Questões Militares Sobre nutrição e doenças gastrointestinais em nutrição

Foram encontradas 20 questões

Q2090991 Nutrição
Um aumento da massa fecal, da frequência de evacuações e/ou fluidez das fezes é percebido como diarreia pela maioria dos pacientes. Geralmente, é acompanhada de dor, sensação de urgência, desconforto perianal e incontinência. Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com diarreia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fibras solúveis: são indicadas em caso de diarreia, pois retardam o esvaziamento gástrico e o funcionamento intestinal; aumentam a maciez das fezes; formam soluções viscosas; possibilitam a produção de ácidos graxos de cadeia curta e média que auxiliam na integridade e recuperação da mucosa.
( ) Carnes e caldos de carnes: são mais bem toleradas as carnes que têm pouco tecido conjuntivo (como pescado e aves). O abrandamento por cocção e/ou subdivisão é indicado. As carnes vermelhas e os caldos de carne são estimulantes do peristaltismo intestinal e, portanto, devem ser evitados nas fases agudas da diarreia.
( ) Dieta normoglicídica ou hipoglicídica, sem concentração de dissacarídeos; hiperproteica; eliminando alimentos de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090984 Nutrição
Doença Celíaca (DC) é uma enteropatia sensível ao glúten; caracteriza-se por uma combinação de quatro fatores: suscetibilidade genética; exposição ao glúten; “desencadeante” ambiental; e, reação autoimune. O início e a primeira ocorrência de sintomas podem se dar em qualquer época, desde o primeiro ano de vida até a idade adulta. Sobre a patologia, bem como as recomendações nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem alguns sintomas extraintestinais como: mal-estar; dores osteoarticulares; dermatite herpetiforme; infertilidade; esteatose hepática; e, hepatite.
( ) São consideradas escolhas seguras: amaranto; araruta; farinhas de feijão (como garbanzo ou fava), milho ou amido de milho; batata; quinoa; arroz; sorgo; soja; tapioca; e, aveia (desde que pura e não contaminada).
( ) A adesão rígida a uma dieta sem glúten é o único tratamento conhecido para DC. Tal dieta diminui enormemente o processo autoimune; e, a mucosa intestinal geralmente reverte ao normal ou quase ao normal.
A sequência está correta em
Alternativas
Q971087 Nutrição
Com relação aos déficits nutricionais nos pacientes com Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), consideradas Doenças Inflamatórias Intestinais (Dll), e seus respectivos mecanismos, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q831882 Nutrição
Assinale a opção que determina a correta modificação dietética para adequada terapia nutricional no pós-operatório (imediato e tardio) de colectomia indicada a pacientes com alteração no padrão da motilidade intestinal.
Alternativas
Q831874 Nutrição
Para correção do aumento da permeabilidade intestinal, recomenda-se a utilização de nutrientes tróficos. São exemplos de nutrientes tróficos, EXCETO:
Alternativas
Q783637 Nutrição
O desenvolvimento da doença celíaca requer a ingestão de trigo (incluindo sêmola, triticale, espelta), centeio (incluindo malte) ou cevada. O glúten é a proteína do trigo que proporciona a propriedade elástica altamente desejável para assar produtos. Trechos repetidos de aminoácidos dão as características peculiares de cada alimento. Sobre a composição de alguns alimentos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q704939 Nutrição
O componente essencial para o tratamento de pacientes com constipação é o fornecimento de uma dieta
Alternativas
Q694729 Nutrição
A ingestão de suplementos de fibras para pacientes que apresentam constipação intestinal, deve ser acompanhada de um aumento de:
Alternativas
Q689790 Nutrição
Que nutrientes ficam com absorção seriamente comprometida após ressecção intestinal com retirada de importante parcela do íleo e presença de síndrome do intestino curto?
Alternativas
Q689782 Nutrição
A disenteria, um tipo de diarréia na qual as fezes apresentam sangue e muco, e cuja transmissão pode ocorrer pela ingestão de água ou alimentos contaminados associados à higiene pessoal e condições sanitárias deficientes, é causada por
Alternativas
Q689775 Nutrição
A terapia nutricional para pacientes com doença inflamatória intestinal deve incluir:
Alternativas
Q680168 Nutrição
Considerando que um paciente apresente uma fístula esofágica com débito de 400 ml por dia, assinale a opção que apresenta os principais aspectos da terapia nutricional que levam em conta as perdas e a necessidade de cicatrização desse paciente.
Alternativas
Q676384 Nutrição

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre distúrbios do trato digestório. A seguir, indique a opção com a sequência correta.

( ) Na diarréia, normalmente o leite e seus derivados são evitados, pois o nível de lactase nos enterócitos encontra-se diminuído e pode haver intolerância.

( ) Nas pancreatites a restrição de lipídeos (<20% das calorias totais) faz-se necessária.

( ) Na obstipação intestinal a ameixa (preta) e seu suco são potentes estimuladores da motilidade intestinal, essa contém o ácido diidroxifinil isotina.

( ) Na diarréia é indicado evitar o consumo de fibras solúveis, uma vez que estas, aceleram o transito intestinal.

( ) Na gastrite é indicado o uso do leite, pois este alivia a dor e queimação, reduzindo a produção ácida gástrica.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2015 - CSM - Médico nutrologista |
Q653102 Nutrição
Com o objetivo de suprimir o crescimento gastrintestinal de Candida albicans, aconselha-se evitar o consumo de carboidratos simples e incluir na dieta alimentos com ação antifúngica, como
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2015 - CSM - Médico nutrologista |
Q653098 Nutrição
Na fase inicial do paciente submetido à colectomia, recomenda-se
Alternativas
Q649599 Nutrição

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Com relação à Síndrome do Intestino Curto grave por redução do comprimento intestinal, a medida utilizada como referência para caracterizar esse tipo de enfermidade é: menos de __________ cm de intestino delgado ____________ de cólon.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2010 - CSM - Médico nutrologista |
Q647517 Nutrição
Assinale a opção que apresenta uma orientação INCORRETA para os pacientes com síndrome do intestino curto ainda em fase de adaptação relacionada à absorção e ao trânsito intestinais.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2010 - CSM - Médico nutrologista |
Q647505 Nutrição
Assinale a opção que corresponde à recomendação nutricional para crianças com diarreia aguda, sem sinais de desidratação.
Alternativas
Q551114 Nutrição
A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos (atônica e espástica). Correlacione a 1a coluna (tipo de constipação intestinal) com a 2a  coluna (descreve a característica da dieta). 

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta. 


Alternativas
Q551113 Nutrição
O refluxo gastroesofagiano é uma queixa comum nos consultórios de Nutrição. Assinale a alternativa que descreve adequadamente as características químicas e físicas da conduta dietética recomendada por Reis (2003) para essa patologia.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: E
5: E
6: C
7: A
8: B
9: A
10: E
11: C
12: E
13: B
14: A
15: A
16: B
17: C
18: C
19: A
20: B