Questões Militares
Sobre estresse laboral em psicologia
Foram encontradas 32 questões
O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos, que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, e pode tomar diferentes formas, contribuindo para sintomas de doenças.
Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.
Em relação ao estresse, é correto afirmar que:
José Carlos Zanelli assinala que, embora a síndrome de burnout não represente apenas um conjunto de disfunções afetivos emocionais, entende-se que ela abarque componentes de afetividade porque inclui, entre suas dimensões, a redução na capacidade do trabalhador de iniciar, de manter ou de fortalecer os elos afetivos com objetos e pessoas do ambiente de trabalho (exaustão e distanciamento), bem como de favorecer o declínio sobre sua auto-estima. Sobre a síndrome de burnout estudada por esse autor, analise as assertivas abaixo:
I - Burnout é uma resposta prolongada a agentes estressores do contexto de trabalho, sendo definido como uma síndrome composta por três dimensões: exaustão, cinismo e ineficácia.
II - A despersonalização representa o contexto interpessoal do burnout, incluindo respostas negativas como apatia ou distanciamento de vários aspectos do trabalho.
III - Processos organizacionais de redução de pessoal, exigências organizacionais por maior produtividade, por mais tempo dedicado ao trabalho e por maior flexibilidade de pessoal para executar tarefas diferentes na empresa são causas de ocorrência de burnout.
IV - A exaustão representa o estresse individual de burnout e se refere a sentimentos do trabalhador de estarem sendo exauridas todas as suas forças emocionais e físicas.
Estão CORRETAS as assertivas:
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o estresse no trabalho.
( ) Uma forma de prevenir o estresse é evitar as tarefas múltiplas e repetitivas.
( ) O tratamento do estresse é exclusivamente a indicação de repouso.
( ) Raramente é possível estabelecer relação entre o estresse e o assédio moral
( ) Boas condições de trabalho podem evitar o estresse.
De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?
A psicologia organizacional está interessada em algo mais do que a eficácia e a produtividade. A saúde dos empregados, a redução do estresse e a qualidade da vida no trabalho estão se tornando cada vez mais importantes. Sobre as “forças críticas” do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia I/O, analise.
I. A crescente diversidade da força do trabalho.
II. A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.
III. A globalização.
IV. A individualidade subjetiva do ser humano.
V. A expansão do planejamento dos recursos humanos.
VI. A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.
VII. O aumento das expectativas dos empregados.
VIII. A renovação da responsabilidade social e de opções de trabalho.
Estão corretas as alternativas
“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”
(Ilgen, 1990.)
Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier, 1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.
I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.
II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.
III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.
IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).
V. Forma física, saúde e estresse.
VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.
VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.
VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.
Estão corretas as alternativas
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas.
( ) Fatores estressantes no trabalho como ansiedade, frustração ou sintomas físicos como dores de cabeça, são uma provável reação negativa do funcionário (desgaste no trabalho).
( ) Os pesquisadores dividiram os tipos de desgastes em três categorias: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.
( ) Sintomas como depressão com o trabalho e pouca energia e entusiasmo para desempenhá-lo caracterizam a estafa.
( ) A estafa é medida por meio de escalas aplicadas aos funcionários. A escala mais conhecida, o inventário de estafa de Maslach, mede três componentes da estafa: reações psicológicas, reações físicas e reações comportamentais.
Considere as características a seguir:
• Mesmo com mudanças e incertezas ao longo da vida, estas pessoas costumam responder satisfatória e saudavelmente aos processos.
• Pessoas que sentem os mesmos medos e apreensões que todo mundo quando se envolvem em uma mudança, porém geralmente são capazes de manter sua produtividade, qualidade e competência, assim como o equilíbrio de sua saúde emocional, física e social.
• Ao serem expostas à situação de estresse, são pessoas com capacidade de recuperação.
As características acima descritas referem-se ao conceito de
Na saúde, o burnout é um termo usado para definir um esgotamento físico e mental crônico causado pelo trabalho. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo.
I A síndrome do burnout ocorre pela cronificação de um processo de estresse, sendo também conhecida como Síndrome do Estresse Ocupacional.
II A síndrome do burnout é uma reação à tensão emocional crônica e envolve três componentes: a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.
III Podemos apontar como principais sintomas da síndrome de burnout perda de iniciativa, resistência a mudanças, irritabilidade, falta de atenção e concentração, alterações de memória e labilidade emocional.
IV Na avaliação diagnóstica do burnout, o psicólogo necessita compreender as relações que se estabelecem entre a história de vida do indivíduo e o processo de adoecimento que vem sendo vivenciado por ele.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)
PORQUE Os trabalhadores ficam expostos a inúmeros eventos estressantes e podem apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais.
Pode-se dizer que