Questões Militares de Atualidades - Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Foram encontradas 25 questões

Q2118073 Atualidades
No Ceará, todo negro ou negra já foi abordado uma vez na vida e escutou a frase: “No Ceará não tem negros”. Essa afirmação comum e corriqueira entre nós de que “No Ceará não tem negros” não deve ser entendida como um comentário simples. Ela possui uma força ideológica e um efeito que extrapolam os limites do Estado. Coloca no campo da invisibilidade um conjunto de histórias e vivências de mais de um século que ainda não foi suficientemente estudado, já que consideramos que esse processo de negação do negro aqui se fortalece nos anos pós-abolição.
https://cearacriolo.com.br/negros-e-negras-cearenses-afirmo-sua-existencia/
A crítica do texto apresenta um aspecto regional de um projeto nacional ao fim do processo escravocrata que promoveu a(as) 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2010 - PM-BA - Soldado |
Q2036039 Atualidades
“O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira, 13 de junho de 2019, que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime, [...] por 8 votos a 3, os ministros determinaram que a conduta passe a ser punida pela _____” (BBC, 2019). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q1867732 Atualidades
Desmond Tutu, símbolo da ___________________________, morre aos 90 anos, em 26/12/2021.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2021 - PM-SP - Soldado de 2ª Classe |
Q1750555 Atualidades
A partida entre o Paris Saint-Germain e o Istambul Basaksehir, disputada em 08 de dezembro de 2020, no Parc des Princes, em Paris, pela Liga dos Campeões foi interrompida […]. Os atletas deixaram o gramado, numa atitude inédita na competição. Houve tentativa da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) de reiniciar a partida, que acabou suspensa. (https://bit.ly/36tNjGH. Acessado em 31.01.2021. Adaptado) A interrupção da partida de futebol citada no excerto foi motivada
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: PM-PA Prova: IADES - 2021 - PM-PA - Soldado - Feminino |
Q1706340 Atualidades
A política de ocupação de terras devolutas ou povoadas por indígenas na região amazônica foi bastante controversa. Conflitos entre posseiros, indígenas e grileiros a serviço de latifundiários causaram muitas mortes e devastação da floresta. Essa dura realidade levou os irmãos Villas Boas e o marechal Rondon a trabalharem junto ao governo federal para o desenvolvimento de um programa de proteção aos povos indígenas. O resultado desse esforço político e coletivo, durante o século 20, foi o (a)
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2021 - CBM-RJ - Aspirante |
Q1679578 Atualidades
Ele amanheceu desfigurado no jardim de um museu em Tervuren, na Bélgica. Foi manchado de tinta vermelha em Bruxelas, Halle, Oostende e Gante. Foi incendiado em Antuérpia, e na cidade de Ghent sua cabeça apareceu vendada e amordaçada por uma faixa dizendo “não consigo respirar”, palavras finais de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial branco nos E.U.A. Ele é Leopoldo II, que reinou na Bélgica de 1865 a 1909 e foi responsável pela morte de milhões de africanos, onde hoje fica a República Democrática do Congo. Espalhados pelo país, seus bustos e estátuas viraram o alvo preferencial dos belgas que aderiram aos protestos pela morte de Floyd. “Não há estátuas de Hitler em pleno centro de Berlim; por que tenho que passar em frente a esse tirano todos os dias?”, pergunta Simon Schoovaerts, uma das 47164 pessoas que assinaram uma petição para tirar Leopoldo II das ruas. De uma altura que ultrapassa cinco metros, a figura de barbas longas olha justamente para o bairro africano de Bruxelas, o Matonge, que concentra parte dos 120 mil residentes de origem congolesa no país.
ANA ESTELA DE SOUZA PINTO Adaptado de folha.uol.com.br, 05/06/2020.

Imagem associada para resolução da questão

A situação narrada na reportagem apresenta um exemplo de conflito associado à revisão de celebrações em torno de personagens, em especial, autoridades governamentais.

Esse conflito se estabelece em torno de duas noções principais, que são:
Alternativas
Q1623374 Atualidades
No artigo “Gênero e sexualidade na análise do espaço urbano”, de Joseli Maria Silva (2007), é apontada uma série de características da relação entre pobreza, gênero e espaço urbano. Vejamos duas delas:

[...] as mulheres de baixa renda, em geral, possuem uma vivência reduzida do espaço total da cidade, desenvolvem deslocamentos menos extensos e frequentes do que os estabelecidos pelos homens dos mesmos locais. Além disso, os motivos dos deslocamentos estão relacionados com seu papel da maternagem e, fora deste, não há registros de deslocamentos para realizar interesses particulares.
As narrativas das proibições masculinas em relação aos deslocamentos realizados pelas mulheres, ao controle do vestuário, locais e horários são regulares em todas as pesquisas atualmente realizadas […]. Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134239 Atualidades
“Já nos cinco primeiros meses desse ano, os casos de intolerância religiosa no Brasil contra o povo de Umbanda e Candomblé estão se igualando aos do ano passado. [...] os mesmos grupos que praticam os ataques não o fazem contra outras religiões não cristãs. Os alvos preferenciais não são templos budistas, ou mesquitas islâmicas, mas, na imensa maioria dos casos, os terreiros [...]. Mesmo sob ataques, permanecemos firmes, não porque sejamos mais verdadeiros que outros, mas porque nossa fé também é digna e sagrada: nem mais, nem menos que as outras” (Outras Palavras, 2019). Em relação à liberdade religiosa no Brasil, garantida pela constituição, analise as afirmativas abaixo.
I. É assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. II. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, já que o estado brasileiro não é laico. III. Casos de intolerância são crime, porém ainda não se tem uma legislação vigente que possa penalizar o autor.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Soldado |
Q1121551 Atualidades
“O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira, 13 de junho de 2019, que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime, [...] por 8 votos a 3, os ministros determinaram que a conduta passe a ser punida pela_____ ” (BBC, 2019). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q856648 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão


Associando-se a charge à realidade da sociedade brasileira atual, pode-se concluir que ela retrata

Alternativas
Q856643 Atualidades

O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.


Essa data foi determinada por ter sido o momento em que ocorreu

Alternativas
Q856642 Atualidades

Os negros são maioria no efetivo policial. Apesar dessa presença, as taxas de mortos pela polícia para cada 100 mil são de 1,3 para brancos, 2,4 para pardos e 10,8 para os negros. (IstoÉ, p. 34).


Imagem associada para resolução da questão


A partir da análise da tabela e dos conhecimentos sobre a questão racial no Brasil, pode-se afirmar:

Alternativas
Q849137 Atualidades

                                            (...)

                                             Disse ele que agora

                                             Só me amava como esposa

                                             Não como star

                                             Me amassou as rosas

                                             Me queimou as fotos

                                             Me beijou no altar


                                             Nunca mais romance

                                             Nunca mais cinema

                                             Nunca mais drinque no dancing

                                             Nunca mais cheese

                                             Nunca uma espelunca

                                             Uma rosa nunca

                                             Nunca mais feliz

                                                    A história de Lily Braun. Internet:< www.letras.mus.br>.

Considerando que a canção A história de Lily Braun, de Chico Buarque, descreve uma situação que reflete o tratamento tradicionalmente dado à mulher no Brasil, julgue o item subsequente, em relação à mulher na sociedade brasileira.


Medidas como a promulgação da Lei Maria da Penha alteraram significativamente o tratamento dado à mulher na sociedade brasileira, historicamente patriarcal, tendo resultado em diminuição drástica da violência contra a mulher.

Alternativas
Q724837 Atualidades

                                                     EXCERTO 1

        A desigualdade de renda continua aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina na última década, afirma um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, nos países da OCDE, os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. Nos anos 80, a proporção era de sete vezes mais e, na década de 2000, de 9,1.

      A partir de meados dos anos 2000, as desigualdades de renda também aumentaram em grandes economias emergentes, como China, Rússia, Indonésia e África do Sul.

        Já a maioria dos países da América Latina, “particularmente o Brasil”, vem reduzindo, desde o final dos anos 90, as diferenças de renda, afirma a organização.

      Segundo dados da OCDE, houve um aumento de cerca de 11% no coeficiente Gini médio de 22 países da organização. Enquanto, no Brasil, o coeficiente Gini apresentou uma queda de cerca de 8%.

       No entanto, a queda na desigualdade de renda na América Latina desacelerou a partir de 2010.

                                                                     (BBC Brasil, 21/05/2015, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

Muitos estudos apontam para a existência de uma relação entre desigualdade e violência. Nos últimos anos, houve um retrocesso, no Brasil, da redução das desigualdades em razão da crise econômica. Em 2016, um estudo sobre a violência ressaltou que a região do Nordeste foi a que apresentou menor escala de violência na série histórica que compreende desde 2004 até 2014.

Alternativas
Q724836 Atualidades

                                                     EXCERTO 1

        A desigualdade de renda continua aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina na última década, afirma um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, nos países da OCDE, os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. Nos anos 80, a proporção era de sete vezes mais e, na década de 2000, de 9,1.

      A partir de meados dos anos 2000, as desigualdades de renda também aumentaram em grandes economias emergentes, como China, Rússia, Indonésia e África do Sul.

        Já a maioria dos países da América Latina, “particularmente o Brasil”, vem reduzindo, desde o final dos anos 90, as diferenças de renda, afirma a organização.

      Segundo dados da OCDE, houve um aumento de cerca de 11% no coeficiente Gini médio de 22 países da organização. Enquanto, no Brasil, o coeficiente Gini apresentou uma queda de cerca de 8%.

       No entanto, a queda na desigualdade de renda na América Latina desacelerou a partir de 2010.

                                                                     (BBC Brasil, 21/05/2015, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

O coeficiente de Gini é um dos indicadores mais utilizados para medir a desigualdade de renda e é expresso por um valor que varia de 0 (zero), situação de perfeita igualdade, a 1 (um), situação de perfeita desigualdade.

Alternativas
Q724835 Atualidades

                                                     EXCERTO 1

        A desigualdade de renda continua aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina na última década, afirma um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, nos países da OCDE, os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. Nos anos 80, a proporção era de sete vezes mais e, na década de 2000, de 9,1.

      A partir de meados dos anos 2000, as desigualdades de renda também aumentaram em grandes economias emergentes, como China, Rússia, Indonésia e África do Sul.

        Já a maioria dos países da América Latina, “particularmente o Brasil”, vem reduzindo, desde o final dos anos 90, as diferenças de renda, afirma a organização.

      Segundo dados da OCDE, houve um aumento de cerca de 11% no coeficiente Gini médio de 22 países da organização. Enquanto, no Brasil, o coeficiente Gini apresentou uma queda de cerca de 8%.

       No entanto, a queda na desigualdade de renda na América Latina desacelerou a partir de 2010.

                                                                     (BBC Brasil, 21/05/2015, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.
Entre os fatores que contribuem para a desigualdade na distribuição de renda estão as mudanças no mercado de trabalho, que excluem muitas pessoas das oportunidades de emprego, e a diferença de remuneração entre empregados altamente qualificados e os que possuem baixa qualificação. Desse modo, um aumento do acesso à educação contribui para a redução da desigualdade na distribuição de renda, ao ampliar a qualificação da mão de obra e elevar os salários destes.
Alternativas
Q724834 Atualidades

                                                     EXCERTO 1

        A desigualdade de renda continua aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina na última década, afirma um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, nos países da OCDE, os 10% mais ricos ganham 9,6 vezes mais do que os 10% mais pobres. Nos anos 80, a proporção era de sete vezes mais e, na década de 2000, de 9,1.

      A partir de meados dos anos 2000, as desigualdades de renda também aumentaram em grandes economias emergentes, como China, Rússia, Indonésia e África do Sul.

        Já a maioria dos países da América Latina, “particularmente o Brasil”, vem reduzindo, desde o final dos anos 90, as diferenças de renda, afirma a organização.

      Segundo dados da OCDE, houve um aumento de cerca de 11% no coeficiente Gini médio de 22 países da organização. Enquanto, no Brasil, o coeficiente Gini apresentou uma queda de cerca de 8%.

       No entanto, a queda na desigualdade de renda na América Latina desacelerou a partir de 2010.

                                                                     (BBC Brasil, 21/05/2015, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.
O combate à desigualdade na distribuição de renda é fundamental para assegurar a redução da pobreza, um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável. Além da erradicação da pobreza, fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): a redução das desigualdades, o trabalho decente e o crescimento econômico, a educação de qualidade, a energia limpa e acessível, entre outros.
Alternativas
Q579536 Atualidades
A última edição do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) traz um mapa da desigualdade regional no Brasil entre 2010 e 2011. O índice analisa três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. De acordo com o estudo:
Alternativas
Q474735 Atualidades
O Brasil possui hoje 476 terras indígenas – incluindo aí ter­ ras regularizadas, as homologadas e as reservas – num total de 105,1 milhões de hectares (quase um oitavo do território brasileiro). Essas terras correspondem a 42% das áreas usa­das pela agropecuária.

(Folha de São Paulo, http://goo.gl/kLzI1. 15.06.2013)

A respeito das questões recentes relativas à regularização de terras indígenas no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Q474730 Atualidades
O mundo acompanhou as notícias e reportagens sobre a morte de Nelson Mandela no final de 2013. Sobre Mandela, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: E
6: B
7: D
8: A
9: D
10: C
11: B
12: D
13: E
14: E
15: C
16: C
17: C
18: E
19: E
20: A