Questões Militares Sobre dietoterapia em nutrição

Foram encontradas 246 questões

Q2551761 Nutrição
A anemia de doenças crônicas é uma das causas mais comuns de anemia, acometendo pacientes com várias doenças inflamatórias crônicas e doenças malignas. Sobre essa condição, marque a opção que apresenta a característica bioquímica / laboratorial presente nessa anemia (anemia de doenças crônicas).
Alternativas
Q2090992 Nutrição
A dieta prescrita pelo nutricionista para o paciente com disfagia orientada destina-se a facilitar a progressão de acordo com a tolerância do indivíduo, otimizar a ingestão nutricional e diminuir o risco de aspiração. É fundamental a avaliação por um nutricionista e um fonoaudiólogo, para determinarem a melhor via de alimentação. Sobre as orientações nutricionais no preparo de alimentos para pacientes disfágicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Adicionar espessante aos líquidos. Esse produto, além de favorecer a deglutição, muitas vezes diminui o risco de aspiração, aumentam o aporte calórico.
( ) Oferecer alimentos em pequenos pedaços, amassados ou liquidificados. Se ofertar algum alimento mais seco, oferecer um pouco de líquido para ajudar na deglutição do bolo alimentar.
( ) Oferecer gelatina, purê de frutas e se possível, adoçar com leite condensado, açúcar ou mel.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090991 Nutrição
Um aumento da massa fecal, da frequência de evacuações e/ou fluidez das fezes é percebido como diarreia pela maioria dos pacientes. Geralmente, é acompanhada de dor, sensação de urgência, desconforto perianal e incontinência. Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com diarreia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fibras solúveis: são indicadas em caso de diarreia, pois retardam o esvaziamento gástrico e o funcionamento intestinal; aumentam a maciez das fezes; formam soluções viscosas; possibilitam a produção de ácidos graxos de cadeia curta e média que auxiliam na integridade e recuperação da mucosa.
( ) Carnes e caldos de carnes: são mais bem toleradas as carnes que têm pouco tecido conjuntivo (como pescado e aves). O abrandamento por cocção e/ou subdivisão é indicado. As carnes vermelhas e os caldos de carne são estimulantes do peristaltismo intestinal e, portanto, devem ser evitados nas fases agudas da diarreia.
( ) Dieta normoglicídica ou hipoglicídica, sem concentração de dissacarídeos; hiperproteica; eliminando alimentos de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090985 Nutrição
O Diabetes Mellitus (DM) é considerado um importante problema de saúde pública em nosso meio e a terapia nutricional é um dos componentes fundamentais da abordagem terapêutica do portador de tal patologia. Sobre as recomendações nutricionais aplicadas ao DM, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090984 Nutrição
Doença Celíaca (DC) é uma enteropatia sensível ao glúten; caracteriza-se por uma combinação de quatro fatores: suscetibilidade genética; exposição ao glúten; “desencadeante” ambiental; e, reação autoimune. O início e a primeira ocorrência de sintomas podem se dar em qualquer época, desde o primeiro ano de vida até a idade adulta. Sobre a patologia, bem como as recomendações nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem alguns sintomas extraintestinais como: mal-estar; dores osteoarticulares; dermatite herpetiforme; infertilidade; esteatose hepática; e, hepatite.
( ) São consideradas escolhas seguras: amaranto; araruta; farinhas de feijão (como garbanzo ou fava), milho ou amido de milho; batata; quinoa; arroz; sorgo; soja; tapioca; e, aveia (desde que pura e não contaminada).
( ) A adesão rígida a uma dieta sem glúten é o único tratamento conhecido para DC. Tal dieta diminui enormemente o processo autoimune; e, a mucosa intestinal geralmente reverte ao normal ou quase ao normal.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090983 Nutrição
Os fármacos com ações anticolinérgicas e simpaticomiméticas retardam o esvaziamento gástrico que podem levar à desnutrição em idosos e pacientes com apetite limitado, pois esta ação resulta em desconforto gastrointestinal e diminuição do apetite. Assinale a alternativa que apresenta fármaco/grupo de medicamentos com tal ação. 
Alternativas
Q2090982 Nutrição
Alguns fármacos podem provocar alterações indesejáveis no apetite, ou seja, prejudicam a ingestão de alimentos em função da ocorrência de náuseas e de vômitos, desenvolvimento de aversão alimentar, prejuízo da função oral por disgeusia e ageusia, irritação gástrica e modificação do trato gastrointestinal. Quais são os fármacos/grupos de medicamentos mais comumente associados a estes efeitos adversos?
Alternativas
Q2090981 Nutrição
Na prática clínica são observadas as interações de fármacos com nutrientes, que podem comprometer o estado nutricional do paciente. Os profissionais da saúde devem considerar estas interações no momento de estabelecer a conduta de tratamento. Sobre as interações fármaco-nutriente e efeitos dos fármacos no estado nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. Dieta rica em fibras diminui absorção do fármaco paracetamol.
II. Os anticonvulsivantes fenitoína e fenobarbital podem causar hipocalcemia, raquitismo em crianças e osteoporose em adultos.
III. Diarreia, osteoporose e retenção de sódio e potássio são alguns dos principais efeitos adversos que podem afetar o estado nutricional em função do uso crônico de corticosteroides.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2090967 Nutrição
A anemia é considerada como a carência nutricional mais prevalente em todo o mundo e está relacionada com a deficiência de ferro em 95% dos casos. A fortificação dos alimentos tem sido altamente recomendada principalmente para localidades com elevada prevalência de anemia. Este modo de prevenção alcança todos os segmentos populacionais, não requer a cooperação da população e o custo inicial e de manutenção é relativamente menor quando comparado ao da suplementação medicamentosa. No Brasil, está em vigor desde 2002 o Regulamento Técnico que tornou obrigatório a fortificação com ferro do seguinte alimento:
Alternativas
Q2090959 Nutrição
Mulher, 39 anos, sem história familiar para doenças coronarianas. Peso 78 kg, estatura 1,68 m, circunferência abdominal 88 cm. Em atendimento médio ambulatorial, a pressão arterial medida, antes da consulta nutricional, foi de 140 x 90 mmHg. Refere tabagismo e sedentarismo. Apresentou os seguintes resultados nos exames bioquímicos em jejum: glicemia 89 mg/dL; colesterol total 190 mg/dL; LDL de 90; HDL de 49; e, triglicérides 129 mg/dL. Considerando o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A paciente apresenta sobrepeso pelo IMC e obesidade central pela circunferência abdominal.
II. As características da dieta a ser proposta deve ser: hipocalórica, hipossódica, rica em cálcio, potássio, fibras alimentares e com baixo teor de gorduras saturadas.
III. A paciente apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e dislipidemia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090941 Nutrição
Úlcera péptica é uma lesão crônica que ocorre em qualquer local do sistema digestório que esteja exposto à ação agressiva dos sucos pépticos ácidos. Compromete camadas mais profundas da mucosa como a muscular da mucosa. Decorre da autodigestão, desequilíbrio entre fatores agressivos e defensivos, ou excesso de ácido e pepsina para o grau de resistência local da mucosa. A dieta do paciente que apresenta úlcera péptica NÃO deverá conter: 
Alternativas
Q2090940 Nutrição
Os objetivos dietoterápicos das dietas hospitalares variam de acordo com a demanda nutricional relacionada com a fisiopatologia da doença que o paciente apresenta, podendo, assim, exigir alterações na composição química, quanto ao teor de macro e micronutrientes. Além disso, também podem ser feitas mudanças na textura da dieta, para adequá-la a limitações determinadas por dificuldades de deglutição ou pela preparação para cirurgias ou exames que exijam eliminação de resíduos no sistema digestório. A dieta em que a consistência é abrandada pela cocção e por processos mecânicos, sendo os alimentos moídos ou liquidificados. Não se recomenda nesta dieta salada crua, legumes e frutas duras, feijão inteiro, carnes inteiras e torradas. Assinale, a seguir, a denominação dessa dieta.
Alternativas
Q2090937 Nutrição
A coletitíase ou litíase biliar é caracterizada pela presença de cálculos na vesícula, uma doença comum e, na maioria dos casos, é assintomática. A cirurgia de remoção da vesícula e de cálculos é chamada de colecistectomia. Sobre tal patologia, seus fatores de risco e terapia nutricional após cirurgia, analise as afirmativas a seguir.
I. São fatores de risco para a formação de cálculos biliares: sexo masculino, idade avançada, história familiar, excesso de peso, Diabetes mellitus, hipertensão arterial e doença intestinal inflamatória.
II. As dietas vegetarianas podem reduzir o risco de colelitíase.
III. Após a cirurgia de remoção da vesícula biliar, a bile é secretada diretamente pelo fígado no intestino. O sistema biliar sofre dilatação, formando uma bolsa com o decorrer do tempo, de modo a permitir que a bile fique retida de modo semelhante à vesícula biliar original, permitindo, assim, a alimentação oral evoluir para uma dieta regular.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090930 Nutrição
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. “Agente causador de DTA que não precisa se reproduzir nos alimentos, dose infectante baixa, causa infecção intestinal, disenteria com muco, pus e sangue, febres, vômitos. Pode causar cólica, mal-estar e sinais neurológicos. Alimentos envolvidos são produtos cárneos e lácteos, verduras, mariscos, ostras, pescados e saladas. Fatores para o surto: manipuladores com mãos contaminadas, água contaminada por esgoto e contaminação por contágio.” Trata-se do agente:
Alternativas
Q2090925 Nutrição
A Hipercolesterolemia Famíliar (HF) é considerada um problema de saúde pública, devido à sua alta prevalência (em torno de 1:200 a 1:300 indivíduos da população geral) e à sua associação com Doença Arterial Coronariana (DAC) precoce, com redução da expectativa de vida observada em várias famílias. Além disso, cerca de 200.000 pessoas no mundo vão a óbito a cada ano por ataques cardíacos precoces devido à doença, os quais poderiam ser evitados com tratamentos apropriados. Quando o diagnóstico é feito e o tratamento é instituído, pode-se modificar a história natural da doença aterosclerótica. Sobre tal condição e as recomendações nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) HF é uma doença genética do metabolismo das lipoproteínas cujo modo de herança é autossômico codominante e que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol da lipoproteína de baixa densidade, e pela presença de sinais clínicos característicos como xantomas tendíneos e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura.
( ) Alimentos como óleo de palma, óleo de coco, bacon, biscoitos, produtos de panificação ricos em gordura e produtos lácteos integrais devem ser consumidos ocasionalmente e em quantidades mínimas por indivíduos com HF.
( ) Os pacientes com dislipidemia familiar apresentam concentrações elevadas do LDL-c; quando apresenta-se na faixa muito alta colocam o paciente em risco de pancreatite.
( ) O colesterol alimentar apresenta maior ação hipercolesterolêmica quando comparado aos ácidos graxos saturados, razão pela qual a Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar recomenda exclusão de alimentos fontes de colesterol na dieta destes indivíduos.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090923 Nutrição
Mulher, 39 anos, sem história familiar para doenças coronarianas. Peso 78 kg, estatura 1,68 m, circunferência abdominal 88 cm. Em atendimento médio ambulatorial, a pressão arterial medida, antes da consulta nutricional, foi de 140 x 90 mmHg. Refere tabagismo e sedentarismo. Apresentou os seguintes resultados nos exames bioquímicos em jejum: glicemia 89 mg/dL; colesterol total 190 mg/dL; LDL de 90; HDL de 49; e, triglicérides 129 mg/dL. Considerando o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A paciente apresenta sobrepeso pelo IMC e obesidade central pela circunferência abdominal.
II. As características da dieta a ser proposta deve ser: hipocalórica, hipossódica, rica em cálcio, potássio, fibras alimentares e com baixo teor de gorduras saturadas.
III. A paciente apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e dislipidemia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090899 Nutrição
Uma hidratação apropriada durante a atividade física de caráter recreativo ou competitivo pode garantir que o desempenho esperado seja atingido e que problemas de saúde sejam evitados. A água é uma boa opção de reidratação para o exercício por ser facilmente disponível, barata e ocasionar esvaziamento gástrico relativamente rápido. Entretanto, para as atividades intermitentes, de mais de uma hora de duração, ou para as de menor duração e de elevada intensidade, poderá apresentar as desvantagens de não conter substratos necessários de reposição e de ser insípida, favorecendo a desidratação voluntária e dificultando o processo de equilíbrio hidroeletrolítico. A reposição de água em excesso ocasiona a diminuição da osmolaridade plasmática, produz um gradiente osmótico entre o sangue e o cérebro, causando apatia; náusea; vômito; consciência alterada; e, convulsões. Estas são algumas das manifestações neurológicas da:
Alternativas
Q971116 Nutrição
A caquexia cardíaca é definida em pacientes adultos crônicos, por:
Alternativas
Q971111 Nutrição
Dentre os alimentos relacionados abaixo, assinale a opção que apresenta o que possui menor índice glicêmico.
Alternativas
Q971110 Nutrição
Com relação às recomendações nutricionais consensuadas para o paciente oncológico idoso, de acordo com o Consenso Nacional de Nutrição e Câncer do instituto Nacional do Câncer (INCA) 2016, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: E
6: D
7: C
8: C
9: E
10: A
11: A
12: D
13: E
14: B
15: A
16: C
17: C
18: D
19: A
20: A