Questões de Vestibular Sobre mutações e alterações cromossômicas em biologia

Foram encontradas 74 questões

Q3247943 Biologia
A identificação da mutação gênica em nível populacional é essencial para a interpretação de padrões de prevalência/incidência observados para doenças genéticas. Em relação às mutações e às doenças genéticas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A Síndrome do X Frágil é uma doença genética que acomete mulheres que, em vez de terem o par de cromossomos sexuais, apresentam apenas um cromossomo X.
( ) A mutação gênica é uma das origens da variabilidade genética e, em organismos mais complexos, pode ser responsável por doenças genéticas, morte celular e câncer.
( ) Na hemofilia, as hemácias perdem o seu formato e adquirem a forma de foice, o que dificulta tanto a sua passagem pelos vasos sanguíneos quanto a coagulação sanguínea.
( ) A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, ocasionada pela falta de capacidade do fígado em transformar a fenilalanina no aminoácido chamado triptofano.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107711 Biologia
Na África subsaariana encontram-se duas doenças endêmicas: a anemia falciforme e a malária. A primeira tem origem genética (ocasionada por um único alelo recessivo) e caracteriza-se pela produção de uma forma mutante de hemoglobina e hemácias em forma de foice, o que faz os indivíduos afetados apresentarem sintomas como fadiga e anemia, pelo carreamento inadequado de oxigênio pelo sangue, e insuficiência renal em longo prazo. Já a malária é uma doença parasitária, ocasionada por Plasmodium spp (falciparum, vivax, entre outras espécies): uma das fases de seu ciclo de vida ocorre dentro das hemácias, que são quebradas pelo parasita, o que ocasiona febres, calafrios, cansaço, entre outros sintomas.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta. 

B A malária, que pode ser fatal em alguns indivíduos, exerceu pressão seletiva sobre as populações subsaarianas, o que fez com que o gene recessivo da anemia falciforme se fixasse nessa população, uma vez que hemácias falciformes não permitem o desenvolvimento do Plasmodium
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107701 Biologia
A inteligência artificial (IA) pode analisar grandes volumes de dados para a identificação de padrões genéticos para a detecção e tratamento de doenças; é capaz de analisar mutações e prever como elas afetam estruturas proteicas; pode auxiliar no design de proteínas sintéticas; pode modelar e prever interações complexas em redes biológicas, como redes de proteínas ou de genes, ajudando a entender melhor os mecanismos de doenças e desenvolvimento de novas terapias; permite a criação de modelos que podem simular processos biológicos, reduzindo a necessidade do uso de animais em laboratório; consegue criar e interpretar imagens de tecidos com alta resolução de forma autônoma; é capaz de fazer previsões de resistência bacteriana; é utilizada para monitorar populações de espécies ameaçadas e analisar grandes conjuntos de dados ambientais.
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.

Mutações genéticas sempre resultam em uma proteína que é completa ou parcialmente não funcional, ou seja, que não funciona como deveria. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107633 Biologia
Cientistas vêm utilizando tecnologias de IA para criar ferramentas de edição de DNA e desenvolver novas moléculas para acelerar o desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos. Para isso, os cientistas precisam conhecer os mecanismos de replicação, transcrição, tradução e modificações pós-traducionais.  

Internet: <www.infomoney.com.br> (com adaptações). 

Em relação ao assunto do texto precedente, julgue o item que se segue.

Mutações que ocorram por erros na mitose em células somáticas são transmitidas aos descendentes.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107255 Biologia
Em 1913, Alfred Sturtevant – em seu estudo com Drosophila melanogaster (mosca-das-frutas) – estabeleceu o primeiro mapa genético capaz de determinar a posição relativa e a ordem de genes nessa espécie. O mapa genético do terceiro cromossomo da mosca mostra que os alelos da cor dos olhos (A/a), da cor do corpo (B/b) e das cerdas (C/c) estão ligados nessa sequência. Na figura a seguir, encontram-se as quantidades de gametas produzidos por uma mosca macho, considerando apenas o terceiro cromossomo.


Imagem associada para resolução da questão

Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108356 Biologia
Em relação aos ingredientes de uma salada, tais como maçã, milho, cenoura, batata inglesa (batata comum), vinagre e azeite de oliva, julgue o item.

O milho é classificado como transgênico quando genes de outra espécie tiverem sido inseridos em seu genoma.
Alternativas
Q1709797 Biologia
A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pelo formato de foice adquirido pelas hemácias depois que o oxigênio é liberado, resultando em anemia crônica.
Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o códon de iniciação, da subunidade β da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS).
Imagem associada para resolução da questão

Considere a sequência de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o código genético abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
É correto afirmar que a mutação genética da doença
Alternativas
Q1675447 Biologia
Uma comunidade de equatorianos com nanismo apresenta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa síndrome carregam uma mutação no gene que determina a produção de uma proteína que compõe o receptor do hormônio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos.

(Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.)

A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete
Alternativas
Ano: 2020 Banca: UniREDENTOR Órgão: UniREDENTOR Prova: UniREDENTOR - 2020 - UniREDENTOR - Vestibular - Medicina - Vagas Remanescentes |
Q1406139 Biologia
Uma família de zona rural se encaminhou ao pediatra com sua filha, cuja mãe não teve aconselhamento nem acompanhamento médico durante a gravidez, pois a criança não parecia ter um desenvolvimento físico e cognitivo adequado. Ao examinar a criança o médico percebeu certas características peculiares tais como, a linha posterior de implantação dos cabelos baixa (na nuca), o pescoço alado, resposta aos estímulos indicando certo grau de atraso mental, edemas nas mãos e no dorso dos pés. Logo o médico solicitou um exame de cariótipo, por suspeitar de alguma anomalia cromossômica. Uma semana depois o resultado foi apresentado (figura 1). Com base nas características apontadas no texto e na figura, o diagnóstico do médico só poderia ser:
Imagem associada para resolução da questãohttp://www.ghente.org/ciencia/geneti
Alternativas
Ano: 2020 Banca: UniREDENTOR Órgão: UniREDENTOR Prova: UniREDENTOR - 2020 - UniREDENTOR - Vestibular - Medicina - Vagas Remanescentes |
Q1406135 Biologia
As mutações gênicas nos seres vivos podem ser definidas como alterações na sequência de bases nitrogenadas do DNA. Porém, ocorrem também aquelas alterações numéricas e estruturais no conjunto de cromossomos de um indivíduo. Tanto as mutações gênicas, quanto as cromossômicas são consideradas importantes fatores evolutivos. Essas mudanças no material genético podem ser espontâneas, como resultado de funções celulares normais, ou induzidas, pela ação de agentes mutagênicos, como os raios X e agrotóxicos (Glifosato). No entanto, para uma mutação se perpetuar, ou seja, ser passada para as gerações seguintes de uma população é necessário:
Alternativas
Q1937340 Biologia

Analise um cariótipo humano. 


Imagem associada para resolução da questão


A análise do cariótipo permite afirmar que tais cromossomos pertencem a  

Alternativas
Q1937335 Biologia

A insulina é um hormônio sintetizado pelo pâncreas humano que atua na regulação da glicemia. Nos portadores da diabetes do tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo necessária sua aplicação diariamente.

Atualmente, a insulina para fins terapêuticos comercializada no Brasil é obtida pelas indústrias farmacêuticas por meio 

Alternativas
Q1785740 Biologia
A síndrome de Klinefelter ocorre quando uma pessoa do sexo masculino apresenta um cromossomo X a mais em seu cariótipo. Essa síndrome não é uma doença rara, sendo uma das condições genéticas mais comuns do mundo. Aproximadamente uma em cada 660 pessoas do sexo masculino apresenta a doença. Portanto, ao analisar o cariótipo de um indivíduo com essa síndrome, o geneticista encontrará no resultado quantos cromossomos?
Alternativas
Q1784248 Biologia
George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1940, realizaram experimentos com o mofo do pão, Neurospora crassa, observando uma rota metabólica para a síntese de arginina. Esse fungo tem o genoma haploide na maior parte do seu ciclo de vida.
Para realizar a investigação, os cientistas provocaram mutações na cepa do tipo selvagem, por meio de raios X, e colocaram diferentes tipos de mutantes em meios de cultivo mínimo, com nutrientes básicos originais, e em meios com diferentes suplementos.
O quadro abaixo mostra os resultados obtidos pelos pesquisadores: o sinal "+" indica que houve crescimento da colônia de fungos, e o sinal "-" indica que não houve crescimento.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387267 Biologia
Leia o trecho a seguir:
        “Quando a epidemia de Aids surgiu, por volta de 1980, não existiam drogas capazes de controlar o vírus. Contrair o HIV era praticamente uma sentença de morte. Logo nos primeiros anos, os epidemiologistas descobriram que nessas comunidades havia um pequeno número de pessoas que, apesar de terem dezenas ou centenas de parceiros sexuais todos os anos, não contraíam a doença. Parecia que uma fração da humanidade era resistente ao vírus.
        Descobrir por que essas pessoas são resistentes ao HIV era extremamente importante. Para entrar nas células, o HIV se liga a uma proteína que se chama CCR5. O que os cientistas acabaram descobrindo é que as pessoas resistentes ao vírus têm um pedaço do gene da proteína CCR5 faltando. São 32 aminoácidos a menos, o suficiente para bloquear a entrada do vírus na célula.
        Em pacientes com leucemia e que são soros positivos para HIV, a nova medula CCR5?32/?32 recebida, pode livrar o mesmo da leucemia e do HIV. O truque funciona.”
(Resistentes ao HIV. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/ noticias/geral,resistentes-ao-hiv,70002748773 acesso em 13 mar. 2019, às 00h07min.)
Sabe-se que as proteínas são geneticamente determinadas por sequências de códons no DNA, constituídas por três bases nitrogenadas. Desta forma, segundo as informações acima expostas, o “gen” mutante resistente deve apresentar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2019 - CESMAC - Prova de Medicina-2019.2- 2° DIA |
Q1333436 Biologia
Sobre os acometidos pela síndrome de Down, decorrente da trissomia do cromossomo 21, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1003846 Biologia
As anomalias cromossômicas podem ser de dois tipos: anomalias numéricas e anomalias estruturais. Considerando essas anomalias, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794478 Biologia
Durante o processo de duplicação da molécula de DNA podem ocorrer pequenas falhas que geram cópias mutantes da fita original, como ilustra a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(www.ib.usp.br)
Tais mutações são transmitidas aos descendentes quando ocorrem
Alternativas
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 - Medicina - 1ª Fase |
Q1334856 Biologia

A radiação ultravioleta foi a primeira fonte de mutação do DNA a ser estudada e, devido ao seu poder germicida, vem sendo amplamente empregada para causar danos letais em micro-organismos em condições laboratoriais. Ela é usada para matar bactérias e fungos, tornando o espaço de manipulação do material genético mais puro e esterilizado.

VANZELA, André L. Laforga; SOUZA, Rogério Fernandes. Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular. São Paulo: Unesp, 2009, p.42.

Considerando-se as vantagens mencionadas na utilização da radiação ultravioleta em ambientes de pesquisa, pode-se afirmar:
Alternativas
Q1298400 Biologia
Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.
Com base no texto, analise as proposições.
I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: D
6: C
7: B
8: E
9: B
10: E
11: C
12: B
13: D
14: C
15: B
16: A
17: A
18: E
19: D
20: E