Questões de Concurso
Para analista de desenvolvimento ambiental - geografia
Foram encontradas 25 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O processo de digitalização de mapas:
Num sistema de projeção UTM, as distâncias se apresentarão em verdadeira grandeza na(s) seguinte(s) posição(ões):
1. ao longo dos meridianos de secância.
2. ao longo do equador.
3. ao longo do meridiano central do fuso.
Está(ão) correta(s)
Os mapas coropléticos são mapas com valores associados a:
As variáveis visuais apresentam propriedades perceptivas intrínsecas que devem ser levadas em consideração no momento da transcrição gráfica. As principais são:
O Modelo Digital do Terreno pode ser entendido como uma representação:
A diferença básica entre o SIG e o CAD é que:
Examine o texto a seguir e assinale a alternativa que menciona o que a descrição do modo de vida do animal representa.
“O girino de um sapo vive na água e, após sua transformação, passa a viver em ambiente de terra firme. Quando se encontra no estágio adulto, procura ocultar-se, durante o dia, em lugares úmidos e sombrios, protegendo-se, assim, de predadores e evitando a dessecação. Contudo, ao entardecer, abandona seu refúgio à procura de alimento. Como o acasalamento se dá no ambiente aquático, vive próximo de lagoas e rios.”
A Formação Ipojuca é uma importante unidade geológica da Região Metropolitana do Recife. Tal formação é composta pelas seguintes rochas:
Em ambientes litorâneos, sujeitos à erosão marinha, como por exemplo em certas áreas da Região Metropolitana do Recife, utilizam-se como proteção aos processos erosivos: quebra-mar, espigões e molhes. A construção de um molhe é feita fundamentalmente para:
Sobre o esquema a seguir, representativo de um trecho da Carta Sinótica de uma dada região, é correto afirmar que:
1. essa região situa-se ao sul do Equador, na faixa das latitudes médias.
2. essa região, no momento, estava sob o domínio de um centro anticiclônico.
3. estava se formando, sobre a região, um ciclone extratropical.
4. pelas características dos fluxos de ar, a região situa-se no hemisfério boreal.
5. o gradiente de pressão atmosférica é praticamente inexistente.
Estão corretas:
Observe atentamente a figura a seguir.
Essa figura está representando:
A Política Nacional do Meio Ambiente objetiva a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Para que seja efetivada, essa política deverá atender, entre outros, aos seguintes princípios:
1. a educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade.
2. recuperação de áreas degradadas.
3. racionalização do uso do solo, da água, do ar e do subsolo.
4. ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico.
5. proteção de áreas ameaçadas de degradação.
Estão corretas:
Um geógrafo, encarregado de realizar análise do desenvolvimento ambiental de uma determinada área do Brasil, fez, no trabalho de campo, um bloco-diagrama, representativo de uma paisagem geográfica, reproduzido a seguir.
Quais as denominações corretas que devem ser dadas aos cursos d’água 1, 2 e 3, respectivamente, levando-se em conta a relação rede hidrográfica e estrutura geológica?
Em 1972, foi lançado o primeiro satélite de recursos terrestres, o landsat. Depois do advento desses satélites, houve um excepcional avanço nos estudos geoambientais, no que concerne à qualidade e agilidade das informações geradas. Mediante o emprego dessa tecnologia, é possível:
1. melhorar e fazer previsões com relação ao planejamento urbano.
2. realizar estudos de impactos ambientais.
3. fazer um monitoramento de desastres ambientais.
4. estimar taxas de desflorestamento em áreas tropicais úmidas.
5. realizar estimativas de áreas cultivadas em propriedades rurais.
6. monitorar mananciais e corpos hídricos de superfície.
Assinale:
TEXTO 1
A concepção de que língua e gramática são uma coisa só deriva do fato de, ingenuamente, se acreditar que a língua é constituída de um único componente: a gramática. Por essa ótica, saber uma língua equivale a saber sua gramática; ou, por outro lado, saber a gramática de uma língua equivale a dominar totalmente essa língua. É o que se revela, por exemplo, na fala das pessoas quando dizem que “alguém não sabe falar”. Na verdade, essas pessoas estão querendo dizer que esse alguém “não sabe falar de acordo com a gramática da suposta norma culta”. Para essas pessoas, língua e gramática se equivalem. Uma esgota totalmente a outra. Uma preenche inteiramente a outra. Nenhuma é mais que a outra. Na mesma linha de raciocínio, consolida-se a crença de que o estudo de uma língua é o estudo de sua gramática.
Ora, a língua, por ser uma atividade interativa, direcionada para a comunicação social, supõe outros componentes além da gramática, todos relevantes, cada um constitutivo à sua maneira e em interação com os outros. De maneira que uma língua é uma entidade complexa, um conjunto de subsistemas que se integram e se interdependem irremediavelmente.
Uma língua é constituída de dois componentes: um léxico – ou o conjunto de palavras, o vocabulário; e uma gramática – que inclui as regras para se construir palavras e sentenças da língua. Ocorre que esses dois componentes estão em íntima inter-relação; estão em permanente entrecruzamento; tanto que o componente da gramática inclui regras que especificam a criação de novas unidades do léxico ou sua adaptação às especificidades morfológicas da língua, pela mobilização de seu estoque de radicais, prefixos e sufixos.
Mas ocorre, ainda, que uma língua é mais que um sistema em potencial, em disponibilidade. Supõe um uso, supõe uma atualização concreta – datada e situada – em interações complexas que, necessariamente, compreendem: a composição de textos e uma situação de interação (que inclui normas sociais de atuação). Dessa forma, a língua apresenta mais de um componente, e seu uso está sujeito a diferentes tipos de regras e normas. Restringir-se, pois, à sua gramática é limitar-se a um de seus componentes apenas. É perder de vista sua totalidade e, portanto, falsear a compreensão de suas múltiplas determinações.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007, p.39-41. Adaptado
A apreensão das idéias defendidas no Texto 1 nos permite afirmar que sua autora:
Ainda dentro do contexto das ações voltadas para a preservação de áreas de interesse ambiental, e com base na definição legal da Lei Federal N° 9.985 Art. 2° inc VIII, assinale a alternativa que melhor se refere ao termo manejo:
De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, constitui crime contra a flora
1. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la com a infringência das normas de proteção.
2. Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem a permissão da autoridade competente..
3.Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e suas áreas de entorno, independente da sua localização..
4. Cortar e transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais.
Está (ão) correta(s)
Sabendo-se que o Parque Estadual de Dois Irmãos é considerado uma UC – Unidade de Conservação de proteção integral, e ainda de acordo com o Art. 35 da Lei N° 9.985, que estabelece que nestes casos pode ser cobrada taxa de visitação, assinale a alternativa correta
Para efeitos de renovação da Licença de Operação (LO), o órgão ambiental municipal competente com base no parágrafo 4° Art. 5° da Lei N° 17.071/2004 poderá suspender ou cancelar a licença expedida quando ocorrer:
De acordo com o que determina a Lei N° 16.243, de 14 de setembro de 1996 em seu art. 78, para efeito de preservação das formas de vegetação, fica proibido: