Questões Militares
Sobre concepções de currículo em pedagogia
Foram encontradas 22 questões
Discutindo os projetos de trabalho, Hernández e Ventura (2017) apontam, entre as bases teóricas que fundamentam a organização curricular,
São diversas as mudanças paradigmáticas às quais a educação está sujeita, incluindo aquelas ligadas aos seus aspectos organizacionais. Na obra de Lück (2015), as reflexões propostas partem da superação do paradigma
() Seleção das disciplinas e conteúdos.
() Processos de avaliação.
() Seleção dos recursos humanos.
() Plano curricular.
() Plano de ação.
() Seleção dos procedimentos.
“As mudanças na educação não só são necessárias e inevitáveis, mas devem ser entendidas e encaradas como a expressão de um compromisso decidido e sustentável no tempo, como um propósito moral e social marcando uma diferença positiva nas vidas de todos os alunos, bem como a aspiração de revitalizar as conexões entre a educação e a vida social em democracia”. (ESCUDERO. 2002, p.17).
A organização do currículo por competências favorece a/o
Nas publicações sobre Currículo Escolar produzidas pelo Ministério da Educação nas últimas duas décadas é ressaltada a necessidade de romper com a centralidade dos conteúdos informacionais, permitindo o desenvolvimento de competências associadas a habilidades que mobilizam saberes conceituais, procedimentais e atitudinais.
Identifique nas habilidades abaixo o tipo de saber relacionado, utilizando a letra (C) para Conceitual, (P) para Procedimental e (A) para Atitudinal.
( ) Respeitar a diversidade cultural e artística.
( ) Localizar informações explícitas em textos lidos.
( ) Conhecer seu corpo e suas possibilidades de movimento.
( ) Calcular uma multiplicação com mais de três ordens no multiplicador.
( ) Reaproveitar materiais descartáveis, tais como: papéis, latinhas, garrafas pet, entre outros.
A sequência correta é
O Comitê do Ministério da Educação e Cultura (MEC, Brasília), que debate a oferta de cursos na área de energias renováveis e eficiência energética, pretende alinhar a oferta de educação tecnológica nesta área para o ano de 2017. As instituições da rede federal trabalham na construção de cursos piloto de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura.
(Adaptado – Educação Profissional/portal do MEC.
(Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45681> . Acesso em: 08 mar. 2017.)
Assim, a organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá contemplar o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.
PORQUE
Nessa organização curricular, cursos de educação profissional de nível técnico, que deverão ser parte dela, complementarão a formação do graduando em tecnologia, para o atendimento de demandas específicas.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
A escola da aprendizagem é muito diferente da escola do ensino. A escola da aprendizagem tem o compromisso com o aprender e precisa considerar alguns aspectos.
Avalie as afirmações a respeito destes aspectos.
I. A nova cultura educacional se alcança mudando-se o nome do grupo de alunos: de turma e classe para comunidades de aprendizagem.
II. A transitoriedade do conhecimento científico exige uma organização de currículos com novos tempos, espaços e fontes de saberes.
III. Os currículos e as propostas pedagógicas devem ligar-se a desafios essencialmente novos e a organizações flexíveis e mutáveis.
Está correto apenas o que se afirma em
Para Vasconcellos, a prática do planejamento dependerá também da concepção de currículo que se tem, tendo em vista as implicações bem concretas em termos de organização do trabalho pedagógico. De acordo com o autor, considera-se currículo
I. todo processo de educação escolar intencional e sistemático, implicando a elaboração e realização de um programa de experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala de aula e na escola.
II. a síntese de elementos culturais que conformam uma proposta político-educativa pensada e impulsionada por diversos grupos e setores sociais cujos interesses são diversos ou contraditórios.
III. a natureza do conhecimento em si mesmo, devendo ser pensado apenas com um rol de conteúdos a serem transmitidos para um sujeito passivo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)