Questões de Vestibular
Sobre introdução aos estudos das plantas em biologia
Foram encontradas 366 questões
Com base no cladograma precedente, que representa a evolução no reino Plantae e no qual cada retângulo corresponde a características derivadas exclusivas dos agrupamentos, assinale a opção correta no item que é do tipo C.
Nas plantas, as características derivadas representadas pelos números 1, 2 e 3 no cladograma correspondem, respectivamente, a
C vasos condutores; sementes; e flores e frutos.
Assinale a alternativa que, de maneira correta, indica, respectivamente, a espécie eudicotiledônea e seus tecidos 1 e 2.
I. Sob determinada intensidade luminosa, as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem, de modo que a planta realiza trocas gasosas com o ambiente, isso por que todo o gás oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado na respiração e todo gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese. II. Para crescer, as plantas precisam receber, durante algumas horas por dia, intensidade de luz superior à de seu ponto de compensação fótico; caso contrário, não haverá matéria orgânica disponível para o crescimento. III. O ponto de compensação fótico varia nas diferentes espécies de plantas. Espécies com pontos de compensação elevados só conseguem viver em locais de alta luminosidade, sendo por isso chamadas de plantas ombrófilas. IV. Espécies com pontos de compensação fóticos mais baixos necessitam de intensidades menores de luz e podem viver em ambientes sombreados, sendo por isso chamadas de plantas heliófilas.
Em 08 de dezembro de 2020, foi publicado, no Rio Grande do Sul, um relatório de monitoramento de surto de gafanhotos, mostrando o raio de ação de 30 km em municípios atingidos, pontos de levantamento da infestação com a densidade de incidência, visando ao controle da praga, conforme indicado na figura.
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul. Relatório de monitoramento de surtos de gafanhotos. Rio Grande do Sul, 2020.
Pode-se afirmar em relação aos agrotóxicos que
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. BIO: volume único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Correlacione as principais modificações foliares e suas respectivas características.
Estão corretas as seguintes correlações:
Em relação à obtenção do tucupi, as etapas 1, 2 e 3 do esquema correspondem, respectivamente, a
O mandacaru, planta nativa do Brasil (Cereus jamacaru – família Cactaceae) e a planta candelabro nativa da África (Euphorbia candelabrum – família Euphorbiaceae), possuem caules suculentos, presença de espinhos e rotas fotossintéticas conservadoras de água. Apesar dessas semelhanças em forma e função, essas plantas são distantes filogeneticamente e consistem em um exemplo de estruturas ________ que refletem uma ________.
( ) A parede celular vegetal é composta por uma mistura de polissacarídeos, proteínas, compostos fenólicos e sais minerais. ( ) Graças à permanência da parede celular, mesmo após a morte das células vegetais, Robert Hooke pôde observar células nas finas camadas de cortiça que examinou ao microscópio, ainda no século XVII. ( ) Uma das características principais da célula vegetal é a presença de uma resistente parede celular, que se localiza internamente à membrana.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Tendo o texto precedente como motivador, julgue o item que se segue.
A cana-de-açúcar é uma dicotiledônea.
Tendo o texto precedente como motivador, julgue o item que se segue.
O caule da cana-de-açúcar é denominado colmo, devido ao
fato de ser do tipo cilíndrico, com nós e entrenós evidentes.
A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o seguinte item.
O açaizeiro apresenta flores tetrâmeras e folhas com
nervuras paralelas, além de possuir raízes pivotantes.
Para obtenção da matéria-prima desse produto, extrai-se o(a)
A utilização desse adubo fortalece as plantas porque
Considerando a figura precedente, que representa o processo de respiração celular - a fotossíntese realizada pelas plantas, com a liberação de alguns produtos fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos -, julgue o item subsequente.
No processo de fotossíntese, organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns mamíferos, captam a luz solar e a convertem em energia física, com base em água e sulfeto de hidrogênio, para a produção de compostos orgânicos.
As plantas são verdadeiras “usinas” que transformam energia luminosa em energia química, produzindo carboidratos, o que para nós é muito importante porque carboidratos são fontes de energia.
ACIOLI, J. L. Fontes de energia. Brasília: UnB, 1994 (adaptado).
Nas plantas, essa transformação é consequência de qual processo?
Do ponto de vista botânico, a figura mostra um parênquima: