Questões de Concurso
Foram encontradas 2.099.566 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A intervenção precoce refere-se a um conjunto de estratégias e práticas que são implementadas para identificar e oferecer suporte a crianças que apresentam alguma deficiência ou transtorno do desenvolvimento. Essa abordagem é crucial nos primeiros anos de vida, porque:
I. Os primeiros anos de vida são uma fase crítica para o desenvolvimento infantil. Durante essa fase, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras. A intervenção precoce busca abordar quaisquer dificuldades antes que elas se consolidem, melhorando assim as chances de um desenvolvimento saudável.
II. A intervenção precoce envolve a detecção e o diagnóstico de possíveis dificuldades de desenvolvimento, como deficiências físicas, cognitivas, emocionais ou de aprendizagem, geralmente até os 5 anos de idade. Isso pode ser feito por meio de avaliações regulares por parte da família.
III. As intervenções podem incluir terapia ocupacional, fonoaudiologia, apoio psicológico, nutrição e programas de estimulação precoce. O objetivo é fornecer o suporte necessário para o desenvolvimento das habilidades da criança, trabalhando em suas áreas de necessidade.
IV. A participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental na intervenção precoce. Eles são incentivados a participar das atividades e terapias, o que não apenas ajuda a criança, mas também fortalece as habilidades parentais e o vínculo familiar.
V. O fato das autoridades de saúde e educação não promoverem políticas de intervenção precoce e programas de apoio para PCD, acaba por deixar as famílias desassistidas, daí a importância da intervenção precoce para garantir que todas as crianças que precisam de suporte possam beneficiá-las.
Sobre as assertivas acima é possível inferir:
Quanto ao direito à educação das pessoas com deficiência, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
II. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.
III. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
IV. Oferta de educação bilíngue, em libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
V. Adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.
Estão corretas as alternativas:
O entrevistador deverá estar atento aos requisitos previstos pelo Manual do Entrevistador (5ª edição, 2022), para a realização da entrevista, sendo estes:
I. Clima de cordialidade.
II. Direcionar o assunto da entrevista apenas para o preenchimento do formulário.
III. Ler as opções apresentadas induzindo-o à resposta.
IV. Perguntar se a família pertence a algum Grupo Populacional Tradicional e Específico, utilizando as informações constantes na Filipeta dos GTPEs.
V. Realizar algum tipo de juízo de valor sobre as condições ou características da família.
Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde aos requisitos para a realização da entrevista.
Das Diretrizes estabelecida pela Lei Orgânica da Assistência Social nº 8.742/1993 art. 5º, a assistência social tem como base:
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
II. Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
III. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
IV. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
V. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
Afirma-se sobre as Diretrizes na assistência social:
De acordo com o Manual do Entrevistador (2022) a coleta de dados das famílias deverá ser realizada por meio da entrevista nas seguintes modalidades:
I. Por meio de uma visita do entrevistador à residência da família.
II. Com a ida da família até um posto de atendimento.
III. Por meio de uma mobilização social, quando a gestão federal do cadastro único realiza algum evento nos Estados.
IV. Por ação de mobilização social, quando a gestão municipal do Cadastro Único realiza algum evento e solicita que as famílias compareçam.
V. Com a ida da família até um sindicato.
É CORRETO afirmar sobre as modalidades para a realização da entrevista: