Questões de Vestibular Sobre sistemas homogêneos: equilíbrio químico na água: ph e poh, indicadores ácido-base, solução tampão. em química

Foram encontradas 333 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108398 Química
Dois dos obstáculos para a disseminação do emprego das células a combustível são: a obtenção do H2 de forma sustentável e a dificuldade de armazenamento do H2 (g), visto que pressões muito elevadas do gás são necessárias para a obtenção de densidades energéticas consideradas viáveis para a aplicação veicular. Tradicionalmente, a maioria do H2 empregado no mundo é produzida pela reforma do metano de origem fóssil, processo que resulta em intensa geração de CO2. Por esse motivo, tem-se buscado otimizar a produção do denominado hidrogênio verde, obtido por meio da eletrólise da água, utilizando-se energia elétrica gerada de maneira sustentável (por exemplo, a partir de placas de energia solar). No processo, uma corrente elétrica é aplicada a uma solução aquosa (usualmente uma solução de NaOH), de forma que as semirreações representadas a seguir ocorrem nos eletrodos.

catodo: 2 H3O+ + 2 e- → H2 + 2 H2O
anodo: 2 OH → H2O + ½ O2 + 2 e-
Tendo como referência o texto precedente, sabendo que a constante universal dos gases vale 0,082 atm·L·mol-1 ·K-1 , a constante de Faraday, 96.500 C·mol-1 , a constante de autoprotólise da água, 1,0 × 10-14, e assumindo que todos os gases e soluções envolvidos se comportem idealmente, julgue o item que se segue.

Se a concentração de uma solução de NaOH for de 0,10 mol/L, então o pH dessa solução será superior a 10. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108294 Química
Óxidos de nitrogênio, gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis, e óxidos de enxofre, produzidos pela oxidação de impurezas sulfurosas presentes em carvão e petróleo, podem reagir na atmosfera e gerar produtos capazes de diminuir o pH da chuva, produzindo o fenômeno conhecido como chuva ácida. O dióxido de enxofre, por exemplo, pode reagir em fase gasosa com o radical hidroxilo (OH·) via as seguintes reações. 


SO2 + OH· → HSO3·

HSO3· + O2 → HO2· + SO3

Na presença de água líquida nas gotículas das nuvens, nevoeiros e outras formas de condensação atmosférica, o trióxido de enxofre (SO3) formado nas reações anteriores é rapidamente convertido em H2SO4, conforme a seguinte reação.

SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)
Considerando as informações presentes no texto precedente e que as reações mostradas ocorram em uma única etapa, julgue o item que se segue. 

No meio atmosférico, ocorrem numerosas reações que reduzem o enxofre do estado de oxidação +6 para o estado de oxidação +4, o que leva à formação de ácido sulfúrico (H2SO4), um dos ácidos mais fortes conhecidos.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107645 Química
     A concentração de arsênio nas águas subterrâneas é uma grande preocupação de saúde pública. O modelo de IA pode ser utilizado para prever a distribuição geoespacial de arsênio (As), oferecendo uma melhoria significativa na precisão e no detalhamento das previsões das contaminações e facilitando a escolha de estratégias de remediação de acordo com a química local da água. A reação de oxirredução do arsênio nos habitats de bactérias redutoras de ferro pode ser representada pela equação química balanceada a seguir. 


2 Fe3+ (aq) + H3AsO3 (aq) + H2O (l) ⇌ 2 Fe2+ (aq) + H3AsO4 (aq) + 2 H+ (aq)



Tendo essas informações como referência inicial e considerando que, para essa reação, a 298 K, ∆G = −25 kJ/mol seja a variação da energia livre de Gibbs, que ∆H = −58,6 kJ/mol seja a variação da entalpia e que √441 = 21, julgue o item. 

Considere que, em solução aquosa, o H3AsO4 sofra três reações de dissociação ácida, cujas equações químicas estão expressas a seguir.

H3AsO4 (aq) ⇌ H+ (aq) + H2AsO4 − (aq)
H2AsO4 (aq) ⇌ H+ (aq) + HAsO4 2− (aq)
HAsO4 2− (aq) ⇌ H+ (aq) + AsO4 3− (aq)


Nessa situação, a base conjugada da espécie H2AsO4 é o íon HAsO4 2−
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327086 Química
Um refrigerante comum é uma formulação de vários ingredientes: açúcar (11 g por 100 mL), água (88 g por 100 mL) – componentes majoritários –, além de acidulantes, antioxidantes, conservantes, adoçantes e CO2 (componentes em pequenas quantidades). O acidulante tem como finalidade regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e reduzir o pH do refrigerante, que deve estar entre 2,7 e 3,5. Assim, para se usar uma pequena massa de acidulante que proporcione a redução do pH para o valor desejado, a massa molar do acidulante deve ser
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073477 Química
Um artigo – publicado no volume 70 da Revista Instituto Adolfo Lutz, de 2011 – relata que, na obtenção do tucupi, a manipueira recém-extraída apresentou uma concentração de 227,8 mg/L de cianeto total e 46,6 mg/L de cianeto livre. Após a fermentação, a concentração de cianeto total foi de 37,1 mg/ml enquanto que a de cianeto livre foi de 8,9 mg/L. Quanto aos demais parâmetros do tucupi, os valores encontrados foram: pH=3,6 e acidez total titulável=12,3 meq NaOH/100 mL. Assim, pode-se concluir que o tucupi é um líquido que apresenta um caráter
Alternativas
Q2065085 Química
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

21_.png (408×355)
Foi realizada uma experiência, denominada de “Mudança instantânea de cor”, cujo procedimento foi o seguinte:
1) Dissolveu-se uma pastilha de permanganato de potássio (KMnO4) em um becker contendo 40mL de água destilada, com formação da cor violeta. 2) A seguir, adicionou-se neste becker, 20mL de vinagre incolor, permanecendo a cor violeta. 3) Neste mesmo becker, adicionou-se 20mL de água oxigenada, H2O2 (10 vol.), e imediatamente a cor violeta desapareceu, ficando incolor. 4) Em outro becker, repetiu-se a etapa 1 desse procedimento, e logo a seguir adicionou-se 20mL de água oxigenada (10 vol.), ocorrendo a mudança da cor violeta para marrom.
Com relação a essa experiência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2030469 Química
Os indicadores ácido base, que já eram conhecidos há muito tempo, só foram introduzidos em laboratório no século 17 por Robert Boyle (1627- 1691). Considerando a fenolftaleína, assinale a opção correspondente ao sal que, em solução, mantém a cor vermelha desse indicador.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 2º Dia |
Q2020271 Química
       O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, avalia a ausência de um DNA independente no Brasil como um processo estrutural: “A maioria dos insumos químicos importados não é refinada, é coisa bem simples. O Brasil é o maior exportador de laranja e, mesmo assim, importa ácido cítrico. Bem como é o maior produtor de sacarose e importa glicose, que é metade da molécula. Tem coisas difíceis de explicar, responsáveis por gerar fragilidade. Esse efeito é responsável também pela deficiência no setor de medicamentos. A defasagem tecnológica ocorre continuamente com a importação dos quimioterápicos, ou seja, da grande parte dos princípios ativos e insumos que compõem os remédios, gerando enorme déficit na balança de pagamentos”.

Alana Ambrosio. Por que Brasil ainda é tão dependente de importações
na área farmacêutica? In: VivaBem UOL. Internet:<www.uol.com.b>(com adaptações).


O ácido cítrico (C6H8O7), também conhecido como ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido fraco triprótico, cujos pKa são: pKa1 = 3,15; pKa2 = 4,77; pKa3 = 6,40.

O suco de laranja possui densidade de 1.030 kg/m3 , sendo a concentração de ácido cítrico no suco de laranja igual a 1,5 g/L. 

Com base no texto anterior e nas informações precedentes e considerando que 1 L = 1 dm3 , julgue o item. 


A primeira constante de dissociação ácida do ácido cítrico (Ka1) é superior a 10−3.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985078 Química
    Em 2020, no começo da pandemia de covid-19, houve falta de álcool em gel no mercado. No álcool em gel, são utilizados etanol e água na proporção 7:1 em massa, além de um espessante (carbopolímero). Emergencialmente, alguns órgãos recomendaram o uso de água sanitária a 0,5% (p/p), para desinfecção de pisos e superfícies, e a 0,05% (p/p), para a limpeza das mãos. Na água sanitária, o principal componente é o hipoclorito de sódio (NaClO), que pode ser obtido pela reação do gás cloro (Cl2) com hidróxido de sódio para formar apenas hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e água. Na água sanitária comercial, a concentração de NaClO é 2,5% em massa (ou p/p), o que significa que existem 2,5 g de NaClO em cada 100 g de água sanitária. Entretanto, para fins de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera um intervalo de aceitação entre 1,75% e 2,75% (p/p).
Considerando as informações do texto apresentado, julgue o item a seguir.

Considere que, no tratamento da água com hipoclorito de sódio, ocorra a seguinte reação, que tem constante de equilíbrio Kb = 1,0 × 10−7
ClO (aq) + H2O(l) ⇌ HClO(aq) + OH (aq
Nessa situação, em uma solução aquosa em que essa reação ocorre a pH = 6, a quantidade de mols de HClO é igual à quantidade de mols de ClO no equilíbrio.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962017 Química
INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto que segue.


No Manual para Elaboração de Monografias de Preparações Homeopáticas para a Farmacopeia Homeopática Brasileira, é apresentada a estrutura das monografias de insumos ativos de origem vegetal, de origem animal ou de origem química.


Considere o exemplo retirado do item “Doseamento”:


Pesar 20 g da tintura-mãe em cápsula de porcelana previamente tarada [...], adicionar 10 mL de solução de ácido sulfúrico a 10% (m/v) [...]. Alcalinizar com quantidade suficiente de solução concentrada de hidróxido de sódio [...]. Filtrar em funil de separação [...] com 20 mL de éter dietílico [...]. Reunir em erlenmeyer contendo quantidade suficiente de sulfato de sódio anidro. [...]. Titular o excesso de ácido sulfúrico com hidróxido de sódio 0,01 M [...].
A massa de hidróxido de sódio, em gramas, necessária para preparar 250 mL de solução 0,01 mol L–1 e o pH da solução preparada são, respectivamente,
Alternativas
Q1937330 Química

Leia o texto para responder às questões de 13 a 15. A produção de vinhos tem se desenvolvido nas últimas décadas em diversas regiões do Brasil. As características do vinho dependem de vários fatores, como condições de plantio (viticultura), processo de fermentação (vinificação) e compostos químicos participantes nessas etapas. Na viticultura, o óxido de cálcio (CaO) é usado para a correção do pH do solo, e o gesso agrícola ((CaSO4,2H2O é utilizado como fonte de cálcio e enxofre. Na vinificação, as uvas são prensadas e misturadas a leveduras, microrganismos que promovem a fermentação dos açúcares de acordo com a equação não balanceada:  




Durante o processo de vinificação, adiciona-se dióxido de enxofre (SO2,) para bloquear a ação de enzimas oxidantes. Alguns compostos orgânicos responsáveis pelo aroma e sabor do vinho estão representados pelas fórmulas estruturais de1 a 6. 






Os compostos de 1 a 6 foram testados quanto ao caráter ácido-base empregando-se o indicador azul de bromotimol, que apresenta cor amarela em soluções com pH < 6 e cor azul em soluções com pH > 7,6. Nesse teste, alíquotas de soluções aquosas de cada um dos compostos foram colocadas em tubos de ensaio numerados de acordo com o composto e, em seguida, foram adicionadas algumas gotas do indicador a cada um deles.

A coloração amarela foi observada nos tubos  

Alternativas
Q1860379 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA


As letras pH aparecem quase todos os dias em anúncios de xampus, produtos para a pele e outros bens de consumo. Para entender esses anúncios, é necessário entender a importância do pH que, em termos mais simples, é um número que varia entre 0 e 14 para indicar a acidez de uma solução. Em relação ao pH, assinale a afirmação verdadeira. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2021 - CEDERJ - Vestibular - Língua Inglesa - 2022.1 |
Q1859696 Química

O pH de uma solução que contém um precipitado de Cr(OH)3 (Kps = 6.0 x 10-11 a uma dada temperatura) deve ser ajustado de modo que todo o precipitado se dissolva, produzindo uma solução na qual a [Cr3+] seja 0.1 mol/L.

Nesse caso, o valor do pH é de, aproximadamente:

Dado: Kw = 1.0x 10-14

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858923 Química

O hidróxido de alumínio (Al(OH)3), ao precipitar em solução aquosa, forma um sólido gelatinoso que pode ser usado como agente floculante no tratamento de água. Essa precipitação pode ocorrer pela adição de um hidróxido solúvel a uma solução aquosa ácida contendo um sal de alumínio solúvel, como o AlCl3. Entretanto, adicionando-se excesso de hidróxido ao meio, há a formação de íons Al(OH)4 , espécie solúvel em água, e o precipitado se solubiliza novamente. Dessa forma, dependendo do pH do meio, uma dentre as espécies Al(OH)4 (aq), Al(OH)3(s) e Al 3+(aq) estará presente na solução em quantidade maior que as demais, como exemplificado no esquema.  


Imagem associada para resolução da questão


A alternativa que mostra corretamente qual das espécies estará em quantidade maior que as duas outras em cada faixa de pH é:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803315 Química
O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Ele é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, o carvão e o óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros e contêm grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. Atualmente, no Brasil, a Petrobrás tem investido muito na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre. O dióxido de enxofre pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3) que, por sua vez, em contato com a água da chuva, irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte. 
(Disponível em:<http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html#formacao>. Acesso em: 07 de nov. 2018. Adaptado).
Esse processo pode ser descrito por:
Imagem associada para resolução da questão
Uma amostra de chuva, contendo exclusivamente ácido sulfúrico (a = 100%), mostrou uma concentração de 5.10-5  mol /L.
O pH da referida chuva é de: 
Alternativas
Q1803221 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA



O hidróxido de sódio, NaOH, é muito usado industrialmente para a produção de compostos, como sabão, papel e celulose. É usado na purificação de óleos vegetais e também na fabricação de produtos para desentupir ralos de pias. Considerando-se a introdução de algumas pastilhas de NaOH em um recipiente contendo água destilada, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Vestibular Medicina - Dia 2 |
Q1797140 Química
O sistema tampão de bicarbonato é um mecanismo homeostático ácido-base, que envolve o equilíbrio entre ácido carbônico(H2CO3), íon bicarbonato(HCO3-) e dióxido de carbono(CO2), para manter o pH no sangue e no duodeno, entre outros tecidos. Acerca da estrutura do H2CO3, quais tipos de ligações químicas o átomo de carbono realiza?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Vestibular Medicina - Dia 2 |
Q1797126 Química
O fluido estomacal é constituído de ácido clorídrico (HCl) e enzimas, em um pH ~ 2. Uma das alternativas para aliviar o mal-estar gerado pelo excesso de acidez estomacal é a utilização de antiácidos. Um dos antiácidos mais utilizados é o bicarbonato de potássio (NaHCO3). A reação química está descrita abaixo:
HCl(aq) + NaHCO3(aq) → NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g)
Considerando o volume de 1,0 L de fluido estomacal constituído somente por solução de HCl em pH 2, qual a massa aproximada de NaHCO3 necessária para aumentar o pH para 3?
Dados: Massas molares em g.mol−1 : H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Cl = 35.
Alternativas
Q1796183 Química
O Brasil é o 4º produtor mundial de água engarrafada e oferece no mercado produtos com diversas especificações. Uma determinada marca de água mineral exibe no rótulo de sua garrafa de 500 mL a informação: pH = 10 a 25 °C.
Considerando-se que a 25 °C o produto iônico da água (Kw) é igual a 1 × 10–14, as quantidades de íons H+ e de íons OH presentes nessa garrafa de água são, respectivamente,
Alternativas
Q1796178 Química
Em um experimento para estudo da difusão de gases, foi feita uma montagem utilizando-se um tubo de vidro e uma fita de papel indicador umedecido com água. Os gases 1 e 2 foram introduzidos no tubo através das extremidades opostas. O esquema apresenta o experimento no momento em que os gases foram introduzidos e as cores do papel indicador em soluções aquosas em diferentes faixas de pH.
Imagem associada para resolução da questão

Os gases 1 e 2 empregados no experimento podem ser, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: A
5: A
6: D
7: C
8: E
9: E
10: A
11: B
12: B
13: D
14: E
15: C
16: A
17: B
18: B
19: E
20: E