Questões de Vestibular
Sobre grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de avogadro e estequiometria. em química
Foram encontradas 623 questões
Dado: massa molar do HCl = 36,5 g/mol.
De acordo com os autores do estudo, 1 kg de poliamina contendo cobre é capaz de adsorver até 5 mols de CO2 , uma quantidade bem superior ao que se conhece até então. Com base nessas informações, pode-se concluir que a porcentagem em massa de cobre no sólido é cerca de
Dados:
i) ingestão total de energia diária para adultos: 8400 kJ (recomendação da OMS).
ii) energia por grama de açúcar: 16,5 kJ.
De acordo com as informações do gráfico e do texto 1, pode-se afirmar que a média de consumo diário de açúcar, por habitante, para cada ano, devido somente à ingestão de refrigerante,
CH4(g) + 3 Cl2(g) → CHCl3(l) + 3 HCl(g)
A quantidade de cloro, em gramas, necessária para produzir 1,5 mol de clorofórmio é
A produção mundial de ácido cítrico é de aproximadamente 63,5 milhões de quilogramas por ano, sendo esse ácido orgânico produzido pela fermentação aeróbica da sacarose (C12H22O11) por uma cultura pura do fungo filamentoso Aspergillus niger, de acordo com a reação global representada a seguir.
C12H22O11 + 3 O2 → 2 C6H8O7 + 3 H2O
Considerando as informações anteriores, julgue o item.
Para produzir 63,5 milhões de quilogramas de ácido cítrico, a quantidade de sacarose necessária será
igual ou superior a 50 milhões de quilogramas e inferior
a 60 milhões de quilogramas.
Com base no texto anterior e nas informações precedentes e considerando que 1 L = 1 dm3 , julgue o item.
Considerando-se que, por ano, o Brasil exporta um milhão de toneladas de suco de laranja e importa 500.000 t de ácido cítrico, é correto afirmar que, se o ácido cítrico fosse obtido diretamente do suco de laranja em vez de ser exportado, o Brasil, mantida a atual demanda interna por ácido cítrico,
teria de importar entre 100.000 t e 400.000 t de ácido cítrico por ano.
Tem-se como exemplo do colonialismo e biopirataria no Brasil o caso do cupuaçu, fruto amazônico de sabor doce e polpa grossa, que serve como fonte de alimento tanto para as populações indígenas quanto para os animais que vivem na região. O cupuaçu é rico em substâncias importantes para a saúde, como fósforo e vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B5 (ácido pantotênico). Após uma empresa estrangeira registrar o nome cupuaçu como a Cupuacu International Inc., todos os produtores brasileiros eram obrigados a pagar royalties a essa empresa, sempre que exportassem produtos à base do fruto amazônico. Graças à repercussão desse caso, as ONGs, junto à opinião pública, conseguiram pressionar o escritório de patentes estrangeiro para cancelar o registro da marca “cupuaçu”.
A partir do texto e das fórmulas estruturais mostradas na tabela precedente, julgue o próximo item.
O fósforo presente em uma amostra de 500 g de cupuaçu foi
totalmente extraído e isolado na forma de fosfato de cálcio,
um sólido pouco solúvel que, após seco e pesado, rendeu
625 mg desse sal. Nesse caso, a fração em massa de fósforo
na amostra de cupuaçu é superior a 500 mg/kg.
Considerando-se que, no processo de queima da argila, o hidróxido de cálcio se transforme em óxido de cálcio por desidratação, é correto afirmar que a queima de 100 g de hidróxido de cálcio produz menos de 50 g de CaO.
No contexto da pandemia de covid-19, o antimalárico cloroquina e o vermífugo nitazoxanida têm causado controvérsia quanto à sua eficácia contra o novo coronavírus. As fórmulas estruturais desses dois fármacos são mostradas a seguir.
Na combustão completa da cloroquina, em que todo o carbono é convertido a CO2, para cada 100 g de cloroquina queimados, são gerados mais de 200 g de gás carbônico.
Os compostos orgânicos listados na tabela precedente são amplamente utilizados em medicamentos, entre os quais estão incluídos os efervescentes. Estes resultam da combinação de sólidos misturados e prensados para formar um comprimido contendo o fármaco ácido e um composto básico, como o NaHCO3. Quando o medicamento é colocado na água, a reação entre esses compostos libera CO2, que forma as bolhas na efervescência, como representado para o ácido acetilsalicílico na reação a seguir. Existem, também, vários compostos inorgânicos que são empregados na fabricação de medicamentos, como o FeSO4 e o KMnO4.
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item.
Se, nas condições em que a reação acontece, o volume
ocupado por 1 mol de qualquer gás é 22,4 L, então a reação
completa de 9 g de ácido acetilsalicílico com um excesso de
NaHCO3 libera mais de 1 L de CO2.
Leia o texto para responder às questões de 13 a 15. A produção de vinhos tem se desenvolvido nas últimas décadas em diversas regiões do Brasil. As características do vinho dependem de vários fatores, como condições de plantio (viticultura), processo de fermentação (vinificação) e compostos químicos participantes nessas etapas. Na viticultura, o óxido de cálcio (CaO) é usado para a correção do pH do solo, e o gesso agrícola ((CaSO4,2H2O é utilizado como fonte de cálcio e enxofre. Na vinificação, as uvas são prensadas e misturadas a leveduras, microrganismos que promovem a fermentação dos açúcares de acordo com a equação não balanceada:
Durante o processo de vinificação, adiciona-se dióxido de enxofre (SO2,) para bloquear a ação de enzimas oxidantes. Alguns compostos orgânicos responsáveis pelo aroma e sabor do vinho estão representados pelas fórmulas estruturais de1 a 6.
Bicarbonato de sódio é utilizado como medicamento antiácido. Em presença de ácido, esse composto reage de acordo com a equação química a seguir:
NaHCO3 + H+ → Na+ + CO2 + H2O
Na reação completa de 16,8 g de NaHCO3 , a massa, em gramas, de CO2 produzida é igual a:
Uma amostra de uma rocha de massa 0.250 g, com baixo teor de Cr, foi submetida à fusão com Na2O2 transformando o cromo em cromato (CrO4 = ). A amostra foi dissolvida em água em ebulição, acidificada e o CrO4 = foi convertido a dicromato (Cr2O7 = ). Na sequência, a amostra foi titulada com 27 mL de solução de Fe2+. Os produtos desta reação foram Fe3+ e Cr3+. Numa padronização paralela, 47 mL de Fe2+ foram usados na redução de 0.1172 g de K2Cr2O7. A reação decorrente foi:
Cr2O7 = + 6Fe2+ + 14H+ → 2Cr3+ + 6Fe3+ + 7H2O.
A massa percentual de Cr na amostra é:
O volume em mL (cm3 ) de uma solução de HNO3 de densidade 1.497 g/cm3 , contendo 93.25% por peso de HNO3 puro, necessários para atacar, completamente, uma esfera de cobre com 2.0 cm de diâmetro, é:
Dados: Volume da esfera: V = (4/3)πR3 , π = 3.14, densidade (Cu) = 8.9 g/cm3
Reação que ocorre: Cu + 4HNO3(conc.) → Cu(NO3)2 + 2H2O + 2NO2