Questões Militares
Sobre abordagem estruturalista da administração em administração geral
Foram encontradas 70 questões
Sobre isso, analise os itens abaixo.
I. Divisão do trabalho. II. Hierarquia de autoridade. III. Racionalidade. IV. Regras e padrões.
Acerca das características da teoria burocrática, assinale a alternativa CORRETA.
As disfunções da burocracia podem ser entendidas como um conjunto de consequências não previstas no modelo burocrático que levam a ineficiências e outros problemas para a gestão, quando seus princípios são aplicados.
Entre as disfunções da burocracia, podem-se elencar:
Enquanto a _____________ caracteriza o ________________ e a _____________________, o ______________________, a ______________ focaliza o _________________.
O homem organizacional foi proposto pela abordagem
Blau e Scott (Organizações Formais, 1970) ilustram a tipologia organizacional baseada no princípio beneficiário da organização, ou seja, naqueles indivíduos que obtêm maior vantagem do funcionamento da organização. Geralmente, as organizações são criadas para trazer vantagens para certas pessoas, que podem ser:
• os próprios participantes da organização;
• os proprietários ou acionistas da organização;
• os clientes da organização;
• o público em geral ou a própria sociedade.
No que diz respeito a esse assunto, observe a tabela abaixo:
Qual alternativa preenche corretamente a última linha da segunda coluna?
Merton procura representar a burocracia de maneira mais ampla por meio de um conjunto de relações entre um número grande de variáveis. O modelo de Merton baseia-se nas consequências não previstas de organizar de acordo com os princípios da máquina. A partir dessa informação, marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A fim de aumentar a variabilidade do comportamento humano a padrões previsíveis e indispensáveis ao seu bom funcionamento, a organização impõe um forte controle sobre as pessoas.
( ) Essa imposição de controle busca a previsibilidade do comportamento, que é garantida pela imposição de normas e regulamentos. A organização estabelece previamente os padrões de procedimentos para as pessoas e institui as penalidades pelo não cumprimento, bem como a supervisão hierárquica para assegurar a obediência. Para complementar, a ênfase sobre o cargo e a posição dos indivíduos aumenta as relações personalizadas.
( ) A imposição de regras conduz as pessoas a uma justificativa da ação individual e a consequências imprevistas (disfunções), como a rigidez no comportamento e a defesa mútua na organização.
( ) Merton conclui que a burocracia é uma estrutura grupal primária destinada a desempenhar determinadas atividades que não podem ser cumpridas satisfatoriamente por critérios grupais secundários.
Para facilitar a análise comparativa das organizações, os estruturalistas desenvolvem tipologias para classificá-las de acordo com certas características distintivas. As principais tipologias apresentadas pelos estruturalistas foram de Etzioni, de Blau e Scott, de Udy e tridimensional de Pugh, Hickson e Hinings.
Quais as características que Etzioni sugere para as organizações?
A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações foi um dos aspectos da origem da Teoria Estruturalista. O estruturalismo trouxe novas concepções sobre o estudo das organizações sociais.
Quanto a isso, marque V verdadeiro ou F falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Estruturalismo abstrato de Gurwitch: a estrutura é uma construção abstrata de modelos para representar a realidade empírica.
( ) Estruturalismo concreto de Lévi-Strauss e de RadcliffBrown: a estrutura é o conjunto de relações sociais num dado momento.
( ) Estruturalismo fenomenológico de Merton: a estrutura é um conjunto que se constitui, se organiza e se altera e os seus elementos têm uma função sob uma certa relação, o que impede o tipo ideal de estrutura de retratar fiel e integralmente a diversidade e a variação do fenômeno real.
( ) Estruturalismo dialético de Karl Marx: a estrutura é constituída de partes que, ao longo do desenvolvimento do todo, se descobrem, se diferenciam e, de uma forma dialética, ganham autonomia umas sobre as outras, mantendo a integração e a totalidade sem fazer soma ou reunião entre si, mas pela reciprocidade instituída entre elas.
Em relação às teorias organizacionais, é possível afirmar que algumas contribuições para as práticas das organizações, tiveram sua gênese ou estudos iniciais no centro dessas teorias. Neste caso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Teoria Organizacional
1. Administração Científica.
2. ERH.
3. Neoclássicos.
4. Administração clássica.
5. Estruturalismo.
Contribuição Teórica
( ) Estudo da Estratégia.
( ) Estudo da Motivação.
( ) Estudo da Eficiência.
( ) Estudo das Estruturas.
( ) Estudo dos Conflitos.