Questões Militares
Comentadas sobre urgência e emergência em enfermagem
Foram encontradas 295 questões
( 1 ) Lúcido
( 2 ) Em coma
( 3 ) Letárgico
( 4 ) Torporoso
( ) Sonolento, mas obedece a comandos simples quando estimulado.
( ) Muito difícil de ser ativado; pode obedecer a comandos simples ou dizer palavras soltas ou expressões curtas de maneira inconsistente; movimento espontâneo limitado.
( ) Consciência plena.
( ) Pode responder por posturas reflexas, quando estimulado, ou não apresentar nenhuma resposta aos estímulos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Pode ocorrer a taquifisgmia. Além disso, também a pulsação pode tornar-se irregular e fraca.
( ) Sempre apresenta sintomatologia clínica e pode ser diagnosticado pelo ECG.
( ) As manifestações típicas começam por dor súbita na parte inferior da região esternal e no abdome superior.
( ) Indivíduos com oclusão grave podem apresentar sinais de choque.
(1) Com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e pra cima (em j).
(2) Repetir a manobra até a desobstrução ou o paciente tornar-se não responsivo.
(3) Posicionar-se por trás do paciente, com seus braços à altura da crista ilíaca.
(4) Posicionar uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical.
Paciente do sexo masculino, 73 anos, dá entrada no Pronto Atendimento com pressão arterial 100x50mmHg, frequência respiratória 26irpm, frequência cardíaca 112bpm, glicemia capilar 88mg/dL. Apresenta oligúria, cefaleia, confusão mental, fraqueza e relata três episódios de vômito. Resultados de exames laboratoriais - Gasometria arterial: pH 7,23; Bicarbonato (HCO3-) 15mEq/L; PaCO2 48mmHg; PaO2 85mmHg; Saturação O2 94% e BE -3 mmol/L. Bioquímica: Creatinina (Cr) 1,6 mg/dL; Sódio (Na+ ) 140mEq/L; Potássio (K+ ) 4,2mEq/L e Cloro (Cl- ) 102mEq/L. Assinale a alternativa CORRETA que descreve o(s) distúrbio(s) apresentado(s) pelo paciente:
I. Em situações de queda, a gravidade da lesão sofrida tem relação com a superfície com a qual o corpo se chocou, mas não com a distância percorrida antes do impacto.
II. A compressão do pulmão contra a glote fechada, por impacto na parede torácica anterior ou lateral, produz o “efeito saco de papel”, que pode levar a um pneumotórax.
III. Em um acidente veicular frontal, quando o corpo está em trajetória frontal com a cabeça à frente, esta é a primeira estrutura a receber o impacto e, após o crânio interromper seu movimento, o cérebro continua a se mover adiante, fazendo pressão contra o crânio intacto ou fraturado, resultando em concussão, contusão ou laceração.
IV. Em colisões com capotamento, passageiros presos de forma segura pelo cinto de segurança, estão totalmente protegidos contra ferimentos de cisalhamento.
V. A trajetória do trauma penetrante por arma de fogo é determinada apenas pelo orifício de entrada, que se caracteriza por apresentar aspecto estrelado (ferimento em estrela).
Está correto o apresentado em: