Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma ...
Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.
VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado).
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise das alternativas:
A) Homens analfabetos eram legalmente impedidos de votar segundo a constituição de 1891.
B) O texto fala em capangas e não em oficiais de justiça ou fiscais eleitorais.
E) Isto ocorria de fato, mas como a maioria dos eleitores estavam no meio rural a influência eleitoral de trabalhadores sindicalizados era mínima.
Gabarito do professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Letra C
Esta cena já nos remete as votações da República Velha ou Republica Oligárquica, quando o voto era aberto e os eleitores forçados a votar no candidato escolhido pelo coronel dono das terras em que trabalham. A República Oligárquica é caracterizada justamente por isso: O voto aberto, o coronelismo, o voto de cabresto, feito sob pressão, e os currais eleitorais, as áreas em que os votantes são obrigados a votar na escolha do coronel. Além disso, existia a comissão verificadora de poderes, que podia impugnar candidaturas e impedir a posse de eleitos. A repressão ao exercício da cidadania e seu direito de voto eram explicitas. Além disso, vale lembrarmo-nos de uma corrupção típica da época. A constituição de 1891 proibia o voto dos analfabetos, mas o trabalhador era ensinado a desenhar seu nome e a lei reconhecia o alfabetizado pela assinatura.
Fonte: Estratégia
Olha o voto de Cabresto !!!!! Com isso matava a questão, letra C
Letra C
Na primeira Republica existia o famoso Voto de Cabresto. O voto era aberto e as pessoas eram obrigadas a votar em quem os fazendeiros queriam, se não elas seriam mortas - simples assim.
FOMOSO VOTO DE CABRESTO, matava a alternativa C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo