Questões Militares de Geografia - Urbanização brasileira
Foram encontradas 80 questões
(Fonte:<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/apos-reuniao-ocupacao-do-predio-do-inss-no-centro-de-curitiba-continua-4fy22h23tbk3jhl7riwetqsop . Publicado em 15/04/2015. Acessado em 21/08/2016.)
Com base na problemática presente no texto e nos conhecimentos de geografia urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma das causas das situações expostas no texto é a valorização do solo urbano, sobretudo em espaços com boa infraestrutura, que impede o acesso à moradia por parte significativa dos habitantes das cidades brasileiras.
( ) A participação da sociedade na gestão urbana é uma diretriz prevista legalmente, que pode contribuir para a gestão democrática dos municípios e diminuir os conflitos pelo direito ao uso da cidade.
( ) Segundo o Estatuto das Cidades, a regularização fundiária e a urbanização são instrumentos de política urbana considerados entraves à prevenção e resolução de problemas ambientais.
( ) O Poder Público possui mecanismos para combater a especulação imobiliária e promover a função social da propriedade, mas, nesse tema, há um descompasso entre as questões legais e a ação governamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Considere o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) das seguintes regiões metropolitanas:
O aumento dos índices das regiões metropolitanas entre
2000 e 2010 deveu-se, principalmente,
Considerando o processo de urbanização nas grandes regiões brasileiras, ao longo do século XX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na região Norte, a população permaneceu predominantemente rural até o final do século XX.
( ) Na região Centro-Oeste, houve uma involução urbana com o avanço da moderna agricultura comercial, que impulsionou a migração para as áreas rurais.
( ) Na região Sudeste, a urbanização impulsionou o fluxo migratório proveniente do Nordeste, acelerando o crescimento dos grandes centro urbanos.
As afirmativas são, respectivamente,
(https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=24037)
O aumento dos índices das regiões metropolitanas entre 2000 e 2010 deveu-se, principalmente,
Em 26 de janeiro de 1893 uma grande quantidade de pessoas se juntou para acompanhar a demolição do cortiço Cabeça de Porco. Assim como os outros cortiços que proliferaram pelas ruas do Rio no século XIX, ele serviu de moradia às classes pobres da Corte (trabalhadores livres, libertos e escravizados), que, com a necessidade de procurar serviço diariamente, optavam por residir no centro da cidade – local com maior demanda de mão de obra. [...] Entre todos os cortiços, o Cabeça de Porco veio a se tornar um dos mais famosos e populosos: estima-se que lá moravam cerca de 2 mil pessoas. [...] Alinhada ao discurso higienista, a Câmara Municipal criou uma série de posturas que visavam a dar fim às estalagens, principalmente, a partir dos anos 1870.
https://riomemorias.com.br/memoria/cabeca-de-porco/
O “discurso higienista” apresentado no texto propunha