálogo entre o antigo e o novo. A arte feita em referência ao passado tradicional perde seu espaço para uma arte que traga elementos de inventividade, em sintonia com o espírito de novidade da época. Na arte brasileira, essa busca se confundiu com o projeto de criação de uma identidade nacional, até então inexistente. Dentro dessa lógica, destaca-se o trabalho do(a) compositor(a) brasileiro(a)
Pode-se afirmar que a abertura da obra não é determinada somente pela relação material do objeto, nem somente através do sujeito participante, mas é determinada pela relação entre estímulos organizados com uma intenção estética.
Assinale a assertiva que apresenta a descrição da obra de arte aberta de terceiro grau.