Questões de Vestibular Sobre saúde em conhecimentos gerais

Foram encontradas 38 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179115 Conhecimentos Gerais
TEXTO 1
As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, independente de sexo, cor, religião ou classe social. A política pública deve ser construída a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando assegurar um direito a determinado serviço, ação ou programa. No Brasil, o direito à saúde é viabilizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que deverá ser universal, integral e gratuito. Os modelos de atenção e gestão à saúde representam a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas em resposta às necessidades da população.
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 20 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
 Linha epidemiológica das variantes identificadas por semana e data de coleta (BRASIL) 
Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 22 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações do gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A garantia do acesso universal a serviço de saúde durante uma pandemia requer o planejamento considere a possibilidade de diversas ondas de infecção.
II. A variante Gamma teve prevalência na maior parte do primeiro semestre e até o início do segundo semestre de 2021, tendo sido, nesse momento, sucedida pela variante Delta, seguida, ao final do ano, pela variante Ômicron, que se tornou prevalente desde então.
III. A variante Alpha predominou no primeiro semestre de 2021, com leve tendência de coexistência com as demais variantes no início do segundo semestre do mesmo ano, quando foi sucedida pela predominância de outras duas variantes: Gamma e Delta, coexistindo até o final do período sob a prevalência da variante Ômicron em 2022.
IV. As variantes Gamma, Delta e Ômicron são prevalentes e estiveram simultaneamente presentes nas estatísticas durante o período analisado, com destaque para as variantes Delta e Gamma que foram observadas no decorrer do ano de 2021, permanecendo até meados do ano 2022.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2021 - CEDERJ - Vestibular - Língua Inglesa - 2022.1 |
Q1859689 Conhecimentos Gerais
A pandemia de COVID-19 não foi a primeira que alterou o cotidiano do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, ocorreu uma epidemia também mundial que trouxe com ela um aumento das mortes no planeta. Trata-se de afirmação correta sobre essa epidemia: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858848 Conhecimentos Gerais

A deficiência na enzima G6PD é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X, que pode ser diagnosticada no teste do pezinho expandido. Pessoas com deficiência nesta enzima são suscetíveis à anemia hemolítica ao serem expostas à cloroquina ou primaquina, drogas amplamente prescritas por médicos no tratamento da malária. No Brasil, a prevalência de deficiência em G6PD na população geral varia de acordo com as áreas mostradas no mapa:


Imagem associada para resolução da questão

Dombrowski, J G et al. (2017), Malar J, 16:253, doi:10.1186/s12936-017-1889-6 e  Monteiro, W M et al. (2014), Mem Inst Oswaldo Cruz, 109:5, 553- 568, doi: 10.1590/00740276140123. Adaptados.


Indique a afirmação correta sobre a segurança da prescrição de cloroquina nesse contexto. 


Note e adote:

População de três regiões brasileiras: Norte = 18 milhões; Nordeste = 58 milhões; Centro-Oeste = 17 milhões.

Alternativas
Q1803249 Conhecimentos Gerais
A dimensão geográfica da saúde no Brasil ganhou ainda mais importância no recente período da pandemia de Covid 19, porém, a regionalização da oferta dos serviços de saúde, principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a sua criação em 1988, é tema importantíssimo para a vida e saúde do residente em território brasileiro. Com relação à geografia da saúde no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Q1709834 Conhecimentos Gerais
O SUS (Sistema Único de Saúde) foi definido a partir de princípios universalistas e igualitários, quer dizer, para todos e de forma igual, embasado na concepção de saúde como direito de todos e dever do Estado. Essa construção do SUS rompeu com o caráter meritocrático que caracterizava a assistência à saúde no Brasil até a Constituição de 1988. Os seus princípios, presentes no artigo 196 da Constituição de 1988, foram implementados gradualmente. Um de seus marcos é a Lei Orgânica da Saúde (nº 8.080) de 19 de setembro de 1990, que fundou e operacionalizou o SUS.
(Adaptado de Telma Menicucci, História da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde: mudanças, continuidades e a agenda atual. História, Ciências, SaúdeManguinhos. Rio de Janeiro, v. 21, n.1, jan-mar. 2014, p.77- 92.)
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1709828 Conhecimentos Gerais
A epidemia de sífilis golpeou Nápoles, pela primeira vez, em 1494. Os ingleses a chamaram de “enfermidade francesa”, os franceses disseram que era um “mal napolitano” e os napolitanos achavam que vinha da América. O vírus, por definição, é o outro. Sexualmente transmissível, a sífilis materializou nos corpos, dos séculos XVI ao XIX, as formas de repressão e exclusão social da modernidade.
(Adaptado de Paul B. Preciado, Aprendendo do vírus, em Sopa de Wuhan. APOS, 2020, p. 184-187.)
Considerando as referências acima sobre a epidemia de sífilis na época moderna, é possível afirmar:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular |
Q1687784 Conhecimentos Gerais

Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2020 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2020 - UNICAMP - Vestibular - Ciências Humanas e Artes |
Q1709763 Conhecimentos Gerais
BBC News Brasil - Qual o impacto que as epidemias tiveram na sociedade nacional no fim do Brasil Império? Sidney Chalhoub - A epidemia que primeiro teve um impacto poderoso foi a de febre amarela de 1849-1850. Ela não só matou muita gente como fez muito estrago nas elites. O imperador perdeu um filho. Como ela matava imigrantes, ela afetava o sonho de importar trabalhadores europeus. E como ela voltava a cada verão, Petrópolis cresceu. Os nobres todos fugiam para lá, pois o mosquito transmissor não sobrevivia na altitude da região serrana, embora nem se soubesse ainda que a doença era transmitida por mosquito. A epidemia também foi mais um argumento pelo fim do contrabando de africanos, que estava proibido desde a década de 1830, mas continuava intenso e contava com a conivência do Estado brasileiro. Havia médicos que argumentavam que a febre amarela era transmitida para as Américas por meio do tráfico negreiro. Então houve finalmente a decisão de acabar com o tráfico.
(BBC News. “Pandemia desmascara 'arrogância da ignorância' de governantes, diz historiador”. https://www.bbc.com/portuguese/brasil52250448. Acessado em 05/11/2020.)
Sobre a correlação entre epidemias e seus impactos sociais, o autor considera que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UniCEUB Órgão: UniCEUB Prova: UniCEUB - 2019 - UniCEUB - Vestibular de Medicina |
Q1342549 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão

A representação do mapa mundial, em anamorfose, faz referência à

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338649 Conhecimentos Gerais
Considerando a espacialização da H1N1 e as características do período em que essa pandemia ocorreu, depreende-se do mapa que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338648 Conhecimentos Gerais

A fome é, por isso, historicamente, uma ameaça constante. E doenças graves sempre afetaram as suas populações. Quando os africanos começavam a se alegrar com vitórias nesse campo — a erradicação da varíola, por exemplo —, surgiu um novo flagelo, a aids, cujo avanço não foi contido a tempo devido, em grande parte, às atitudes de políticos e de religiosos que negavam a existência do drama ou se opunham às medidas de proteção.

(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)

O texto associa a rápida disseminação da aids na África, nas últimas décadas do século XX, entre outros fatores,

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338647 Conhecimentos Gerais

    Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina.

                                                                           (Jorge Amado. Capitães da areia, 2008.)

O texto literário, publicado em 1937, fala da epidemia de bexiga (varíola) e

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338644 Conhecimentos Gerais

      Durante muito tempo, os doentes eram tratados, principalmente, com remédios populares. Nas terras não cristãs, os homens e as mulheres que aplicavam esses tratamentos eram considerados feiticeiros e feiticeiras. Nas terras cristãs, a feitiçaria era proibida, mas havia “curandeiros” cristãos a quem Deus havia dado um saber. As pessoas mais ricas (senhores e burgueses) eram quase sempre tratadas por médicos judeus, pois os judeus possuíam conhecimentos de medicina vindos da Antiguidade.

                        (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007. Adaptado.)

Ao tratar das doenças e dos tratamentos médicos na Idade Média, o texto

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História 2° Fase |
Q1309787 Conhecimentos Gerais

O panorama da saúde no Brasil se caracteriza pela existência, no sentido figurado, de regiões “africanas” e “europeias” quando se trata da infraestrutura para atendimento dos serviços de saúde e da distribuição de médicos. Sobre esse assunto, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz a seguir:


( )Embora fortemente influenciada por contrastes sociais, a geografia do atendimento da saúde no Brasil não apresenta disparidades no que tange à sua cobertura regional.


( )O Brasil apresenta um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos.


( )A polêmica em torno do trabalho de médicos cubanos do Programa Mais Médicos estava relacionado ao fato de que esses profissionais não aceitaram trabalhar nas periferias das cidades ou em regiões distantes dos maiores centros econômicos do País.



( )O mapa de distribuição dos médicos pelo território brasileiro revela profunda desigualdade, com contrastes marcantes entre regiões como a Sudeste, bem atendida, e as regiões Norte e Nordeste ainda com inúmeras carências.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Vestibular - Medicina - Inglês |
Q1300920 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir.
Ao longo de 15 anos (1498 a 1513), Leonardo desenhou órgãos e elementos dos sistemas anatomofuncionais do corpo humano em um estudo que começou pela leitura das obras de autores da medicina pré-renascentista [...]. Ele também participou de dissecações do corpo humano e de diversos animais. Porém, jamais terminou e publicou a obra que, segundo pesquisadores, poderia ter revolucionado a medicina.
Disponível em: www.unicamp.br/unicamp/jr/568/leonardo-da-vinci-o-desbravador-do-corpo-humano. Acesso em: 6 maio 2019.
Em 2019 completam 500 anos da morte do pintor e inventor italiano Leonardo Da Vinci. A não publicação de suas pesquisas sobre corpos humanos e de animais impediu que ele somasse à sua fama de gênio universal também o título de “pai da anatomia” moderna. Esse reconhecimento ficou com
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FATEC Órgão: FATEC Prova: FATEC - 2019 - FATEC - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1266587 Conhecimentos Gerais
O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) teve início com 4 tipos de vacinas e, hoje, oferece 27 à população sem qualquer custo. Nem mesmo a crise econômica afeta o bilionário orçamento da iniciativa, o qual foi de R$ 3,9 bilhões em 2017.
No entanto, a cobertura vacinal no Brasil está em queda. Números do PNI analisados pela BBC Brasil, em 2017, mostram que o governo tem tido cada vez mais dificuldades em bater a meta de vacinar a maior parte da população. Um exemplo é a poliomielite: a doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no País desde 1990.
Para o governo, é cedo para dizer se há tendência de queda real ou se são oscilações por mudanças em curso no sistema de notificação; porém, os números já preocupam. “Ainda é muito precoce para dizer se há oscilação real, mas estamos preocupados, sim. O sinal amarelo acendeu,” afirma a coordenadora do PNI.
O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no País. <https://tinyurl.com/y8ur2re7> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.


Uma consequência do problema abordado é
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2019 - USP - Vestibular |
Q1169922 Conhecimentos Gerais
Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus, de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, (...) sobreveio a mortífera pestilência. (...) apareciam no começo, tanto em homens como nas mulheres, ou na virilha ou na axila, algumas inchações(...) chamava‐as o populacho de bubões (...). Giovanni Boccaccio, Decamerão.
A respeito da Peste Negra do século XIV, é correto afirmar:
Alternativas
Q1401781 Conhecimentos Gerais

O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundo suplentes, representantes de associações e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, de prestadores de serviço e empresariais da área da saúde, comunidade científica e governo federal. BRASIL. Ministério da Saúde.

Disponível em: http://conselho.saude.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2014.


A composição do órgão citado no texto atende a um princípio democrático ao

Alternativas
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 - Medicina - 1ª Fase |
Q1334885 Conhecimentos Gerais
Doenças registradas no mundo atual Doença                             Causa                                 Possíveis meios de transmissão
1. Câncer                degeneração celular                             genética / estilo de vida
2. Cólera                          bactér                              água, alimentos e objetos contaminados.
3. Dengue                          vírus                                    picada do mosquito contaminado
4. Ebola                             vírus                 secreções dos doentes / Ingestão de carne contaminada
5. Febre amarela               vírus                                     picada do mosquito contaminado.
6. HIV                                 vírus                                    contato com sangue contaminado
7. Meningite                vírus / bactéria                                          pessoa a pessoa
8. Poliomielite                     vírus                                                  pessoa a pessoa
9. Tuberculose                 bactéria                                                pessoa a pessoa
10. Varíola                           vírus                              pessoa a pessoa / objetos contaminados

Considerando-se o quadro, identifique o contexto histórico que favoreceu no Brasil o reaparecimento de duas entre as doenças indicadas.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2018 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q912100 Conhecimentos Gerais
Na última década, as telas de cinema ficaram recheadas de produções que contavam sagas de super-heróis. Quase sempre o enredo era o mesmo: salvar a Terra da destruição imediata. Recentemente, no filme Vingadores: Guerra Infinita, os heróis da Marvel tiveram que enfrentar o vilão Thanos, cujo plano era coletar as seis joias do infinito e, com elas, destruir metade do universo. Na vida real, em diversos contextos históricos, a ameaça se materializou através de epidemias. Para populações inteiras, enfermidades geradas por vírus e bactérias provocaram bastante temor. Em algumas situações, chegou-se mesmo a acreditar que era o fim dos tempos. Sobre as doenças e sua historicidade em diferentes temporalidades e espacialidades, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: C
5: B
6: C
7: A
8: C
9: B
10: B
11: E
12: C
13: E
14: B
15: D
16: D
17: A
18: B
19: A
20: A