A análise da estimativa de recebimento de um crédito é const...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Contábeis |
Q2182447 Contabilidade Geral
A análise da estimativa de recebimento de um crédito é constante nas empresas para o fornecimento de informações essenciais a seus usuários. A NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros expõe como os ativos financeiros das empresas podem ser conduzidos para o levantamento de suas perdas em créditos previstas para as contas a receber. Outro documento, também muito importante, a Resolução n. 2.682/1999 do Banco Central do Brasil, determina parâmetros de classificação das operações de crédito e regras para a composição das Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD). Apesar de ser uma resolução para as instituições financeiras, tais critérios são bases eficientes para empresas com valores expressivos de contas a receber em seus ativos.
SANTOS, A. et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2022 (adaptado).
A seguir, são apresentadas situações de duas empresas distintas, com os elementos necessários para o encerramento de suas demonstrações financeiras.
EMPRESA A
A Empresa A apresenta, ao final do exercício, a relação de prováveis perdas com seus clientes. No quadro a seguir, as contas a receber foram listadas de acordo com o risco que determinados clientes representam e, para cada risco, foi determinada uma porcentagem de ajuste com as perdas estimadas.
Imagem associada para resolução da questão


Empresa B
A empresa B apresenta, ao final do exercício de 2021, as seguintes informações:
Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações apresentadas a respeito das empresas A e B, considerando suas particularidades, baseando-se na NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros e desconsiderando os efeitos tributários, assinale a oção que corresponda aos balanços patrimoniais no que se refere a contas a receber e à estimativa de perda com créditos de liquidação duvidosa para cada empresa.
Alternativas