Questões Militares de Meio Ambiente - Saneamento Geral

Foram encontradas 12 questões

Q1652818 Meio Ambiente
A Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 “Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências”. De acordo com o disposto na norma citada, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q905669 Meio Ambiente
No processo de produção de água para consumo da população, a água bruta é retirada de um manancial como um rio ou lago e levada para uma Estação de Tratamento de Água (ETA) através de dutos. A finalidade deste procedimento é além de fornecer uma água apropriada para o consumo, levar flúor para a população ajudando na saúde bucal.
No Brasil, a forma de desinfecção mais utilizada é a cloração, por reunir muitas vantagens. Entre as alternativas abaixo sobre as condições que um desinfectante deve ter, assinale a incorreta:
Alternativas
Q905668 Meio Ambiente
No processo de produção de água para consumo da população, a água bruta é retirada de um manancial como um rio ou lago e levada para uma Estação de Tratamento de Água (ETA) através de dutos. A finalidade deste procedimento é além de fornecer uma água apropriada para o consumo, levar flúor para a população ajudando na saúde bucal.

Observe as operações unitárias apresentadas abaixo, e assinale a alternativa que possui a ordem correta para o tratamento da água:


I. Fluoretação

II. Decantação

III. Filtração

IV. Floculação

V. Desinfecção

Alternativas
Q905583 Meio Ambiente
A água para abastecimento urbano deve passar por processos de tratamento para que se torne potável e livre de patógenos que podem fazer a população adoecer e levar a um sério problema de saúde público. As alternativas a seguir apresentam diferentes operações unitárias utilizadas para tratamento da água, assinale a alternativa incorreta sobre a propriedade química do contaminante e o tipo de processo de tratamento.
Alternativas
Q819569 Meio Ambiente
Aterros sanitários são hoje o meio mais utilizado e de menor custo para a estocagem de RSU, porém o fato de estarem estocados não quer dizer que estejam inativos. As condições de armazenagem, bem como as influências de agentes naturais (chuva e micro‐organismos) ativam processos físicos, químicos e biológicos de transformação. Os elementos naturais são dissolvidos, a água desprende finas partículas e o principal responsável pela degradação dos resíduos é a bioconversão da matéria orgânica em formas solúveis e gasosas. Com isso, tem‐se a formação de biogás e lixiviados. São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, EXCETO:
Alternativas
Q819567 Meio Ambiente
Os resíduos sólidos urbanos gerados pela sociedade em suas diversas atividades resultam em riscos à saúde pública, provocam degradação ambiental. Os resíduos sólidos urbanos ocupam papel estratégico na estrutura epidemiológica de uma comunidade. Como componente indireto, destaca‐se na linha de transmissão de doenças provocadas pela ação dos vetores, que encontram no habitat do lixo condições adequadas para a sua proliferação. Na interface com as questões ambientais, os resíduos contaminam o ar, as águas superficiais e subterrâneas e, consequentemente, o solo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Lei nº 12.305.
Alternativas
Q819566 Meio Ambiente
Na antiguidade, já se relatavam efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais. O processo de industrialização e de urbanização nos meados dos séculos XVIII e XIX desencadeou consequências na saúde da população advindas da problemática ambiental verificada no período. As práticas sanitárias iniciadas nesse período visavam à redução e eliminação das doenças provocadas pelo ambiente, surgindo o termo higiene, utilizado como estratégia de saúde em que a vigilância e o controle dos espaços urbanos e dos grupos populacionais passaram a ser monitorados de maneira sistemática. As pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento, são obrigadas a se cadastrar no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos. Cabe às pessoas jurídicas referidas no Artigo 38, EXCETO:
Alternativas
Q789821 Meio Ambiente
Conforme o código de cores para os diferentes tipos de resíduos a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva, assinale as cores que NÃO apresentam, em nenhuma hipótese, materiais que possam vir a ser reciclados.
Alternativas
Q781774 Meio Ambiente
Para realizar uma efetiva coleta seletiva é necessária uma correta triagem dos resíduos sólidos. São considerados materiais “não recicláveis”:
Alternativas
Q781770 Meio Ambiente
De acordo com a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Estão entre os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos a prevenção e a precaução, o poluidor-pagador e o protetor-recebedor e a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta.
( ) Estimular a implementação da avaliação do ciclo de vida do produto, assim como a rotulagem ambiental e o consumo sustentável, foram consideradas medidas inconstitucionais e excluídas da Lei nº 12.305/2010 por decisão do Superior Tribunal Federal, uma vez que ferem a isonomia entre os entes federativos.
( ) É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.
( ) Os consumidores e todos os participantes dos sistemas de logística reversa (comerciantes, fabricantes e os importadores) manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente e a outras autoridades informações completas sobre a realização das ações sob sua responsabilidade.
( ) São permitidas nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos a criação de animais domésticos e a fixação de habitações temporárias ou permanentes, desde que seja realizado o devido Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e recolhida a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) ao Ibama.
A sequência está correta em
Alternativas
Q779977 Meio Ambiente
“Técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessário. Uma manta impermeabilizante deve ser colocada na parte mais profunda do local para evitar que o chorume atinja as águas subterrâneas.” A afirmativa anterior trata-se de:
Alternativas
Q614997 Meio Ambiente

Para que a água consumida domiciliarmente possa chegar aos consumidores em condições apropriadas para este fim, diversos processos físicos e químicos são conduzidos desde sua captação - em rios, lagos, etc - até sua entrada na rede de distribuição. Numa estação de tratamento de água (ETA), ocorrem as seguintes etapas:

I - Coagulação - a água captada e bombeada em sua forma bruta é tratada com hidróxido e sulfato de alumínio para aglomerar alguns eventuais tipos de partículas sólidas.

II - Floculação e decantação - os aglomerados de partículas sólidas aumentam de tamanho com a movimentação da água e depositam-se no fundo de tanques, separando-se da água.

III- Filtração - a água proveniente dos tanques de decantação é filtrada de forma a remover impurezas menores que as anteriormente removidas.

IV - Desinfecção - hipoclorito de sódio ou ozônio são aplicadas na água para eliminar microrganismos patogênicos.

V - Fluoretação - é aplicado fluoreto de sódio (ou de cálcio) na água para auxiliar na manutenção da saúde dentária.

VI - Correção de pH - carbonato de sódio é adicionado à água para ajustar sua acidez e impedir a deterioração da rede de distribuição.

Assinale a opção que apresenta as fórmulas que representam as substâncias mencionadas nas etapas I, IV, V e VI, respectivamente.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: A
6: A
7: A
8: A
9: D
10: C
11: A
12: A