Questões de Concurso Para tecnologista em saúde - fisioterapia pediátrica

Foram encontradas 59 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q228188 Fisioterapia
Nos casos em que a espirometria é normal e não há resposta significativa ao broncodilatador (BD), os testes de broncoprovocação (BP) têm utilidade na definição diagnóstica de tosse, cansaço, dispneia e dor torácica, no sentido de diagnosticar a hiper-responsividade das vias aéreas.

Sobre a indicação desse teste assianle a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q228187 Fisioterapia
Sobre as regras gerais para controle de infecção na espirometria, avalie as afirmativas a seguir.

I. Luvas descartáveis devem ser usadas quando da manipulação de peças bucais, quando da limpeza de equipamento exposto à saliva e escarro, e especialmente quando sangue for retirado.

II. A água dos espirômetros de campânula deve ser trocada semanalmente. A campânula e o corpo do espirômetro devem ser lavados e desinfetados a cada 1-2 meses.

III. PPD deve ser feito periodicamente no pessoal do laboratório.

IV. Superfícies acessíveis internas e externas do equipamento exposto ao ar expirado devem ser lavadas e desinfetadas antes de testar novos pacientes.

Assinale:
Alternativas
Q228186 Fisioterapia
Oximetria transcutânea Imagem 042.jpg é um exame simples, não invasivo, realizado com instrumento leve e portátil, apresenta razoável correlação com a tensão parcial de Imagem 045.jpg arterial e com a saturação arterial de Imagem 043.jpg na avaliação da ventilação alveolar (diferença menor que 2% quando saturação arterial de Imagem 044.jpg é maior que 85%).

Sobre as indicações de oximetria em crianças e adolescentes é incorreto afirmar:
Alternativas
Q228185 Fisioterapia
A Fibrose Cística (FC) é uma doença generalizada das glândulas exócrinas que em seu estado de manifestação total, produzem altas concentrações de suor eletrolítico, deficiência pancreática e doença pulmonar crônica supurativa.

A esse respeito, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q228184 Fisioterapia
A falência respiratória em crianças não é incomum. A insuficiência respiratória pode ser definida como uma condição na qual o dano à troca de gases dentro do pulmão é uma ameaça imediata à vida.

Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q228183 Fisioterapia
Observe o resultado abaixo dos parâmetros espirométricos de um paciente asmático, com 8 anos de idade, em uso fluticasona 25/125mg de 12 em 12 horas.

Imagem 041.jpg

Indique a classificação do distúrbio de acordo com ATS/ERS.
Alternativas
Q228182 Fisioterapia
Nas pressões respiratórias estáticas máximas a técnica de mensuração em condições ambulatoriais, como a PImáx costuma ser medida a partir da posição de expiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é o volume residual (PImáxVR); contudo, pode ser medida a partir do final de uma expiração calma, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade residual funcional (PImáxCRF).

A PEmáx é geralmente medida a partir da posição de inspiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade pulmonar total (PEmáxCPT), mas também pode ser medida a partir do final de uma expiração calma (PEmáxCRF).

Assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q228181 Fisioterapia
Testes espirométricos com broncodilatador (BD) devem ser administrados a todos os pacientes que realizam espirometria pela primeira vez: nos casos de doença obstrutiva nos pacientes com espirometria normal mas com quadro clínico sugestivo de obstrução e nos casos em que processos obstrutivos ou mistos não podem ser afastados com a espirometria simples.

Habitualmente utilizam-se B2-adrenérgicos na forma de spray, salbutamol ou fenoterol, na dose de 400ug. Após a administração da droga, devem-se esperar pelo menos 15 minutos para repetição da prova. A resposta ao BD é usualmente avaliada por variações do  VEF   e da CVF.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q228180 Fisioterapia
Para a aceitação final do exame, os seguintes critérios de reprodutibilidade devem ser preenchidos: os dois maiores valores de VEF1 e CVF devem diferir menos de 0,15L (consenso ATS/ERS). Os critérios de reprodutibilidade devem ser aplicados apenas após a obtenção de manobras aceitáveis.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os critérios de reprodutibilidade são indicadores de exatidão, a necessidade de que os valores de pelo menos uma manobra expiratória forçada adicional estejam próximos do valor máximo torna menos provável que o indivíduo tenha valores maiores do que aqueles obtidos da melhor curva.

II. Manobras espirométricas individuais não deveriam ser rejeitadas apenas porque não são reprodutíveis. O único critério para eliminar um teste completamente é a falência de obtenção de manobras aceitáveis após, pelo menos, 8 tentativas.

III. Os critérios percentuais(5%) de reprodutibilidade para CVF e Imagem 035.jpg são mais frequentemente não preenchidos por indivíduos de menor estatura e volumes pulmonares menores, porque os valores espirométricos são menores.

Assinale:
Alternativas
Q228179 Fisioterapia
Com relação ao Distúrbio Ventilatório Restritivo, caracterizado por uma redução da CPT que não pode ser medida na espirometria, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q228178 Fisioterapia
As forças elásticas teciduais e a tensão superficial se opõem à insuflação pulmonar. A complacência mensura a distensibilidade do pulmão, enquanto que a elastância é a propriedade de resistência à deformação.

Assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q228177 Fisioterapia
Na classificação da intensidade da crise de asma grave em adultos e crianças podemos observar a presença de vários parâmetros, mas não necessariamente todos. A esse respeito assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q228176 Fisioterapia
A figura a seguir apresenta exemplos de padrões visuais de curvas espirométricas.

Imagem 028.jpg

Assinale a afirmativa que indica a sequência correta.
Alternativas
Q228175 Fisioterapia
Na Interpretação da espirometria, de acordo com a classificação dos distúrbios ventilatórios obstrutivos, o distúrbio deve ser classificado pelo grau mais acentuado se houver discordância entre os graus. Os limites da normalidade são variáveis e devem ser estabelecidos individualmente.

Com relação à classificação dos distúrbios, assinanle a afirmativa correta.
Alternativas
Q228174 Fisioterapia
O fluxo expiratório forçado entre 25 e 75% da CVF (FEF25-75%) é a média dos fluxos correspondentes aos volumes situados entre 25% e 75% da CVF e representa fluxos na porção média da CVF. Neste parâmetro é incorreto afirmar:
Alternativas
Q228173 Fisioterapia
De acordo com os volumes e capacidades pulmonares é incorreto afirmar:
Alternativas
Q228172 Fisioterapia
Com relação aos cuidados preliminares necessários para a realização da espirometria, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q228171 Fisioterapia
Um paciente de 6 anos de idade, com diagnóstico de Fibrose Cística, apresenta os seguintes exames: gasometria arterial (em ar ambiente) com pH de 7,28, PaCO2 de 55 mmHg, PaO2 de 80mmHg, HCO3 de 25 mmol/L e SpO2 igual a 93%; Na espirometria apresenta os parâmetros a seguir.

Imagem 018.jpg

Podemos classificar o distúrbio ventilatório, baseado pelo VEF1 (ATS/ERS 2005), como :
Alternativas
Q228170 Fisioterapia
Observe a curva fluxo-volume abaixo. É correto afirmar:

Imagem 017.jpg
Alternativas
Q228169 Fisioterapia
Com relação aos requisitos necessários para estabelecer critérios de qualidade na espirometria em pediatria, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: D
5: E
6: A
7: E
8: D
9: E
10: B
11: E
12: B
13: B
14: B
15: E
16: D
17: D
18: C
19: C
20: C