Questões Militares
Comentadas sobre farmacologia do sistema endócrino em farmácia
Foram encontradas 29 questões
Associe as colunas relacionando o grupo de antidiabético e análogos de insulinas com o seu respectivo fármaco.
Grupo de Antidiabético e Análogos de Insulinas
(1) Análogo de insulina de ação prolongada (2) Análogo de insulina de ação ultra prolongada (3) Inibidores da dipeptidil peptidase-4 (4) Inibidores do cotransportador de sódio-glicose tipo 2 (5) Agonista do receptor do GLP-1(glucagon like peptide)
Fármaco
( ) Exenatida. ( ) Dapaglifozina. ( ) Insulina Degludeca. ( ) Insulina Glargina. ( ) Sitagliptina.
A sequência correta dessa associação é:
I. Pacientes internados com hemoglobina glicada (HbA1c) acima de 11% devem iniciar, ainda durante a internação, tratamento associado com dapagliflozina, sitagliptina e gliclazida para postergar a necessidade de insulinização.
II. Os medicamentos inibidores do transportador de sódio-glicose 2 no túbulo proximal renal reduzem o nível de glicemia ao promover sua perda urinária. Estudos recentes têm demonstrado benefício de fármacos dessa classe na redução do risco cardiovascular dos pacientes.
III. Uma das reações adversas associadas à metformina é a acidose láctica. É necessário interromper seu uso em situações que possam ocorrer declínio da função renal, como antes de procedimentos radiológicos com uso de contrastes e durante a internação por doença grave.
IV. Os análogos de GLP 1, como a liraglutida, inibem a enzima dipeptidil peptidase 4 (DDP-4), aumentando os níveis de peptídeo 1 tipo glucagon (GLP-1). Ao inibir a DDP-4 promovem redução de peso, além de reduzirem o risco de morte por infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico.
Estão CORRETAS as assertivas:
Assinale-a.
Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.
Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.
I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.
II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.
III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.
Está correto apenas o que se afirma em
A senhora GMO, 70 anos, portadora de cardiopatia, diabetes, em tratamento com os medicamentos enalapril 10mg – 1-0-1, metformina 850 mg 1-1-1, amiodarona 200mg 1-0-0, clopidogrel 75mg 0-1-0. Foi hospitalizada apresentando mal-estar, alterações cognitivas e depressão. Os resultados laboratoriais detectaram níveis de TSH de 40 mU/ml (valor de referência 0,35 a 5,5mU/ml).
Para otimizar a farmacoterapia da paciente, o serviço de farmácia clínica deve realizar uma intervenção sugerindo a suspensão de qual medicamento?
Segundo Goodman (2012), as principais indicações para o uso terapêutico do hormônio tireoidiano consistem em terapia de reposição hormonal para pacientes portadores de hipotireoidismo e terapia de supressão de TSH em pacientes com câncer da tireóide.
Dispõem-se de preparações sintéticas dos sais sódicos dos isômeros naturais dos hormônios tireoidianos, que são amplamente utilizadas na terapia hormonal.
Sobre os fármacos que influenciam a terapia com levotiroxina oral, assinale a alternativa correta.