Questões Militares Sobre acidentes e fatos da navegação em direito marítimo

Foram encontradas 26 questões

Q2196783 Direito Marítimo
O prático João Bento embarca no NM IPANEMA, para realizar navegação de praticagem noturna na lagoa dos Patos, até Porto Alegre, em revezamento com o comandante do NM, que está devidamente habilitado como prático da ZP 20 pelo Diretor de Portos e Costas. João Bento é informado que o NM, devido a uma pane elétrica, está com todas as luzes de mastro inoperantes e o reparo somente é possível em Porto Alegre. João Bento avalia então que existe risco inaceitável à navegação e comunica o fato à Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. O capitão dos portos, depois de considerar os inúmeros fatores envolvidos no problema e as Normas da Autoridade Marítima pertinentes, decide pela realização da navegação. João Bento, inconformado com a decisão do capitão dos portos, solicita à atalaia a sua substituição, que é efetivada pelo prático de sobreaviso. Considerando o contido nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC), assinale a afirmativa correta relacionada com o fato descrito: 
Alternativas
Q2195205 Direito Marítimo
Um tripulante de um navio VLCC (Very Large Crude Carrier), durante a aproximação do ponto de espera do prático, caiu ao mar. O Comandante, que se encontrava no passadiço, decidiu executar a manobra de Williamson. Inicialmente, ordenou todo leme a boreste (bordo pelo qual o homem caiu) e o manteve assim até o navio atingir um rumo de 45º defasado do rumo inicial, quando então inverteu o leme carregando-o todo para bombordo e mantendo-o nesta posição enquanto o navio demandava o rumo oposto àquele em que a manobra de Williamson começou. Faltando 15º para o navio alcançar a proa recíproca à inicial, o Comandante novamente ordenou inverter o leme. Ao iniciar a manobra, o navio desenvolvia 19 nós e o regime de máquinas não foi alterado. Não houve a preocupação em manter o homem que caiu ao mar no visual, pois o Comandante avaliou que a manobra seria executada corretamente.

Considerando a manobra até o momento em que foi descrita acima e tendo como referência o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey - 4ª edição: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique quais são verdadeiras e assinale a opção correta:
I) O Comandante falhou na medida em que deveria ter seguido o procedimento padrão de executar a primeira guinada até um rumo a 60o do rumo inicial.
II) O Comandante deveria ter aumentado a velocidade do navio, para acelerar a chegada à proa recíproca.
III) O homem que caiu ao mar deveria ser mantido no visual durante toda a manobra; esse fator é mais importante do que a correta execução da manobra.
IV) A manobra de Williamson pode ser resumida a três movimentos de leme.  
Alternativas
Q1355864 Direito Marítimo
Segundo as Tradições Navais da Marinha do Brasil, a hierarquia militar assume importância capital, sendo um dos pilares da instituição. Sobre esse assunto, é correto afirmar que, na Marinha do Brasil:
Alternativas
Q1345668 Direito Marítimo
A missão da Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi patrulhar o Atlântico Sul e proteger, os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o nosso litoral sul. Segundo Bittencourt (2006), contra que ameaça eram realizadas essas patrulhas?
Alternativas
Q1345655 Direito Marítimo
De acordo com Bittencourt (2006), embora todos os navios da esquadra paraguaia fossem adequados para navegar nos rios, somente um era verdade ira mente navio de guerra; os outros, apesar de convertidos, não foram projetados para tal. Como esse navio era denominado?
Alternativas
Q1345646 Direito Marítimo
De acordo com Bittencourt (2006), em 1940, obedecendo ao novo Programa Naval então aprovado, decidiu-se pela construção, no Brasil, de uma série de navios mineiros varredores, todos pertencentes à classe:
Alternativas
Q1019486 Direito Marítimo
Na gíria maruja, qual é a expressão utilizada para denominar o superior, Oficial ou Praça, que é exigente na observância das normas e regulamentos, bem como na execução das fainas e tarefas, por si e pelos subordinados?
Alternativas
Q911834 Direito Marítimo
De acordo com a NORMAM-09/DPC, assinale a opção correspondente a quem cabe decidir sobre a realização de uma Investigação de Segurança Marítima de um acidente ou incidente marítimo muito grave envolvendo embarcações de bandeira estrangeira, e de acidentes e incidentes marítimos envolvendo embarcações nacionais que não sejam classificados como muito graves, caso seja considerado que tal investigação fornecerá informações que possam ser utilizadas para impedir que, no futuro, ocorram sinistros semelhantes, ou para atenuar sua gravidade.
Alternativas
Q911810 Direito Marítimo
De acordo com a NORMAM-09/DPC, assinale a opção correta sobre a Capitania (CP) que terá precedência para a instauraução do Inquérito Administrativo sobre acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).
Alternativas
Q885920 Direito Marítimo
De acordo com a NORMAM-09/DPC, no que tange à arribada de embarcação, assinale a opção que se enquadra em arribada não justificada, sendo prevista a instauração de IAFN.
Alternativas
Q885900 Direito Marítimo
Com relação aos depoimentos, conclusão e prorrogação, constantes de um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), assinale a opção correta.
Alternativas
Q839535 Direito Marítimo
De acordo com a NORMAM 8, no atendimento aos acidentes SAR, funcionam como subcentros de Coordenação do serviço de Busca e Salvamento:
Alternativas
Q839511 Direito Marítimo

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


A ____________________ , presente no Oceano Atlântico, ao colidir com a costa Nordeste do Brasil, sofre bifurcação, sendo dividida entre a Corrente das Guianas e a _____________________ . Tal corrente, quando se aproxima da região sudeste, colide com Corrente das Malvinas, formando a ____________________ . Esta, quando próxima da costa leste do oceano Atlântico Sul, colide com a _________________. Essas quatro correntes formam o chamado___________________ .

Alternativas
Q839510 Direito Marítimo
O efeito das marés é maior quando o Sol, a Lua e a Terra estão em conjunção ou oposição. É correto afirmar que isto ocorre
Alternativas
Q839509 Direito Marítimo
De acordo com Miguens (1996), a limitação no funcionamento regular das agulhas náuticas em altas latitudes é decorrente da variação da grandeza de forças da natureza. Essas forças que interferem no princípio de funcionamento das agulhas magnéticas e das agulhas giroscópicas são denominadas, respectivamente:
Alternativas
Q839507 Direito Marítimo

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


Quando uma frente ___________ se aproxima, a compressão da massa de ar ,______________ provocada pela força do ar ________________produz um aumento significativo de temperatura pouco antes da chegada da frente, passando a ___________________ após a passagem da mesma.

Alternativas
Q839503 Direito Marítimo

De acordo com Miguens (1996), acerca dos fatores que afetam a interpretação da imagem radar, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.


( ) Poder de discriminação em marcação é a diferença mínima em distância para que dois alvos situados na mesma marcação apareçam como alvos distintos na tela do radar.

( ) Poder de discriminação em distância é a diferença mínima em marcação entre dois alvos situados aproximadamente na mesma distância, para que possam ser discernidos pelo radar.

( ) Áreas e setores de sombra radar ocorrem quando um alvo relativamente grande obscurece um alvo menor posicionado por detrás.

( ) Ecos múltiplos são causados por reflexões múltiplas de pulsos de um feixe transmitido entre o nosso navio e um alvo relativamente próximo, normalmente situado pelo través.

( ) Ecos laterais são, também, ecos falsos, causados pelos lóbulos laterais, ou secundários, do feixe radar.

Alternativas
Q839502 Direito Marítimo
De acordo com Miguens (1996), quando o navio demandar um canal ou manobrar em águas restritas, onde opera, normalmente, nas proximidades de perigos à navegação, torna-se essencial levar na devida conta fatores como a profundidade local, características da manobra (dados táticos) do navio e os efeitos do vento e da corrente sobre a curva de giro, a influência da ação do leme sobre o avanço etc.Sendo assim, com relação a essa manobra, assinale a opção correta.
Alternativas
Q839501 Direito Marítimo
Qual o meio principal usado para prover as MSI (informações de Segurança Marítima) para as áreas não cobertas pelo sistema NAVTEX internacional?
Alternativas
Q657738 Direito Marítimo
A quem compete decidir os recursos, em última instância administrativa, das decisões proferidas pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, de acordo com a NORMAM-10/DPC?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: B
5: C
6: A
7: A
8: C
9: B
10: A
11: C
12: B
13: C
14: B
15: D
16: E
17: B
18: D
19: D
20: B