Questões Militares de Enfermagem - Enfermagem em UTI

Foram encontradas 100 questões

Q2543343 Enfermagem
O registro do Balanço Hídrico (BH) faz parte da prática habitual da enfermagem. Ele representa a relação existente entre a ingestão e as perdas corporais. Em relação a esse assunto, com base no livro Enfermagem em Terapia Intensiva: Práticas Integrativas (2017), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA
Alternativas
Q2470703 Enfermagem
A função renal pode ser substituída por um processo conhecido como diálise, que é um tratamento de manutenção da vida usado nos pacientes com lesão renal aguda e doença renal crônica. A forma como a diálise é realizada, varia de acordo com o tipo de tratamento e peculiaridades dos pacientes, sendo a hemodiálise, a diálise peritoneal e as terapias renais substitutivas contínuas as modalidades mais utilizadas.
No que se refere às possíveis complicações da hemodiálise, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2470701 Enfermagem
A capnometria é a medida da pressão parcial de dióxido de carbono ao final da expiração (ETCO2). Quanto à medida da ETCO2, analise as assertivas abaixo:
I. Embora os valores da pressão parcial arterial de dióxido de carbono (PaCO2) e do ETCO2 sejam similares, o ETCO2 é em geral maior que a PaCO2 em torno de 2 a 5 mmHg.
II. Na parada cardiorrespiratória, o direcionamento das compressões torácicas para um valor de ETCO2 de pelo menos 10 mmHg e, como ideal, 20 mmHg ou mais, pode ser útil como um marcador da qualidade da Reanimação Cardiopulmonar.
III. A exatidão das leituras de ETCO2 pode ser afetada pela interferência do vapor d’água com a absorção da luz infravermelha, o que pode causar medições falsamente baixas.
IV. A forma de onda do dióxido de carbono expirado é demonstrada no monitor como um gráfico do ETCO2 versus o tempo, chamado de capnograma, o qual fornece uma leitura gráfica contínua do nível de ETCO2 do paciente a cada expiração.
V. Em pacientes graves, a ETCO2 não pode refletir a pressão parcial arterial de dióxido de carbono (PaCO2) em virtude de alterações pulmonares, como consolidações e edemas.
Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q2470699 Enfermagem
Considerando a Resolução Nº 2.173/ 2017 (CFM), que define os critérios do diagnóstico de morte encefálica, sobre os pré-requisitos necessários para a o início da realização dos procedimentos de determinação de morte encefálica, em pacientes que apresentem coma não perceptivo, ausência de reatividade supraespinhal e apneia persistente, classifique as assertivas abaixo em V (VERDADEIRO) ou F (FALSO): 
( ) Presença de lesão encefálica de causa conhecida, irreversível e capaz de causar morte encefálica. ( ) Presença de fatores tratáveis que possam confundir o diagnóstico de morte encefálica. ( ) Temperatura corporal (esofagiana, vesical ou retal) superior a 35,5°C, saturação arterial de oxigênio acima de 92%. ( ) Tratamento e observação em hospital pelo período mínimo de seis horas, exceto quando a causa primária for encefalopatia hipóxico-isquêmica cujo período é no mínimo 24 horas. ( ) Pressão arterial sistólica maior ou igual a 100 mmHg ou pressão arterial média maior ou igual a 65mmHg para adultos, ou conforme a tabela específica para menores de 16 anos. 
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2470672 Enfermagem
A maioria dos pacientes criticamente enfermos têm sua pressão arterial monitorada através de cateter intra-arterial. Contudo, artefatos de ressonância podem estar presentes na curva da pressão, levando a erro de leitura. Assim, a utilização do teste de lavagem rápida (fast-flush) é altamente incentivado para avaliação do amortecimento adequado da pressão intra-arterial. 
Considerando que a figura abaixo representa a curva de pressão intra-arterial seguida do teste de lavagem rápida, assinale a alternativa CORRETA: 
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: KNOBEL, 2023. Pág. 1857.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262133 Enfermagem
Em um hospital, será inaugurada, em breve, uma unidade de terapia intensiva (UTI) de cardiologia. Após realizar o cálculo de pessoal, conforme o determinado pela Resolução COFEN nº 543/2017, que estabelece os parâmetros mínimos para dimensionar o quantitativo de profissionais de enfermagem, o enfermeiro técnico responsável constatou que, para a cobertura de 24 horas, seria necessário o total de 60 profissionais de enfermagem.
Considerando-se a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para essa unidade, o quadro de funcionários deverá ser composto por, no mínimo,
Alternativas
Q2194741 Enfermagem
Analise as assertivas abaixo, quanto aos procedimentos invasivos que podem proporcionar a aquisição de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
I. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), em especial, é uma infecção adquirida por pacientes submetidos à suporte ventilatório.
II. É importante reduzir as taxas de uso da ventilação mecânica, pois ela auxiliará no aumento das taxas globais da PAV nas instituições, reduzindo os dias de internação e os custos relacionados à assistência ao paciente.
III. A faixa etária mais elevada pode ser considerada um fator de risco significativo para IRAS e se torna ainda mais importante quando associada com outros fatores, como procedimentos invasivos, clínica, uso de antibioticoterapia, prognóstico, entre outros.
IV.O desenvolvimento de instrumentos que previnem as IRAS é recomendado pelo Centers for Disease Controlvand Prevention (CDC), organização que norteia o fomento das boas práticas de assistência no controle e prevenção de agravos à saúde.
V. Na UTI adulta há necessidade de intervenções interdisciplinares que incluam resoluções de problemas, prevenção e boas práticas assistenciais, como o desenvolvimento de protocolos que facilitem a prática, diminuam os riscos ao usuário e incentivem a boa prática assistencial.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173724 Enfermagem
Acerca dos cuidados de enfermagem durante o procedimento de aspiração traqueobrônquica de um paciente com via aérea artificial, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173721 Enfermagem
Sobre os cuidados de enfermagem para o paciente com dreno de tórax, analise as assertivas abaixo:

I. O borbulhamento contínuo na câmara de selo de água indica que o vazamento está entre o paciente e o selo de água.
II. É contraindicado clampear o dreno quando há a locomoção ou transporte do paciente pois a pressão pode resultar em pneumotórax hipertensivo.
III. A ordenha do sistema de drenagem deve ser realizada de maneira rotineira, uma vez que move coágulos e aumenta a drenagem torácica.
IV. A posição elevada de Fowler é indicada para drenar hemotórax por favorecer a drenagem de fluidos.

Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173720 Enfermagem
A mensuração da pressão intra-abdominal deve ser realizada indiretamente via pressão intravesical (PIV), a qual se tornou padrão-ouro por conta da sua facilidade e baixa complexidade.
Em relação à atuação do enfermeiro na verificação da PIV, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173133 Enfermagem
De acordo com as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), a presença do tubo endotraqueal em pacientes sob ventilação mecânica contribui para o desenvolvimento de pneumonia, a qual pode trazer grave repercussão para o paciente. Diante disso, é fundamental a aplicação de várias medidas a fim de se prevenir a ocorrência da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). A respeito desse assunto, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2089947 Enfermagem
Assinale, a seguir, uma droga fotossensível utilizada em terapia intensiva.
Alternativas
Q2089946 Enfermagem
Para o correto diagnóstico de Morte Encefálica (ME) são considerados exames complementares, EXCETO: 
Alternativas
Q2089945 Enfermagem
A sepse é uma condição clínica na qual ocorre uma desregulação do organismo diante de um processo de infeção e pode começar a ocorrer a disfunção dos órgãos como sinal de piora. São consideradas alterações clínico-patológicas na sepse, EXCETO:
Alternativas
Q2089944 Enfermagem

Considerando o exame físico para diagnóstico de Morte Encefálica (ME) e alguns reflexos do tronco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ausência de reflexo pupilar fotomotor (II e III pares) bilateral e ausência de reflexo córneo-palpebral (V e VII pares) bilateral.


( ) Ausência de reflexo oculoencefálico bilateral (VIII par).


( ) Ausência de reflexo de tosse (IX e X pares): testar com espátula na faringe posterior bilateral e sonda de aspiração pelo tubo endotraqueal.


( ) Ausência de reflexo oculovestibular (VII, III, VI pares) bilateral: otoscopia (verificar se obstrução ou perfuração) inicial, seguida da Prova Calorimétrica: com a cabeceira a 30°, instilar 50 mL de SF 0,9% gelado (próximo a 0° C) ao longo de um minuto. Observar por até 1 minuto após. Aguardar 5 minutos antes de testar outro lado.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2089943 Enfermagem
O uso de drogas chamadas de vasoativas nos cuidados aos pacientes críticos vem sofrendo modificações, havendo protocolos diferenciados para a sua utilização adequada. Assinale a correta associação entre a droga e sua ação no organismo.
Alternativas
Q2089942 Enfermagem
Antes de realizar a coleta de gasometria arterial em pacientes, o teste a ser aplicado é: 
Alternativas
Q2089941 Enfermagem

Determinado enfermeiro assistencial recebeu, após coleta de sangue arterial, a seguinte amostra de resultado da gasometria arterial:


pH = 7.32; PO2 = 98 mmHg; PCO2 = 48 mmHg; HCO3 = 19 mEq/l; BE = −3 mEq/l; e, saturação de oxigênio= 98%.


Considerando os valores obtidos na gasometria arterial, o provável diagnóstico de distúrbio é: 

Alternativas
Q2089939 Enfermagem

Paciente DSN internado em UTI há três dias, com Síndrome Respiratória Aguda, evolui com piora dos padrões respiratórios, sendo necessários ajustes na ventilação mecânica e coleta de gasometria arterial. O enfermeiro assistente, responsável pelo paciente, recebe o seguinte resultado da gasometria arterial:


pH = 7.29; PO2 = 96 mmHg; CO2 = 48 mmHg; HCO3 = 25 mEq/l; BE = +1 mEq/l; e, saturação de oxigênio = 98%.


Considerando os valores obtidos na gasometria arterial, o provável diagnóstico de distúrbio é:

Alternativas
Q2089937 Enfermagem
Trata-se de um cuidado fundamental ao paciente com diagnóstico de morte encefálica, a fim de mantê-lo viável como potencial doador. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C
6: E
7: A
8: C
9: A
10: A
11: D
12: A
13: C
14: E
15: E
16: E
17: A
18: A
19: D
20: D