Questões Militares Comentadas sobre nutrição e saúde pública em nutrição

Foram encontradas 7 questões

Q2090942 Nutrição
Tanto para prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis quanto para recuperação do estado de saúde é incontestável que a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) desempenha papel fundamental em todas as fases da vida. No planejamento educativo, a seleção criteriosa dos métodos e técnicas a serem adotados tem por finalidade facilitar a aprendizagem, aumentando a possibilidade de sucesso no processo de mudança de comportamento desejada. Sobre a EAN, analise as afirmativas a seguir.
I. A EAN é uma diretriz da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e, desde então, vem sendo trabalhada em uma perspectiva mais ampliada em diferentes campos de ação, no escopo do sistema alimentar, e articulada a outras políticas públicas.
II. Um avanço fundamental das ações de EAN no Brasil, no âmbito das Políticas Públicas, foi a elaboração, em 2012, do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional.
III. A EAN é um procedimento realizado pelo nutricionista ou profissionais da área da saúde por meio de diferentes métodos educacionais, junto a indivíduos ou grupos populacionais. O bom êxito depende de como são transmitidas as informações, ou seja, dos métodos e técnicas de ensino adotados.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090929 Nutrição
A insegurança alimentar e a sua expressão extrema — a fome, podem ser decorrentes de desigualdades sociais locais ou regionais, mas também podem ser fruto das iniquidades históricas e globais de sistemas econômicos e sociais que deixam à margem das conquistas da civilização centenas de milhões de indivíduos. Sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e seus diferentes indicadores de avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Métodos que avaliam o consumo alimentar individual, por meio da frequência semanal ou do recordatório das últimas 24 horas, são considerados medidas indiretas de segurança alimentar. As facilidades operacionais e o baixo custo ao seu uso em pesquisas populacionais levam a uma ampla utilização dessas técnicas.
( ) Para mensuração direta da segurança alimentar no âmbito da família ou do domicílio, tem-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que capta a dimensão do acesso a uma alimentação de qualidade e quantidade suficientes vivida pela família, inclusive a preocupação relativa ao acesso a alimentos no futuro próximo. Classifica os domicílios em três níveis: segurança alimentar, insegurança leve e insegurança grave.
( ) No Brasil, segundo dados oriundos da Folha de Balanço de Alimentos, não falta alimento para população. A disponibilidade calórica per capita está aumentando, ou seja, tecnicamente há alimento suficiente para toda a população.
( ) O indicador mais tradicional de disponibilidade de alimento é a folha de balanço de alimentos, elaborada pela FAO. Esse indicador avalia se há ou não alimento disponível para que as necessidades nutricionais da população sejam supridas. Porém, a partir deste indicador não é possível captar diferenças de consumo que possam existir entre grupos específicos.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090927 Nutrição
As violações ao direito humano à alimentação adequada resultam do não cumprimento das obrigações do Estado. As violações podem ocorrer por ação direta que resulte em interferência na fruição do direito, ou por omissão na adoção das medidas necessárias provenientes de obrigações legais. Portanto, a responsabilidade, em última instância tanto pela realização quanto pela violação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) sempre é do Estado. (TADDEI et al., 2011.)
Sobre as situações que podem ser reconhecidas como violações do DHAA, analise as afirmativas a seguir.
I. Pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, ou seja, não têm certeza de que terão acesso a alimentos em quantidade e qualidade adequadas, no momento presente ou no futuro próximo.
II. Pessoas que estejam desnutridas, ou que apresentem alterações do estado nutricional em consequência da falta de alimentação adequada. Assim como as malnutridas, que apresentam alterações típicas de deficiências de nutrientes, ou decorrentes de alimentação e/ou modo de vida não saudável.
III. Pessoas que estejam ingerindo alimentos de má qualidade ou contaminados por falta de controle do Poder Público sobre a utilização de agrotóxicos, qualidade sanitária dos alimentos colocados no mercado para consumo da população, comercialização e devida identificação de alimentos transgênicos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q689801 Nutrição
Considerando-se o consumo alimentar da população brasileira, segundo dados do IBGE, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico nutrologista |
Q672904 Nutrição
Com relação aos programas de combate à carência nutricional promovidos pelo Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico nutrologista |
Q672903 Nutrição
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (Portaria nº729, 13/05/2005) realiza estratégias de intervenção, suplementação e educação nutricional no combate à carência de vitamina A. Considerando esse contexto, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q526862 Nutrição
De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador(PAT),a quantidade de calorias fornecidas pelas refeições menores (desjejum e lanche) e pelas refeições principais (almoço,jantar e ceia) devem corresponder em relação ao VET diário,respectivamente, à faixa de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: A
6: C
7: B