Questões Militares
Sobre doença renal em nutrição
Foram encontradas 9 questões
Sobre recomendações nutricionais para pacientes com Doença Renal Crônica, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) A recomendação de proteína para pacientes estáveis em diálise peritoneal contínua é de 1,2 a 1,3 g/kg/dia.
( ) A recomendação de carboidrato oral para pacientes em diálise peritoneal contínua é de 35 % do total de calorias.
( ) Na prescrição nutricional do paciente com diálise peritoneal devemos considerar a glicose do dialisato.
( ) Na diálise peritoneal contínua a recomendação diária de fibras é de 20 a 30 g.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Leia atentamente as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
I. ( ) No estágio I há queda progressiva da filtração glomerular estando, normalmente, a taxa de filtração ≥ 90 mL/min/ 1,73 m2 .
II. ( ) Há três padrões de adaptação de progressão na DRC. No padrão de “regulação completa” há o aumento da concentração plasmática de uréia e creatinina.
III. ( ) A acidose metabólica, presente na fase final da DRC, decorre da redução na reabsorção de bicarbonato devido a hipercalemia, o hiperparatireoidismo e a expansão do volume extracelular.
IV. ( ) A hipertrofia ventricular é a complicação cardiovascular mais frequente e decorre de vários fatores; entre eles, da anemia e da fístula arteriovenosa.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem
correta.
( ) A única causa de anemia nos pacientes com insuficiência renal crônica é a diminuição na produção de eritropoietina.
( ) A anemia pode ser agravada por perdas sanguíneas durante a diálise, deficiência de folato ou de vitamina B12.
( ) Os melhores parâmetros para a avaliação do estado nutricional dos indivíduos com insuficiência renal crônica, em relação ao ferro, incluem a hemoglobina e o hematócrito.
( ) O sucesso da terapia para a anemia nos pacientes com doença renal tratados com eritropoietina recombinante só é alcançado com a manutenção do suprimento adequado de ferro.
( ) A suplementação oral de ferro é insuficiente para manter os estoques desse mineral adequados, particularmente, em pacientes tratados por hemodiálise.