Questões de Concurso Para auditor de controle interno

Foram encontradas 4.429 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3067880 Administração Financeira e Orçamentária
Considerando o ciclo orçamentário resumido, analise as seguintes proposições:

I.  A fase de planejamento/elaboração da proposta orçamentária envolve a identificação e definição das metas e objetivos do governo para o período subsequente.
II. Na fase de execução orçamentária e financeira, ocorre a aprovação da Lei de Orçamento.
III. A avaliação/controle é uma etapa que consiste no acompanhamento e verificação do cumprimento do que foi planejado.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3067879 Direito Tributário
Considerando os princípios teóricos da tributação, julgue as seguintes afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) O princípio do benefício preconiza que cada contribuinte deve pagar impostos proporcionalmente aos benefícios que obtêm do Estado.
(__) O princípio da capacidade econômica sugere que os contribuintes que farão uso de um determinado serviço público devem ser os únicos a pagar por ele.
(__) O princípio da capacidade econômica destaca que as contribuições devem estar diretamente relacionadas à capacidade de pagamento das pessoas, com os que têm maior renda ou patrimônio pagando mais.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3067878 Auditoria Governamental
Com base na estrutura de gerenciamento de riscos COSO II, cada tipo de objetivo organizacional possui uma finalidade distinta. Associe os tipos de objetivos (coluna 1) com suas respectivas finalidades (coluna 2):

Coluna 1
1. Objetivos Estratégicos.
2. Objetivos de Operações.
3. Objetivos de Conformidade.

Coluna 2:
A. Utilização eficaz e eficiente dos recursos.
B. Metas gerais, alinhadas com a missão da organização.
C. Cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Alternativas
Q3067877 Controle Externo
Com base na função e na atuação dos Tribunais de Contas no Brasil, julgue as seguintes afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) O Tribunal de Contas tem competência para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
( ) O Tribunal de Contas é responsável pela aplicação de sanções previstas em lei, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, incluindo a aplicação de multa proporcional ao dano causado ao erário.
( ) O Tribunal de Contas não tem competência para fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Estado, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3067876 Contabilidade Pública
No contexto da classificação das receitas públicas, analise as proposições abaixo:

I. Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro e aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, financiando os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários.
II. Receitas Orçamentárias de Capital, embora aumentem as disponibilidades financeiras do Estado, provocam um efeito sobre o patrimônio líquido.
III. Operações intraorçamentárias, representadas pelos códigos 7 e 8 em suas categorias econômicas, não representam novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, mas apenas movimentação de receitas entre seus órgãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3067875 Auditoria
Considerando os aspectos da Auditoria, dadas as proposições abaixo, analise-as:

I. A independência e a objetividade são dois pressupostos fundamentais para o exercício da auditoria interna, de forma que possa atuar com autonomia técnica, imparcialidade e isenção.
II. Os trabalhos de auditoria não precisam ser baseados em normas e padrões técnicos e profissionais, desde que estejam suficientemente evidenciados.
III. A auditoria interna tem o papel de adicionar valor, contribuindo de forma tempestiva e efetiva em assuntos relevantes para a organização.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3067874 Direito Administrativo
Com base no conceito e nas características do Controle Administrativo conforme o princípio do autocontrole ou autotutela, analise as proposições abaixo:

I. O controle administrativo é um dever da Administração e esta tem o poder de anular seus próprios atos quando eivados de nulidade.
II. A Administração não pode revogar seus próprios atos por conveniência ou oportunidade.
III. O controle administrativo é exercido unicamente de ofício pela própria Administração.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3067873 Direito Tributário
A obrigação tributária é um componente central do sistema tributário. A respeito de seus elementos, analise as afirmações a seguir e indique qual delas apresenta a descrição correta para cada elemento:
Alternativas
Q3067872 Auditoria Governamental
Com base na compreensão da avaliação de riscos, dadas as seguintes declarações, assinale a que descreve corretamente a sua natureza no contexto de uma entidade:
Alternativas
Q3067871 Contabilidade Geral
Considerando os elementos das Demonstrações Contábeis, julgue as seguintes afirmações e Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) As estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas incluem elementos como ativo, passivo e patrimônio líquido.
(__) A classificação do ativo e do passivo considera a segregação em "circulante" e "não circulante", com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade.
(__) Os conceitos de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais e também especificam os critérios para seu reconhecimento.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3067870 Contabilidade Pública
No contexto da classificação institucional e funcional da despesa orçamentária, julgue as seguintes afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) A classificação institucional reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
( ) A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação: em que área de ação governamental a despesa será realizada.
( ) No Governo Federal, os órgãos orçamentários e unidades orçamentárias correspondem sempre a uma estrutura administrativa.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3067869 Direito Tributário
Associe corretamente o imposto à sua esfera de competência, apresentados, respectivamente, nas colunas 1 e 2:

Coluna 1:
(A) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
(B) Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
(C) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Coluna 2:
1. União.
2. Estados e Distrito Federal.
3. Municípios.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3067868 Auditoria Governamental
Considerando a matriz tridimensional de riscos no contexto da implementação de um Sistema de Controle Interno, assinale a alternativa que corretamente descreve um dos seus componentes:
Alternativas
Q3067867 Direito Tributário
Considerando as definições de determinados tipos de tributos de acordo com a norma tributária brasileira, associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na Coluna 2:

Coluna 1
1. Imposto.
2. Taxa.
3. Contribuição de melhoria.

Coluna 2
A. É um tributo cobrado em função da prestação de serviços públicos pelos entes governamentais, sendo estes serviços prestados ou ao menos colocados à disposição do contribuinte.
B. É um tributo que não depende de qualquer atividade estatal específica, sendo sua cobrança destinada ao financiamento das despesas do orçamento público.
C. É um tributo cobrado quando alguma obra pública gera uma valorização imobiliária ao contribuinte.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 
Alternativas
Q3067866 Administração Pública
Baseado nas teorias da agência e neoinstitucional, usadas para compreender a governança no setor público, associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na Coluna 2:

Coluna 1
1. Instituições.
2. Restrições informais.
3. Teoria da Agência.

Coluna 2
A. Estudam o relacionamento entre o principal e o agente, e os problemas de conflito gerados neste relacionamento.
B. São restrições humanamente concebidas que estruturam as interações políticas, econômicas e sociais.
C. Consistem em sanções, tabus, costumes, tradições, e códigos de conduta.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3067865 Auditoria
Considerando as fases principais da auditoria operacional, associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na coluna 2:

Coluna 1:
1. Seleção de temas.
2. Pré-estudo.
3. Execução.

Coluna 2:
A. Ao planejar a auditoria, o auditor deve elaborar os procedimentos a serem utilizados para coletar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
B. Processo que procura maximizar o impacto esperado da auditoria, levando em conta as capacidades de auditoria (por exemplo, recursos humanos e habilidades profissionais).
C. O auditor deve avaliar as evidências com vistas a obter os achados de auditoria.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3067864 Administração Pública
Considerando o cenário das reformas administrativas na administração pública brasileira, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3067863 Direito Administrativo
Em relação ao impacto da Lei n° 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) sobre o controle das licitações e contratações públicas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3067857 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
A Lei Orgânica do Município de Nova Trento, em seu art. 3.º, afirma que o Município, visando integrar a organização, o planejamento e execução de funções públicas e a defesa de interesses comuns, pode se associar ao Estado e aos demais Municípios, nesse caso, sob a forma de:
Alternativas
Q3067844 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Asas de borboleta inspiram músculos artificiais e produzem eletricidade

O professor Javier Fernandez, da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura, vem há alguns anos estudando as possibilidades de uso da quitina como um material inteligente, biocompatível, sustentável e com múltiplas funcionalidades. Isso lhe permitiu criar uma nova classe de compósitos e fazer planos para abrigos em Marte feitos com carapaças de insetos.
A quitina é um polímero orgânico que é o principal componente das carapaças dos artrópodes, como crustáceos, alguns insetos e até das asas das borboletas. E o caso das borboletas é interessante como fonte de inspiração porque elas apresentam mudanças estruturais que podem ser copiadas para aplicações práticas. O professor Fernandez descobriu, também, que podem ser usadas para produzir eletricidade.
Assim que uma borboleta emerge do seu casulo, no estágio final da metamorfose, ela abre lentamente as asas, para que elas possam secar. O material quitinoso fica desidratado, enquanto o sangue bombeado pelas veias do inseto produz forças que reorganizam as moléculas da quitina, para que ela adquira a resistência e a rigidez únicas necessárias para o voo. E foi essa combinação natural de forças, movimento da água e organização molecular que mostrou agora a possibilidade de criação de atuadores mecânicos e para gerar energia.
"Nós demonstramos que, mesmo após serem extraídos de fontes naturais, os polímeros quitinosos mantêm sua capacidade natural de vincular diferentes forças, organização molecular e conteúdo de água para gerar movimento mecânico e produzir eletricidade, sem a necessidade de uma fonte de energia externa ou sistema de controle," disse Fernandez.

Músculos artificiais de quitina

A demonstração foi feita a partir de quitina extraída de cascas de camarão descartadas, que foi transformada em filmes com cerca de 130 micrômetros de espessura.
Ao estudar os efeitos de forças externas nesses filmes quitinosos, com foco nas mudanças na organização molecular, teor de água e propriedades mecânicas, os pesquisadores observaram que, semelhante ao desdobramento das asas das borboletas, esticar os filmes força uma reorganização em sua estrutura cristalina - as moléculas ficaram mais compactadas e o teor de água diminuiu.
Para demonstrar a aplicabilidade dos filmes, a equipe usou-os para criar músculos artificiais, que foram então montados em uma mão robótica. Controlando a concentração de água intermolecular dos filmes, por meio de mudanças ambientais e processos bioquímicos, o material gerou força suficiente para que a mão apresentasse um movimento de preensão impressionante, com uma força equivalente a 18 quilogramas - mais da metade da força de preensão média de um adulto.
Diferente da natureza inerte dos polímeros sintéticos, os filmes de quitina reorganizados podem se distender e contrair autonomamente em resposta a mudanças de umidade no ambiente, imitando a forma como alguns insetos adaptam sua casca a diferentes situações. Essa capacidade nativa permitiu que os filmes quitinosos levantassem verticalmente objetos pesando mais de 4,5 quilos.
A capacidade de produzir essa força por meios bioquímicos indica o potencial de uso dos filmes quitinosos para integração em sistemas biológicos, com aplicações biomédicas, como próteses e implantes médicos.

Filmes de quitina produzem eletricidade

Em outra demonstração, a equipe mostrou que a resposta do material às mudanças de umidade pode ser usada para extrair energia das oscilações ambientais e convertê-la em eletricidade, criando mais uma opção para a colheita de energia, um conceito para alimentação de pequenos aparelhos e sensores que hoje vem sendo dominado pelos nanogeradores triboelétricos.
Ao anexar os filmes a um material piezoelétrico, o movimento mecânico dos filmes em resposta às mudanças de umidade no ambiente foi convertido em correntes elétricas suficientes para alimentar pequenos eletrônicos, como os usados na internet das coisas.
A quitina é o segundo polímero orgânico mais abundante na natureza - depois da celulose - e faz parte de todos os ecossistemas, podendo ser obtido de forma rápida e sustentável de vários organismos ou mesmo de resíduos urbanos.
"A quitina é usada para muitas funções complexas na natureza, desde a composição das asas dos insetos até a formação das conchas protetoras duras dos moluscos, e tem aplicação direta na engenharia. Nossa capacidade de entender e usar a quitina em sua forma nativa é fundamental para permitir novas aplicações de engenharia e desenvolvê-las dentro de um paradigma de integração ecológica e baixo consumo de energia," concluiu Fernandez.

Retirado e adaptado de: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Asas de borboleta inspiram músculos artificiais e produzem eletricidade. Inovação tecnológica. Disponível em: inaaviraamusscuooariicaa-produz -eeerciddadee&&d==0100116023080444 o=quitina-vira-musculo-artificial-produz-eletricidade&id=010160230804 Acesso em: 08 ago., 2023.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à pontuação:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: C
6: A
7: B
8: C
9: D
10: A
11: E
12: B
13: D
14: E
15: D
16: E
17: D
18: C
19: A
20: D