Questões de Concurso
Foram encontradas 1.990.808 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
• o valor do aluguel corresponde a 25% do salário de Fábio;
• metade do valor do aluguel corresponde a 7,5% do salário de Gabriel.
Dessa forma, o salário de Fábio corresponde a x% do salário de Gabriel. O valor de x é:
Analise as palavras destacadas nas frases abaixo.
I. O candidato foi desclassificado após a última fase do concurso.
II. A empresa lançou uma campanha anticorrupção.
Qual é o processo de formação de palavras utilizado em cada uma delas?
Enumere os 06(seis) fragmentos listados a seguir na sequência correta para que forme um texto coeso e coerente.
1. Durante o voo, a Casa Branca relatou que Biden observou contrastes marcantes entre as águas escuras do Rio Negro e a coloração marrom do Rio Amazonas.
2. A rota incluiu refúgios de vida selvagem, áreas afetadas por erosão, incêndios e navios encalhados. Esse panorama reflete os desafios enfrentados pela Amazônia em sua conservação.
3. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um sobrevoo na Amazônia, especificamente na região de Manaus, onde observou o encontro dos rios Negro e Amazonas e áreas impactadas pela devastação ambiental.
4. Após o pouso em Manaus, Biden seguiu para o Museu da Amazônia, enfatizando seu compromisso com o meio ambiente.
5. Acompanhado por John Podesta, enviado climático dos EUA, e pelo cientista brasileiro Dr. Carlos Nobre, a visita destacou questões ambientais cruciais.
6. A visita reforça o papel diplomático e científico na proteção da Amazônia, destacando sua importância global e a necessidade de ações conjuntas para mitigar os impactos da degradação ambiental.
A sequência CORRETA é?
"A estrutura de determinado tipo de texto pode ser mais flexível ou menos, aos mais flexíveis chamamos informais, pode ser uma carta para a mãe, um bilhete que escrevemos escondido durante uma aula chata, um bate papo na internet, ou a fala corriqueira entre as pessoas.
Já aos textos menos flexíveis, que são mais rigorosos na sua estrutura, chamamos textos formais, são os ofícios (declaração, solicitação, contrato, etc.), os textos literários, os científicos, os jornalísticos, etc. Em suma, estes últimos são os textos que não aceitam, ou aceitam pouco, as mudanças nas regras de sua construção. Alguns textos formais, dependendo do seu contexto, podem ficar informais, como é o caso do texto literário, que se situaria no campo da formalidade, porém se lêssemos as narrativas modernas, perceberíamos a tentativa de fugir do padrão principalmente depois dos modernistas."
Os Gêneros do Discurso. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/os-generosdiscurso/os-generos-discurso.htm. Acesso em 13 de nov. de 2024.
Com base no trecho e nas definições teóricas sobre gêneros textuais e tipologia textual, assinale a alternativa CORRETA.
O amor bate à porta e tudo é festa. O amor bate a porta e nada resta.
Nada Além. Disponível em http://www.jornaldepoesia.jor.br/cin01.html. Acesso em 15 de nov de 2024.
Considere o poema de Cineas Santos e as frases abaixo.
I. O amor bate à porta e tudo é festa. II. O amor bate a porta e nada resta. III. Pintou à máquina. IV. Pintou a máquina.
Sobre as funções sintáticas e os sentidos expressos em cada contexto, é CORRETO afirmar:
“A análise fonológica da língua portuguesa permite distinguir hiatos reais de falsos hiatos (glides). O hiato ocorre quando duas vogais pertencem a sílabas diferentes, enquanto o falso hiato ocorre quando o que parece ser uma sequência vocálica na escrita corresponde, na verdade, a uma vogal seguida de uma semivogal (glide)”.
Considere as palavras abaixo e analise a distribuição de hiatos e falsos hiatos.
País – Saúde – Praia – Moeda – Feia
Sobre os aspectos fonológicos desses vocábulos, é CORRETO afirmar que:
Uma Festa
Uma alegria contagiante no ar As luzes coloridas a brilhar Uma música da moda a tocar Todos animados a dançar Pelo jeito ninguém quer parar Esse momento mágico, querem aproveitar Ruim é saber que isso uma hora vai acabar A magia vai cessar A música vai se calar A luz vai desligar O sol vai raiar Um dia normal vai começar!
Clarice Pacheco. Disponível em: https://www.pensador.com/alegria_contagiante/. Acesso em 14 de nov. de 2024.
A análise morfológica do poema leva à identificação de diferentes processos de formação de palavras. Com relação à formação do adjetivo "contagiante", assinale a alternativa CORRETA.
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?
MEIRELES, C. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
Assinale a alternativa CORRETA, que explica a utilização dos pronomes demonstrativos "este", "estes", "estas" e "esta" no texto em relação à coesão referencial.
I. Os gêneros textuais do tipo narrativo literários tendem a privilegiar a subjetividade e a expressividade da linguagem, permitindo que o tempo e o espaço sejam manipulados conforme a intenção do autor, com grande liberdade de estrutura.
II. Os gêneros textuais do tipo argumentativo não literários se caracterizam pela construção lógica e objetiva de um raciocínio, visando convencer o receptor de uma determinada ideia ou ponto de vista, sem recorrer a recursos estilísticos ou artísticos.
III. Os gêneros do tipo descritivos, sejam literários ou não literários, são voltados principalmente para a representação minuciosa de personagens ou cenários, com ênfase nos detalhes sensoriais e na construção imagética.
IV. Nos gêneros não literários, como os textos jornalísticos, o uso da linguagem tende a ser mais formal e estruturado, enquanto nos textos literários a linguagem pode ser mais livre, poética e simbólica, quebrando as convenções normativas.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Aqui se mata a fome. II. Aqui se mata à fome.
III. Pintou a mão hoje cedo. IV. Pintou à mão hoje cedo.
V. Ele cheirava a gasolina. VI. Ele cheirava à gasolina.
Com base nas implicações semânticas e sintáticas das construções acima, assinale a alternativa CORRETA.
I. Em palavras como "galho", "chapéu" e "corrida", o número de dígrafos é o mesmo.
II. Nem todo agrupamento de duas letras forma um dígrafo; em "vem", por exemplo, o agrupamento “em” não constitui um dígrafo.
III. Nas palavras "amplo", "pombo" e "lindo", há dígrafos vocálicos, uma vez que as letras m e n indicam nasalização da vogal anterior.
IV. O dígrafo sempre aparece no mesmo número que os fonemas que representa em uma palavra.
Assinale a alternativa CORRETA.