Questões Militares
Sobre linguagem e fala em fonoaudiologia
Foram encontradas 164 questões
A linguagem deve ser analisada em relação ao contexto social e cultural no qual é usada, com uma determinada intenção e
de acordo com certas normas e convenções. Sabe-se que a linguagem se desenvolve desde o nascimento e as evidências de
que as crianças apresentam intenções comunicativas desde seus primeiros meses de vida influenciaram o aprofundamento
dos estudos sobre a linguagem. Os comportamentos comunicativos são reações da criança que podem ser interpretadas
como comunicativas, com ou sem intenção comunicativa, como as tentativas de apontar ou pegar um objeto, contatos
oculares ou vocalizações. Sobre os comportamentos comunicativos da criança, assinale a afirmativa correta.
Por meio da linguagem, a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os
conhecimentos da sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial torna-se mais refinado e ela
alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, ao mesmo tempo em que sua socialização se amplia, principalmente
quando ingressa na escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças. Os estudos sobre a pragmática
intensificaram-se no final dos anos 70, introduzindo uma perspectiva funcionalista sobre a linguagem, contrapondo-se à
visão estruturalista da época. Considerando as habilidades pragmáticas, assinale a afirmativa correta.
A apraxia de fala é definida como deficit na habilidade de sequencializar os comandos motores necessários para a produção
voluntária da fala. As condições etiológicas desse distúrbio de fala incluem acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas, traumas e tumores. O indivíduo apráxico demonstra inabilidade em realizar a programação das posturas específicas
dos órgãos fonoarticulatórios para produzir os sons desejados, na ordem e sequência adequadas para a articulação da fala.
Considerando as características observadas nos quadros apráxicos, assinale a alternativa correta.
Após a avaliação clínica e estabelecida a necessidade de intervenção fonoaudiológica para promover a melhora funcional nos casos de distúrbio miofuncional orofacial, é necessário estabelecer objetivos e metas que deverão ser compatíveis com a faixa etária, habilidades cognitivas do paciente, tipo e grau de alteração, disponibilidade do paciente/família para o tratamento, dentre outros. O plano de intervenção programado deve ser individualizado considerando as particularidades de cada paciente. Assim, é necessário manter uma linha de raciocínio baseada na fisiologia do sistema estomatognático e suas funções. Sobre a função da fonação, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas alterações da fala, devem ser trabalhadas as distorções fonêmicas associadas às alterações miofuncionais orofaciais. Os fonemas frequentemente alterados em relação ao ponto articulatório são /s/, /∫/, /ʒ/ /z/, /t/, /d/, /n/ e /l/. Assim como as outras funções estomatognáticas, a fala também é influenciada pela oclusão, pela mordida e pelo frênulo lingual. Esses fatores podem perpetuar e/ou agravar alterações dentárias.
II. A alteração frequentemente encontrada em relação aos fonemas /∫/ e /ʒ/ é o ceceio anterior. Esse tipo de ceceio costuma se associar a alterações do frênulo lingual, maus hábitos orais, respiração oral ou, ainda, casos de mordida aberta anterior. No ceceio lateral, a língua costuma ser estreita e pouco volumosa, estimulando os rebordos laterais das arcadas dentárias; podendo estar presente em mordida aberta lateral ou profunda.
III. É importante realizar um trabalho de propriocepção do ponto articulatório do fonema a ser instalado, fazendo uso de apoio visual e, se necessário, apoio auditivo por meio de gravação/filmagem da fala do paciente. Após a instalação do ponto articulatório, inicia-se o treino do fonema isolado, seguido de sílabas isoladas, sílabas repetidas, depois, palavras em que o fonema-alvo aparece na posição inicial, depois medial, frases e textos e, por fim, conversa espontânea, preferencialmente, do interesse do paciente, a fim de automatizar o uso do fonema.
Está correto o que se afirma em
A deficiência auditiva infantil impede a criança de receber, perceber e reconhecer os sons em diferentes graus, podendo interferir no desenvolvimento da linguagem e da fala, ocasionando dificuldades de aprendizagem e efeitos deletérios em relação aos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e acadêmicos. A detecção precoce da perda auditiva possibilita que as crianças recebam os recursos auxiliares à audição e iniciem a habilitação ou reabilitação cada vez mais precocemente. Participar de forma efetiva e natural do diálogo em diferentes ambientes, processar e trocar informações por meio da audição, leitura, escrita e fala são metas terapêuticas para as crianças com deficiência auditiva em idade escolar. Sobre a terapia fonoaudiológica dessas crianças, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas tarefas auditivas, não se deve utilizar a sabotagem auditiva e atividades que envolvam dramatização e compreensão de histórias, visto que pode dificultar a criança a processar efetivamente o que ouviu. Já o trabalho com expressões idiomáticas e gírias deve ser contemplado.
II. Deve-se enfatizar o uso de estruturas sintáticas complexas, destacando-se, por exemplo, preposições, pronomes, adjetivos, verbos que expressam sentimento e pensamento, e o uso da voz passiva. Há evidências do papel de atividades metalinguísticas como, por exemplo, consciência sintática e fonológica, como preditoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.
III. É importante que sejam trabalhados previamente conceitos que são exigidos na etapa escolar, como as noções de classificação, números, cores, formas, tamanho, igualdade e quantidade. Trabalhar com sinônimos e antônimos auxilia no desenvolvimento do vocabulário e na compreensão de textos. A produção de textos é uma importante ferramenta terapêutica, favorecendo diversas competências da linguagem.
IV. Jogos de pistas com associações entre objetos e suas categorias, assim como jogos em que a criança deve realizar julgamentos, como a brincadeira de verdadeiro e falso, devem ser evitados, a fim de não prejudicarem a compreensão auditiva nas atividades de conversação durante o processo terapêutico.
Está correto o que se afirma apenas em
A fala é um processo complexo decorrente da participação conjunta e harmoniosa de cinco bases motoras. Para sua produção, o sistema estomatognático precisa estar anatômica e funcionalmente equilibrado, permitindo que os órgãos fonoarticulatórios desempenhem adequadamente suas funções. NÃO representa uma base motora da fala:
Sabe-se que a disartria é um distúrbio de fala com alteração no controle muscular, em decorrência de lesão no sistema
nervoso central ou periférico. Apesar de os quadros serem bastante variáveis, grande parte dos pacientes com disartria
apresenta características comumente observadas, tais como imprecisão articulatória das consoantes, monoaltura,
monointensidade e fala lentificada. Em relação às disartrias hipocinética e hipercinética, assinale a alternativa que contém,
respectivamente, a provável área ou estrutura lesionada.
Correlacione a topologia da lesão ao tipo de disartria e, em seguida, assinale a opção correta.
TOPOLOGIA
I- Neurônio motor superior
II- Neurônio motor inferior
III- Sistema extrapiramidal com rigidez
IV- Sistema extrapiramidal com movimentos involuntários
V- Cerebelo
TIPO
( ) Hipocinética.
( ) Espástica.
( ) Hipercinética.
( ) Flácida.
( ) Atáxica.