Questões Militares de Física - Vetores
Foram encontradas 61 questões
Considerando que a distribuição de massa é homogênea na região solida do objeto e que o coeficiente de restituição da colisão e 0,80, a altura máxima alcançada pelo centro de massa da esfera após a colisão é aproximadamente igual a:
Assinale a alternativa que apresenta a expressão correta do módulo da velocidade da sombra a partir do instante em que esta começa a ser projetada sobre a parede.
Considerando a relação dos vetores ilustrados na figura precedente, assinale a opção correta.
Em um determinado instante, o vetor velocidade da partícula, de módulo igual a 24 m/s, forma um ângulo de 120º com o vetor aceleração , como ilustra a figura.
A contar desse instante, para que o vetor velocidade se torne perpendicular ao vetor aceleração , decorreram
Nela estão desenhados cinco segmentos orientados.
Assinale a opção que indica o segmento que representa a força exercida pela esfera sobre a mosca.
A resultante F , das forças agentes sobre o trenó, ao passar pelo ponto B, está melhor indicada pela seta em
O desenho a seguir representa a disposição dos vetores deslocamento não nulos: Podemos afirmar que, a partir do desenho, a relação vetorial correta, entre os vetores, é:
Desenho Ilustrativo – Fora de Escala
Dois vetores A e B estão representados a seguir. Assinale entre as alternativas aquela que melhor representa a resultante da operação vetorial A - B .
Sobre uma aeronave atuam duas forças na direção vertical e de sentidos opostos: o peso da aeronave (P) (o módulo desse vetor considera o combustível, as cargas, as pessoas e a massa da aeronave) e a sustentação (S). O gráfico a seguir relaciona a altitude (Y) e posição horizontal (X). Assinale, entre as alternativas aquela que melhor representa essas duas forças sobre a aeronave durante o deslocamento, horizontal, entre as posições B e C do gráfico.
Considere que
1- L ,La e Lb são módulos dos vetores e
2- La é menor que Lb .
Analise a figura abaixo.
A figura acima mostra um sistema cartesiano xyz, onde três partículas, em repouso, ocupam as seguintes posições:
- no ponto (0,2m,3m), a partícula A de massa mA=1,0kg;
- no ponto (6m,2m,0), a partícula B de massa mB=2,0kg;
- no ponto (5m,4m,3m), a partícula C de massa mC=3,0kg.
A partir do instante t=0, três forças constantes, medidas em newtons, são aplicadas às partículas, conforme relato abaixo:
= 2î + 3, aplicada à partícula A;
= - 3 - , aplicada à partícula B;
= , aplicada à partícula C.
Sendo assim, o vetor posição, em metros, do centro de
massa desse sistema de três partículas, no instante t = 3
segundos, é igual a:
Analise a figura abaixo.
A figura acima ilustra o movimento de uma partícula P que se move no plano xy, com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r = 5m. Sabendo-se que a partícula completa uma revolução a cada 20 s e que em t = 0 ela passa pela origem do sistema de coordenadas xy, o módulo do vetor velocidade média da partícula, em m/s, entre os instantes 2,5s e 7,5s é igual a:
Observe a figura a seguir.
A figura acima representa dois navios que se deslocam em movimento retilíneo uniforme. O navio A está com 20 nós de velocidade, e o navio B, com 15 nós. O Oficial de navegação do navio A observa o B com medidas de marcação θ a cada 5 minutos, sendo a primeira medida θ 1=θ (t=0) , a segunda θ 2 = θ (t=5min) e a terceira θ 3 = θ (t=10min) . Sendo assim, pode-se afirmar que: