Questões Militares
Sobre função social da escola e compromisso social do educador em pedagogia
Foram encontradas 19 questões
Arroyo (2013) problematiza a falência educativa no atendimento de adolescentes e jovens cujas vulnerabilidades os convertem em “Outros” e, no limite, em “in-incluíveis” à escola regular e ao direito social à educação e à própria cidadania. Entre os diferentes elementos discutidos, o autor observa a ênfase das ciências em tratar de tecnologias e saberes que apontem para o progresso, para a produção, para a racionalidade e para a ordem. Isso deixa à margem do conhecimento aprofundado e comprometido a compreensão da desordem multifacetada que essas adolescências sofrem. Para Arroyo, em decorrência,
Para Santos (2014), muitos dos abusos de poder de gestores e políticos em escalões inferiores da administração – como gestores de escolas que ignoram os princípios da gestão democrática e elaboram propostas pedagógicas pessoais – são diretamente explicados
Leia o excerto extraído de Tragtenberg (in Oliveira; Rosar, 2008).
“As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime. Dessa forma, a escola se constitui num observatório político, um aparelho que permite o conhecimento e o controle perpétuo de sua população por meio da burocracia escolar, do orientador educacional, do psicólogo educacional, do professor ou até dos próprios alunos”.
(OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e
gestão da educação. 2008)
O texto evidencia o tema do poder nas escolas, que, a partir das contribuições de Foucault, revelam como as áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na
A educação, como prática social ou intervenção no processo de formação histórica das pessoas, vem passando por uma metamorfose significativa ou revolucionária. Vivemos num momento crítico e privilegiado de mudanças radicais. Não se trata de melhorar ou reformar o que existe. Trata-se de um processo de transformação que exige recriar e reinventar nossas práticas. O fundante decisivo desta situação é a mudança das regras das relações que vêm se engendrando na sociedade e no ato pedagógico. As relações pedagógicas são da mesma tessitura das relações sociais (WITTMANN, 2000. p.89).
Sobre o que a educação, como prática social, demanda nesses novos tempos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A ampliação da autonomia da escola e a democratização de sua gestão.
( ) A normatização e aquisição de novas competências cognitivo e atitudinais de seus gestores.
( ) A construção e (re)invenção da escola, como instituição autônoma e cidadã, gerida compartilhadamente.
( ) A concepção do conhecimento, como base material das relações, sendo ele o próprio objeto específico do trabalho educativo.
A sequência correta é
A função social da escola diz respeito à responsabilidade que ela tem de “criar condições para que todas as pessoas desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e para participar de relações sociais cada vez mais amplas e diversificadas – condições fundamentais para o exercício da cidadania” (BRASIL, 2002. p.24).
A função social da escola vincula-se diretamente ao exercício do magistério por um profissional apto, competente e sensível às possibilidades e aos pontenciais de seus alunos. Assim, o professor assume um papel de grande relevância na formação do sujeito para o século XXI.
Sobre as características do trabalho docente, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A formação permanente é uma necessidade intrísica da profissão docente.
( ) O planejamento é uma atividade circunstancial da docência e deve ter como eixo norteador o tipo de sujeito que se deseja formar.
( ) A atuação do professor não se restringe à docência: inclui também a sua participação no projeto educativo e curricular da escola.
( ) O ensino, como o ofício do professor, é um conjunto de tarefas técnico-didáticas que pressupõem determinada concepção de mundo e de sociedade.
( ) O trabalho do professor visa o desenvolvimento dos alunos enquanto sujeitos, nas suas múltiplas capacidades privilegiando a transmissão de conhecimentos.
A sequência correta é
A escola é o lugar privilegiado para a socialização sistemática e intencional dos saberes socialmente construídos pela humanidade.
Assim sendo, faz parte da função social da escola

"Ao professor e à Escola cabe contribuir para desatar as capacidades intelectuais do aluno, porém jamais para induzir este aluno a pensar como ele {professor) pensa. Se a escola não caminhar neste horizonte, o ensino será, apenas, um processo de impostura". (Carneiro, 1998)
O autor se refere a que principio de ensino?