Questões de Vestibular
Sobre mutações e alterações cromossômicas em biologia
Foram encontradas 73 questões
O milho é classificado como transgênico quando genes de outra espécie tiverem sido inseridos em seu genoma.
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
B A malária, que pode ser fatal em alguns indivíduos, exerceu pressão seletiva sobre as populações subsaarianas, o que fez com que o gene recessivo da anemia falciforme se fixasse nessa população, uma vez que hemácias falciformes não permitem o desenvolvimento do Plasmodium.
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.
Mutações genéticas sempre resultam em uma proteína que é completa ou parcialmente não funcional, ou seja, que não funciona como deveria.
Internet: <www.infomoney.com.br> (com adaptações).
Em relação ao assunto do texto precedente, julgue o item que se segue.
Mutações que ocorram por erros na mitose em células somáticas são transmitidas aos descendentes.

Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam
Analise um cariótipo humano.
A análise do cariótipo permite afirmar que tais cromossomos
pertencem a
A insulina é um hormônio sintetizado pelo pâncreas humano que atua na regulação da glicemia. Nos portadores da diabetes do tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo necessária sua aplicação diariamente.
Atualmente, a insulina para fins terapêuticos comercializada no Brasil é obtida pelas indústrias farmacêuticas por meio

(www.ib.usp.br)
Tais mutações são transmitidas aos descendentes quando ocorrem
Para realizar a investigação, os cientistas provocaram mutações na cepa do tipo selvagem, por meio de raios X, e colocaram diferentes tipos de mutantes em meios de cultivo mínimo, com nutrientes básicos originais, e em meios com diferentes suplementos.
O quadro abaixo mostra os resultados obtidos pelos pesquisadores: o sinal "+" indica que houve crescimento da colônia de fungos, e o sinal "-" indica que não houve crescimento.

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que
Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o códon de iniciação, da subunidade β da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS).

Considere a sequência de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o código genético abaixo.

É correto afirmar que a mutação genética da doença
(Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.)
A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete

O idiograma ao lado está relacionado a um indivíduo com
Anomalias genéticas frequentemente causam problemas graves de saúde, podemos citar, por exemplo, a Doença de Tay-Sachs. A descoberta dessa anormalidade deve-se a dois médicos, Warren Tay e Bernard Sachs, que estudaram, em anos diferentes, alguns sintomas da doença que hoje leva os seus nomes. Esse distúrbio incurável é uma herança autossômica recessiva que leva a uma deficiência na enzima conhecida por hexosaminidase A. Essa doença tem ocorrência relativamente alta na população de judeus Ashkenazi (judeus da Europa Central e do Leste). A falta da hexosaminidase A faz com que o gangliosídeo GM2 (componente da membrana do neurônio) não seja hidrolisado, ficando assim acumulado no tecido nervoso. A consequência desse acúmulo é uma degeneração contínua desse tecido. (DOENÇA DE TAY SACHS..., 2016).
A partir do texto acima e com os conhecimentos sobre hereditariedade, pode-se afirmar:
“Quando a epidemia de Aids surgiu, por volta de 1980, não existiam drogas capazes de controlar o vírus. Contrair o HIV era praticamente uma sentença de morte. Logo nos primeiros anos, os epidemiologistas descobriram que nessas comunidades havia um pequeno número de pessoas que, apesar de terem dezenas ou centenas de parceiros sexuais todos os anos, não contraíam a doença. Parecia que uma fração da humanidade era resistente ao vírus.
Descobrir por que essas pessoas são resistentes ao HIV era extremamente importante. Para entrar nas células, o HIV se liga a uma proteína que se chama CCR5. O que os cientistas acabaram descobrindo é que as pessoas resistentes ao vírus têm um pedaço do gene da proteína CCR5 faltando. São 32 aminoácidos a menos, o suficiente para bloquear a entrada do vírus na célula.
Em pacientes com leucemia e que são soros positivos para HIV, a nova medula CCR5?32/?32 recebida, pode livrar o mesmo da leucemia e do HIV. O truque funciona.”
(Resistentes ao HIV. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/ noticias/geral,resistentes-ao-hiv,70002748773 acesso em 13 mar. 2019, às 00h07min.)
Sabe-se que as proteínas são geneticamente determinadas por sequências de códons no DNA, constituídas por três bases nitrogenadas. Desta forma, segundo as informações acima expostas, o “gen” mutante resistente deve apresentar:
I. Alterações cromossômicas numéricas são aquelas que afetam o número cromossômico normal característico da espécie. II. Euploidias são alterações cromossômicas numéricas que afetam todos os pares de cromossomos da célula. III.Aneuploidias são alterações cromossômicas estruturais que afetam pares de cromossomos, porém não todos. II. Euploidias são alterações cromossômicas numéricas que afetam todos os pares de cromossomos da célula. III.Aneuploidias são alterações cromossômicas estruturais que afetam pares de cromossomos, porém não todos.

Com relação a essa alteração, podemos afirmar que é uma