Questões de Concurso
Para analista de atividades do meio ambiente
Foram encontradas 214 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No método denominado índice dos totais, leva-se uma parcela de ar a 850 hPa até a saturação, seguindo uma adiabática seca, e, depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500 hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500 hPa e a temperatura da parcela quando ela atinge o nível de 500 hPa.
Massas de ar correspondem a extensas porções da atmosfera com características termodinâmicas similares quanto a umidade, temperatura e estabilidade.
Ventos fohen são ventos frios e secos que sobem encostas longas de montanhas.
Os efeitos cognitivos, decorrentes da persuasão, são exemplos de como o jornalismo também interfere na construção social da realidade. Nesse caso, somente a produção opinativa deve ser considerada, o que exclui o noticiário.
A teoria do cultivo é uma das teorias que buscam explicar como a mídia pode influenciar a percepção da realidade, especialmente a televisão.
Segundo a teoria do espelho, contrária à premissa de que os meios de comunicação interferem na construção social da realidade, os meios de comunicação são meros veículos, enquanto os jornalistas são fundamentalmente mediadores objetivos entre a realidade e o público.
Infere-se do texto que todas as técnicas de produção de notícias interferem no conteúdo da informação publicada, mesmo aquelas de menor relevância, como a redação de legendas e de texto-legenda, os títulos, a divisão do texto em colunas e a escolha das fontes tipográficas para o corpo da notícia.
Segundo o texto, os meios de comunicação exercem poder não só na transmissão de informações, mas também na formação e internalização de valores sociais e na formação de comportamentos e atitudes das pessoas.
I. sempre que julgar necessário; II. quando solicitada pelo ministério público; III. quando solicitada por determinação do Ibama; IV. quando solicitada por 40 ou mais cidadãos.
Assinale
As normas da ISO 14000, que estabelecem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental, têm caráter vinculante para todos os países que vierem a adotá-las.
Um SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento às preocupações ambientais por meio de alocação de recursos, definição de responsabilidades e punições, registros de não conformidade, censuras, advertências e medidas corretivas que podem até mesmo punir os infratores com multas, prestação de serviços comunitários e suspensão de atividades.
A auditoria ambiental e a avaliação do desempenho ambiental encontram-se entre as normas ISO 14000 para as organizações. Por seu turno, a rotulagem ambiental e a avaliação do ciclo de vida estão compreendidas entre as normas para produtos.
A ISO 14000 constitui uma série de normas internacionais de caráter obrigatório sobre gestão ambiental. Esse conjunto fornece estrutura adequada para as organizações privadas de médio e grande porte gerenciarem os impactos ambientais oriundos de suas atividades, produtos e serviços.
A avaliação do ciclo de vida engloba todo o ciclo de vida do produto, do processo ou da atividade de extração dos recursos naturais, processamento, fabricação, transporte, uso, reutilização, reciclagem e disposição final. Visa avaliar os efeitos ambientais associados a produto, processo ou atividade, por meio da identificação e quantificação da energia consumida, dos materiais usados, da água utilizada e dos resíduos liberados no meio ambiente.
O objetivo dessas normas é projetar e estruturar todos os elementos que compõem o sistema de gestão ambiental (SGA). As diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais devem se submeter a essas normas, com vistas ao desenvolvimento econômico, ao pleno emprego e à padronização dos processos produtivos das empresas transnacionais.
Considera-se impacto ambiental qualquer mudança no ambiente resultante, total ou parcialmente, das atividades, dos produtos e(ou) serviços de uma organização, seja essa mudança adversa ou benéfica.
Francisco Sacarlato e Joel Arnaldo Pontin. O ambiente urbano. São Paulo: Atual, 1999, p. 11-2 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema nele abordado, julgue o item subsequente.
Na atualidade, as cidades de médio porte crescem mais que as grandes metrópoles.
Francisco Sacarlato e Joel Arnaldo Pontin. O ambiente urbano. São Paulo: Atual, 1999, p. 11-2 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema nele abordado, julgue o item subsequente.
As metrópoles industrializadas, apesar dos altos índices de adensamento populacional, apresentam melhor equilíbrio entre desenvolvimento produtivo, habitação e tipos de ocupação do solo, por possuirem melhores recursos financeiros.