Questões Militares de Nutrição - Avaliação Nutricional

Foram encontradas 51 questões

Q2090988 Nutrição
“Entre os principais exames laboratoriais utilizados na prática clínica, há um que é indicado para avaliar a capacidade funcional do fígado; em investigação de desnutrição energético-proteica; e, investigação de má absorção intestinal de proteínas. Reflete a gravidade da doença, estresse inflamatório e funciona como marcador de mortalidade. Reduzida naqueles com doença hepática ou doença inflamatória aguda e super-hidratação. Aumenta com desidratação”. Trata-se do exame laboratorial:
Alternativas
Q2090980 Nutrição
Dentro de um processo de avaliação nutricional, o primeiro passo é realizar uma triagem nutricional, que tem por objetivo identificar a existência ou não de risco nutricional. “Entre as ferramentas mais conhecidas e recomendadas para a realização da triagem nutricional, há uma considerada básica deste processo, tendo como diferencial a inclusão de todos os pacientes clínicos, cirúrgicos e os demais presentes no âmbito hospitalar. Abrange todas as condições patológicas. É composta de questões referentes ao índice de massa corporal, perda de peso não intencional em três meses, apetite, habilidade de ingestão e absorção de alimentos e fator de estresse da doença. Pode ser aplicado a todos os indivíduos adultos, independentemente da doença e da idade. A idade acima de 70 anos é considerada como um fator de risco adicional para ajustar a classificação do estado de risco nutricional.” O texto trata-se da ferramenta: 
Alternativas
Q2090979 Nutrição
O exame físico, ou semiologia nutricional, faz parte da avaliação nutricional e sua função é auxiliar no diagnóstico nutricional com as demais ferramentas de avaliação do estado nutricional. Quando as unhas apresentam-se em forma de colher (coiloníquia), quebradiças e rugosas, é indicativo ou sugestivo de qual deficiência nutricional?
Alternativas
Q2090978 Nutrição
O exame físico, associado a outros componentes da avaliação nutricional (dietéticos, antropométricos e bioquímicos), oferece uma perspectiva única da avaliação do estado nutricional. Desse modo, ele proporciona evidências das deficiências nutricionais ou de piora funcional. Sobre a avaliação no exame físico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quando há desnutrição do paciente avaliado, observa-se perda de massa em diversos grupos musculares, destacando-se, dentre eles, o quadríceps, o deltoide e o trapézio. A perda de tecido subcutâneo é visível na face, no tríceps, nas coxas e na cintura. Os achados de inspeção geralmente indicam mais desnutrição aguda do que a desnutrição crônica.
( ) A coloração faz parte do exame físico, avaliando alteração da coloração de mucosas, pele e conjuntiva. Palidez em regiões palmoplantares e das mucosas, principalmente da conjuntiva, indica anemia.
( ) O avaliador consegue vários dados essenciais para o diagnóstico nutricional como, por exemplo, a existência de edema em membros inferiores, região sacral e ascite; ocorrência de desidratação na avaliação do turgor da pele.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090959 Nutrição
Mulher, 39 anos, sem história familiar para doenças coronarianas. Peso 78 kg, estatura 1,68 m, circunferência abdominal 88 cm. Em atendimento médio ambulatorial, a pressão arterial medida, antes da consulta nutricional, foi de 140 x 90 mmHg. Refere tabagismo e sedentarismo. Apresentou os seguintes resultados nos exames bioquímicos em jejum: glicemia 89 mg/dL; colesterol total 190 mg/dL; LDL de 90; HDL de 49; e, triglicérides 129 mg/dL. Considerando o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A paciente apresenta sobrepeso pelo IMC e obesidade central pela circunferência abdominal.
II. As características da dieta a ser proposta deve ser: hipocalórica, hipossódica, rica em cálcio, potássio, fibras alimentares e com baixo teor de gorduras saturadas.
III. A paciente apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e dislipidemia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: D
5: A