Questões Militares
Comentadas sobre diretrizes curriculares nacionais para a educação básica em pedagogia
Foram encontradas 10 questões
I. Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.
II. As áreas que abrigam mais de um componente curricular (Linguagens e Ciências Humanas), não possuem competências específicas do componente (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Geografia e História) definidas, sendo elaboradas pelas instituições educacionais e previstas no Projeto Político Pedagógico.
III. As competências específicas possibilitam a articulação vertical entre as áreas, perpassando por alguns componentes curriculares, e também a articulação horizontal, ou seja, a progressão entre os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e médio, e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.
IV.Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas à diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.
Estão corretas apenas as assertivas
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, é correto afirmar que:
A Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.
Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirmam ser funções dos cursos superiores de tecnologia.
( ) Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.
( ) Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho
( ) Adotar a flexibilidade, a multidisciplinaridade, a contextualização e a atualização contingenciada dos cursos e seus currículos.
( ) Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos.
( ) Desenvolver competências profissionais regulares, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.
( ) Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais, resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.
( ) Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
A sequência correta é