Questões Militares de Farmácia - Hematologia Clínica

Foram encontradas 110 questões

Q2551779 Farmácia
O termo “sistema complemento” designa uma série de proteínas plasmáticas que constituem um sistema de amplificação capaz de lisar bactérias e/ou células e opsonizá-las, de modo que possam ser fagocitadas. Sobre o tema, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551776 Farmácia
A dosagem de íons na corrente sanguínea é um processo extremamente sensível e pode sofrer interferências pré-analíticas e analíticas importantes. Sobre estas interferências, analise as afirmativas abaixo.
I. A ocorrência de hemólise não gera erros significativos na análise de sódio e potássio.
II. A dosagem de potássio deve ser realizada em amostras de sangue total ou plasma, pois, devido à coagulação e ao rompimento das plaquetas, amostras de soro terão o valor de potássio aumentado, não podendo, portanto, serem utilizadas.
III. Amostra hemolisada não altera a dosagem de cloreto, podendo, portanto, ser utilizada.
IV. A utilização de torniquete a um tempo superior a 1 minuto pode interferir na dosagem de cálcio total. Devido ao aumento do efluxo de água do compartimento intravascular, a quantidade de cálcio ligado à proteína aumenta. Movimento do punho em aperto deve ser evitado, pois aumentam o catabolismo muscular, diminuindo assim o pH e aumentando a quantidade de cálcio livre.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2472888 Farmácia
Na análise microscópica do esfregaço sanguíneo, todas as opções contêm exemplos de poiquilocitose, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110984 Farmácia
A média aproximada da concentração plasmática de glicose (mg/dL), para valores de 7% de HbA1c (hemoglobina glicada), é de
Alternativas
Q2092831 Farmácia
Pode haver casos em que o farmacêutico – análises clínicas se depare com valores críticos, que são os resultados cujos valores representam risco grave ao paciente, e que o laboratório deve, após confirmados, comunicar imediatamente ao médico assistente. Neste contexto, assinale, a seguir, os valores críticos para contagem de plaquetas.
Alternativas
Q2092829 Farmácia
A relação sangue-anticoagulante aplicada nos laboratórios é de 9:1, sendo válida para valores de volume globular (VG), ou hematócrito (HT) de 45%. Assim, se o laboratório coletar 4,5 mL de sangue de um paciente com VG de 45%, será requerido 0,5 mL de anticoagulante. Sempre que o valor do VG estiver fora da variação permitida, o profissional precisará efetuar a correção da quantidade de anticoagulante a ser utilizada. Considerando que o VG de um determinado paciente seja de 65%, o volume (em mL) de anticoagulante corrigido terá o seguinte valor: (Considere apenas duas casas após a vírgula, com arredondamento.)
Alternativas
Q2092828 Farmácia
De acordo com a Portaria nº 158/2016, do Ministério da Saúde, quando os testes de triagem forem reagentes em um doador de sangue que em doações prévias apresentava sorologia não reagente (soroconversão), o serviço de hemoterapia deverá adotar procedimentos de retrovigilância, conforme regulamento técnico e demais normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em relação aos exames laboratoriais de confirmação do resultado, previstos no regulamento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092803 Farmácia
Considerando os exames que podem ser usados no diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e suas correspondentes atribuições, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Citometria de fluxo. 2. Imuno-histoquímico. 3. Hibridização fluorescente in situ. 4. Reação em cadeia da polimerase.
( ) Tipo de exame que avalia os cromossomos usando pigmentos que só se ligam a partes específicas de cromossomos específicos. O teste detecta a maioria das alterações cromossômicas (translocações), visíveis ao microscópio em exames citogenéticos, bem como alterações pequenas não visualizadas em exames de citogenética. O teste pode ser empregado em amostras de sangue ou da medula óssea.
( ) Células do sangue ou amostras da medula óssea são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Diferentes tipos de linfócitos têm diferentes antígenos, que sofrem alterações à medida que cada célula amadurece. As células de cada paciente com leucemia têm os mesmos antígenos, porque são todos derivados a partir da mesma célula.
( ) Este é um exame do DNA (ácido desoxirribonucleico) bastante sensível, que permite encontrar cromossomos pequenos, não visíveis ao microscópio, mesmo quando poucas células leucêmicas estejam presentes na amostra. É usado para diagnosticar alterações genéticas específicas.
( ) A análise ocorre em um aparelho capaz de fazer medidas individuais de milhares de células, em uma contagem exata essencial para a eficiência do tratamento da doença. Essa técnica é usada para examinar as células da medula óssea, linfonodos e amostras de sangue para o diagnóstico das leucemias.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2025890 Farmácia
Com relação às Talassemias, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2025889 Farmácia
A Leucemia Mielóide Crônica é uma doença mieloproliferativa crônica. Baseando-se nesta afirmativa, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2025888 Farmácia
Com relação à Policitemia Vera, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2025887 Farmácia
Quanto à linhagem neutrofílica, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2025884 Farmácia
Marque a alternativa CORRETA. O bastonete de Auer, quando encontrado, assegura o diagnóstico da seguinte leucemia: 
Alternativas
Q2025883 Farmácia
Dentre as causas de anemia microcítica e hipocrômica, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2023465 Farmácia
No estudo das anemias promovidas por hemoglobinopatias, as hemoglobinas que “correm” juntas na eletroforese no pH 8,4- 8,6 são
Alternativas
Q2023451 Farmácia
O paciente J. M., 52 anos, apresenta anemia megaloblástica e possui algum transtorno neurológico.
Para esse caso, o tratamento medicamentoso a ser usado é
Alternativas
Q1883482 Farmácia
O fígado é um órgão responsável pela metabolização de muitas moléculas. Seu mau funcionamento pode levar a patologias, como a cirrose, que podem ser diagnosticadas, principalmente, pelo aumento dos níveis séricos de enzimas especificas, a saber, 
Alternativas
Q1883479 Farmácia
As complicações respiratórias que caracterizam um desvio do equilíbrio ácido-base diagnosticado como acidose metabólica, podem ser observadas por meio das seguintes alterações observadas pelo exame de gasometria em sangue arterial:
Alternativas
Q1883471 Farmácia
O imunoensaio enzimático (IEE) é uma técnica empregada para detectar um anticorpo de um determinado antígeno. Sobre essa metodologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1883469 Farmácia
A metodologia caracterizada como coloração de Gram identifica como positivas as bactérias que apresentam uma maior proporção das moléculas classificadas como
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B
6: B
7: D
8: B
9: B
10: C
11: A
12: C
13: A
14: D
15: A
16: B
17: D
18: E
19: C
20: B