Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “maruja...
Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “marujada” rebelde foi inteiramente expulsa da esquadra. Num sentido histórico, porém, eles foram vitoriosos. A “chibata” e outros castigos físicos infamantes nunca mais foram oficialmente utilizados; a partir de então, os marinheiros - agora respeitados - teriam suas condições de vida melhoradas significativamente. Sem dúvida fizeram avançar a História.
MAESTRI, M. 1910: a revolta dos marinheiros-um a saga negra. São Paulo: Global, 1982.
A eclosão desse conflito foi resultado da tensão acumulada na Marinha do Brasil pelo(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise das alternativas:
A) Este fenômeno ocorreu de fato, mas cronologicamente foi bem anterior, ocorrendo no conflito da Guerra do Paraguai iniciada décadas antes no final do século anterior.
Gabarito do professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Escravocrata;
Letra E
A revolta dos marinheiros, popularmente conhecida como revolta da chibata foi motivada pela insatisfação com os castigos corporais sofridos pelos marinheiros de baixa patente, em sua maioria descendentes de escravizados. O movimento foi visto como uma insatisfação com a mentalidade escravocrata ainda existente na primeira república.
Fonte: Descomplica
Sobre a Revolta da Chibata, é importante considerar que ela não foi fruto apenas da insatisfação dos marujos com os castigos físicos. Os marujos, em geral, eram originários de famílias pobres, que sofriam com a desigualdade social existente na . Assim, a Revolta da Chibata é considerada pelos historiadores também como uma revolta contra a desigualdade social e racial existente tanto na Marinha como na sociedade como um todo.
GAB. E
Letra E
O que ocasionou a revolta da chibata foi os maus tratos que os marinheiros sofriam - grande maioria Negros.
Os marinheiros pensaram: A escravidão acabou, porque ainda estou apanhando a chibatadas? Com isso, resolveram se manifestar.
Letra E
Considerando que a maioria dos marinheiros pertenciam às camadas urbanas mais pobres e eram geralmente negros ou mulatos, os maus-tratos a que eram submetidos (incluindo desde castigos corporais até alimentos deteriorados) constituíam exemplos da mentalidade preconceituosa e escravista reinante entre a oficialidade, sendo esta oriunda dos estratos superiores da sociedade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo